18 janeiro 2017

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Eliseu sara as águas

Posted: 17 Jan 2017 06:00 PM PST


II Reis 2: 19-22


INTRODUÇÃO

            O profeta Eliseu chega em uma cidade, e os seus habitantes lhe apresentam um problema existente naquele lugar; eles dizem que a habitação da cidade é boa, mas as águas são amargas e sua terra é  estéril.

DESENVOLVIMENTO

            Esta cidade de boa habitação, de águas amargas e terra estéril, representa a religião. A religião é realmente uma instituição humana boa de se estar, pois lá o homem tem a sua família, seus amigos, lá se fala de Deus, pode-se participar de várias festas ao longo do ano, gincanas, concursos bíblicos, campeonatos esportivos, além de comodismo e muitas outras facilidades. A religião não exige compromisso sério ou abnegação de ninguém e nela pode-se aproveitar o mundo à vontade. Ela é como uma cidade boa de se morar, porém suas águas são amargas e sua terra é estéril. O que quer dizer isso, em termos espirituais?

1.  Águas amargas – A água tem várias funções e benefícios; dentre eles podemos citar o fato da água saciar a sede das pessoas, servir para a limpeza do corpo e o refrigério nos dias de calor. Podemos afirmar quer a água é fonte de vida.  Jesus disse que o seu Espírito é a fonte da água viva (Jo 7: 38, 39) e que a água é como a sua Palavra (Jo 15: 3) que lava e purifica. A água amarga tipifica algo que não produz vida interior, que não purifica o coração e não traz refrigério para a alma (Jo6: 63 e II Co 3: 6). É uma palavra na letra, sem revelação, sem o Espírito Santo que vivifica, baseada na razão e na interpretação humana, que não transforma e não liberta o coração sedento do que a ouve.

2.  Terra estéril – A terra serve para ser semeada, para propiciar vida às plantas, a fim de que elas produzam frutos. Se a terra for fértil produzirá muita vida e alimento, mas se for estéril nada produzirá. Quando a Palavra fala de vida, fala de Vida Eterna, de Salvação. Terra estéril significa ausência de vida eterna e de salvação, aponta para um ambiente onde o processo de salvação não se desenvolve. A religião não produz salvação, pois a salvação vem de cima e a religião é algo aqui de baixo, da terra, por isso é estéril.

            A religião pode ser muito boa e cômoda para as pessoas, mas de que adianta tudo isso se ela não tem a revelação que produz a vida eterna, se não conhece a Palavra que alimenta o espírito do homem e que transforma o seu coração? A religião fala de Jesus, mas não o conhece na intimidade.
            De que adianta habitar em um lugar que mantém a alma sedenta e o coração estéril e infrutífero, envolvido e comprometido com o mundo e o pecado? Muitos se acomodam nessa situação e permanecem nela por causa de uma tradição de família, por amor ao mundo ou por não desejarem mesmo mudar para um lugar onde as águas são cristalinas e a terra fértil.

            Mas quando o homem deseja sair desta cidade inóspita, precisa passar pelo processo de cura e transformação de sua vida: 

1.  A salva nova – Fala da Obra transformadora operada pelo Espírito Santo na vida da pessoa, levando-a a uma experiência pessoal com o Senhor Jesus, que se revela ao seu coração. A partir daí seus pecados são perdoados e sua vida é renovada para andar em santificação diante do Senhor.

2.  O sal nela - Jesus comparou os que são alcançados por Ele com o Sal da Terra (Mt 5: 13), pois o sal tem a propriedade de conservar e impedir a corrupção. O homem só pode permanecer na Obra do Espírito se mantiver a condição de sal em si mesmo, através da obediência à revelação do Senhor para sua vida.

CONCLUSÃO

            O comodismo da religião e sua mentalidade no homem só são vencidas pelo Espírito Santo, que opera uma Obra redentora, trazendo vida através da Palavra revelada e transformando o coração e a vida do homem, que deixa de ser estéril para ser o lugar onde o Senhor vai operar a sua salvação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário