É interessante como encontramos nas Escrituras certas orientações e afirmações que contrariam o modo como as coisas normalmente funcionam em nossa sociedade. Por exemplo: em nossa sociedade amar é sentir alguma coisa por alguém e, quando o sentimento não é mais o mesmo, então não há mais amor. E assim casamentos terminam quando tinham tudo para seguirem em frente! Mas, nas Escrituras, amar é uma atitude. Ela trás consigo sentimentos, mas não se resume a eles. Por isso podemos amar, inclusive os inimigos! No caso da alegria, em nossa sociedade ela é resultado de algo que faz com que nos sintamos bem. Depende, na maioria das vezes, do que nos acontece. Nas Escrituras, não. Tem a ver com fé. Com o que acreditamos sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre a vida!
É por isso que Paulo dá essa orientação aparentemente estranha: alegrem-se sempre! Ou seja: procurem alegrar-se diante de qualquer situação. Ele está nos incentivando a enfrentarmos as tristeza desta vida, senti-las, mas vivermos como pessoas alegres. Neste mundo, disse Jesus, teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo (Jo 16.31). Paulo sofreu e sentiu-se triste. Suas cartas mostram isso! Mas ele creu com todo seu coração que, pela fé em Cristo, era mais que vencedor(Rm 8.37) e realmente foi. Firmando sua vida na fé em Jesus ele aprendeu a atravessar todo tipo de situação (Fl 4.11-13). A alegria é algo muito importante para a vida e Deus, em Seu grande amor por nós, sabendo dos enganos e dores desse mundo, quer nos ajudar a viver alegres. Ele nos oferece Sua alegria para que tenhamos alegria, apesar das circunstâncias que possam nos envolver. A alegria é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).
Para vivermos alegres devemos buscar a Deus e fazer a nossa parte. Orar e viver são aspectos inseparáveis de nossa espiritualidade. Ore e viva a oração de Jesus. Ande mais com o Pai nosso que nos ama e conhece. Reconheça-o mais como o seu Deus e honre-o. Reconheça que suas vitórias são dádivas e seja grato. Não guarde rancor ou mágoa. Perdoe o mais rápido possível. Não perca tempo acalentando feridas. Resista às tentações e peça livramento a Deus. Não atraia tristeza para seus dias fazendo o que sabe que não deve e o que já compreendeu que desagrada a Deus. Confie no Senhor pois a Ele pertencem o Reino, o poder e a glória, ainda que este mundo possa nos dar a aparência de que não é bem assim. Desejo-lhe muitas alegrias, fruto de bênçãos, fruto de sua maturidade, fruto de suas escolhas, fruto da presença de Deus em sua vida. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você.
DEVOCIONAL IBPC