22 janeiro 2016

Apressado, Preocupado, Sepultado



"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:34)

Esse epitáfio poderia ser escrito em incontáveis lápides: "Apressado, preocupado, sepultado." Passamos nossas vidas cheias de ansiedade, frustração e preocupação.

Marta é um exemplo clássico de alguém que estava excessivamente ansiosa. Jesus frequentemente visitou a casa de Marta, de sua irmã Maria e de seu irmão Lázaro, em Betânia. Em uma dessas ocasiões, Marta estava trabalhando duro na cozinha quando Maria decidiu que era uma grande oportunidade para se sentar aos pés do Senhor. Marta ficou frustrada porque ela achava que Maria estava à toa, sendo preguiçosa. Então ela disse a Jesus: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" (Lucas 10:40).

Jesus disse a ela, "Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas, todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada" (Lucas 10:41-42). Em outras palavras, há um tempo para o trabalho e há um tempo para a adoração.

No entanto, tentamos justificar nossa preocupação, dizendo: "Bem, é porque eu me importo que me preocupo." Mas a preocupação não é uma virtude. Na realidade, ela pode ser verdadeiramente um pecado. A palavra "preocupação" provém de uma palavra que significa "sufocar ou estrangular." Isso é o que a preocupação vai fazer para você. Ela não vai ajudar a sua situação. Só irá agravar-la e torná-la pior.

Como Charlie Brown certa vez disse: "Desenvolvi uma nova filosofia: só temo um dia de cada vez." Há problemas suficientes esperando por você amanhã, depois de amanhã e no dia seguinte. Nem sequer pense sobre eles agora. Em vez disso, tome os problemas de hoje e coloque-os nas mãos de Deus.
Posted: 20 Jan 2016 06:01 PM PST
"Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria." (João 4:3-4)

Nenhum judeu ortodoxo jamais iria à Galileia pela Samaria. Na verdade, ele evitaria completamente aquela área. Era mais rápido e direto atravessar a Samaria, mas os judeus não queriam fazer essa rota porque odiavam os samaritanos. Eles já não gostavam dos gentios, mas em suas cabeças os samaritanos eram ainda piores, pois o samaritano era essencialmente um hebreu que tinha casado com outro povo. E os judeus não queriam nada com eles.

Então aonde foi Jesus? Foi ao lugar ao qual nenhum outro judeu ia. E com quem foi falar? Com uma mulher. Hoje isso não parece grande coisa, mas naquela cultura os homens judeus com frequência desdenhavam as mulheres. E essa mulher não só era alguém com quem os judeu religiosos não falavam como também era excluída entre seu próprio povo por causa de seus vários casamentos e divórcios - e pelo fato de que estava morando com um homem naquele momento.

Adoro o fato de a Bíblia dizer que Jesus precisava ir à Samaria (ver João 4:4). Por que precisava? Porque uma mulher que necessitava ouvir o evangelho estava lá.
Assim também nós precisamos ir. Temos de ir a qualquer hora e a qualquer um, a qualquer lugar ao qual Deus nos dirija. Muito antes da Terra sequer ter sido criada, foi tomada a decisão na eternidade de que Jesus Cristo, Deus em forma humana, tinha um compromisso com uma mulher esgotada e imoral da Samaria e iria abrir o evangelho para ela.

Precisamos ir aonde as pessoas estejam. Jesus não disse que o mundo todo deve ir à igreja, mas disse que a igreja deve ir ao mundo todo. Então temos de nos aproximar das pessoas e alcançá-las com o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário