18 janeiro 2016

Um Fator de Conservação



"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus." (Efésios 5:15-16)

No Sermão do Monte, quando Jesus disse "vós sois o sal da terra", Seus ouvintes logo entenderam o que Ele estava dizendo: "Vocês são um fator de conservação na sociedade de hoje".

Sal não só foi uma mercadoria muito valiosa no primeiro século, mas também foi usado como um conservante. Na ausência de máquinas de refrigeração ou de gelo, o sal era adicionado à carne para mantê-la livre do processo de putrefação. A forma mais comum era corta-la em tiras finas, mergulha-la numa solução salina, e assim mante-la conservada por mais tempo.

Da mesma forma, os cristãos podem e devem atuar como um conservante na sociedade. Como representante de Jesus, você, como um crente, pode alterar a dinâmica de um lugar. Isso quer dizer que você é um representante de Jesus Cristo. E as pessoas sabem disso. Elas sabem que a sua presença faz a diferença.

Mas não podemos atingir a consciência do mundo se formos contra nós mesmos. Não podemos ser uma referência de pureza no mundo se estivermos comprometidos em nossa própria pureza. Não podemos ser usados por Deus para parar a corrupção do pecado nos outros se o pecado nos corrompe. Jesus disse: "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens." (Mateus 5:13).

São os cristãos que defendem o que é certo. São os cristãos que falam contra o que está errado. São os cristãos que estão sempre na linha da frente de todos os esforços ao redor do mundo para ajudar as pessoas que sofrem, não importando se elas têm fé ou não. Isso é o que cristãos fazem. Somos, portanto, o sal da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário