30 julho 2015

Construindo a Fé



"Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." (Romanos 12:3)

Muitas pessoas gostam de falar sobre sua fé. Gostam de cantar sobre ela. Inclusive costumam analisar a palavra "fé". Porém nunca usam sua fé realmente.

A fé é alinhar a nossa vontade àquilo que leva ao entendimento. Fé sempre implica na ideia de ação e movimento. Fé é algo vivo e que não se cansa. Não é algo inoperante. A fé se move, age e faz. Ela não fica parada. Ela avança.

A fé se desenvolve quando ouvimos, estudamos e imergimos na Palavra de Deus. Romanos 10:17 nos diz: "Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo". Foi isso que Jesus disse em Mateus 11:15: "Aquele que tem ouvidos, ouça!". É como chamar a atenção, para que de fato ouçamos.

Se ouvirmos a Palavra de Deus, nossa fé irá crescer. E quando ouvimos a Palavra de Deus, ela coloca tudo no seu devido lugar, porque à luz das Escrituras vemos quem Deus de fato é. Consequentemente, também vemos os desafios da vida da maneira que são. Vemos tudo da forma que devemos ver. O apóstolo Paulo escreveu: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16).

A fé também é desenvolvida pelo uso. Alguns de nós a tratam como algo frágil, mas ela não é. Ela é forte, é resiliente. A fé se torna mais forte à medida que a usamos. Ela é como um músculo que se desenvolve conforme é exigido e exercitado, tornando-se cada vez mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário