12 janeiro 2012

Rejeição - Rejeição por Herança -

 
Rejeição por Herança
A maioria das pessoas foi criada por pais que, embora fizessem o melhor que sabiam, já tinham uma raiz de rejeição em sua própria vida. Eles não sabiam outra coisa a não ser passar isso para seus filhos. A maioria das pessoas nem sabe como separar aquilo que alguém "é" daquilo que essa pessoa "faz". Uma criança derrama um copo de leite e seus pais dizem: "Menino ruim! Menina ruim"! A criança não tem escolha a não ser pensar que toda vez que faz algo ruim ela é ruim.
Muitos cristãos têm feito isso a seus filhos. Sei disso porque eu agia assim. Graças a Deus, eu já conhecia a Palavra na época em que tive meu último filho, assim ele não teve de passar toda sua vida ouvindo quão mau ele era. Nós fomos capazes de lhe dizer: "O que você fez é ruim, mas você é bom, no seu interior você é maravilhoso! Você é grande, e Deus o ajudará a fazer o seu melhor. Nós o amaremos a despeito do que faça".
E maravilhoso quando pais instilam uma confiança divina em seus filhos, mas nem todos têm esse privilégio. A maioria das pessoas com as quais lidamos no dia-a-dia tem raízes de rejeição. Pessoas rejeitadas estão tentando ter relacionamentos com outras pessoas rejeitadas, conseqüentemente, ninguém está operando normalmente da forma que deveria, e multidões continuam a ser feridas. Pessoas feridas ferem pessoas.

A Parte de Deus e Nossa Parte
Quando estamos ocupados tentando mudar alguém, sejam nossos amigos, nossa família e a nós mesmos, Deus não pode operar. Ele trabalha por meio da fé, o que significa dependência dele. Deus não trabalha na carne, o que significa independência. Ele não se envolverá na situação até que tiremos nossas mãos e Lhe entreguemos a situação. Você já percebeu isso? Você ficará imensamente frustrado até aprender que não deve tentar fazer a obra do Espírito Santo! Você não pode se encarregar de fazer todas as mudanças necessárias em sua vida. Esse não é seu trabalho, mas, sim, do Espírito Santo!
Quando tentamos fazer o trabalho de Deus, não faremos progresso e nos tornaremos frustrados. Quando O deixamos fazer Seu trabalho em nossa vida, alcançamos progresso. Realmente precisamos aprender a fazer nossa parte e deixar Deus fazer a dEle. A maior parte do tempo, contudo, estamos tão ocupados tentando fazer ai parte de Deus que não fazemos nossa própria parte! Nossa parte é crer; a parte dEle é fazer.
Deus quer edificar Seus muros de proteção ao nosso redor, mas, enquanto tentarmos fazer Seu trabalho, era quanto tentarmos proteger a nós mesmos, Deus não fará. Como filhos de Deus, não temos de nos esforçar para nos proteger. Devemos colocar nossa fé sob a proteção dEle. Se continuarmos a tentar fazer isso para nós mesmos, descobriremos, afinal, que não estamos protegidos. Podemos gastar muito tempo tentando nos protege da dor da rejeição e nunca edificarmos um relacionamento saudável, amoroso e equilibrado. Mas, ao permitirmos que o Espírito Santo derrube os muros errados, então Ele pode ativar a proteção de Deus que se torna disponível a nós por meio da salvação.
Quero esclarecer algo com relação à proteção de Deus. Não estou dizendo que se você confiar em Deus nunca será rejeitado! Isaías 53.3 diz que Jesus foi desprezado e rejeitado pelos homens. Ele foi abandonado. Creio que tudo o que Jesus enfrentou Ele o fez por mim, e, assim, ou eu nunca precisarei passar por aquilo, ou, se tiver de passar, será de forma vitoriosa. Precisamos olhar para ambos os aspectos da obra de Cristo na cruz.
Algumas vezes, posso orar e evitar a rejeição. Outras vezes, posso orar e, mesmo que tenha de experimentar a rejeição, a enfrentarei vitoriosamente, sem ser devastada por ela. Assim, penso que não seria honesto dizer que você pode viver sua vida sem nunca ser rejeitado novamente. Não acredito que isso seja possível porque a rejeição é um ataque costumeiramente usado pelo inimigo.
O diabo gosta muito de usar a rejeição para impedir que as pessoas se sintam bem a respeito de si mesmas e tenham vitória. Ele também usa a rejeição para impedir as pessoas de simplesmente obedecer a Deus e se manterem prosseguindo. Muitas pessoas nunca dão um passo além. Elas nunca saem do barco, por assim dizer. Elas amariam "andar sobre as águas", mas o medo da rejeição as mantém no barco durante toda sua existência. Elas se protegem da possibilidade da rejeição e do fracasso ao permanecerem na "zona de segurança". Deus quer nos libertar do medo e nos ajudar.
Quando as pessoas o machucam, você constrói muros? Eu o faço! Dave e eu temos um bom casamento.
Somos casados há 27 anos e temos quatro filhos. Mas, quando ele me machuca, sinto-me atingida em minhas emoções. Deus quer nos ensinar como lidar com essas situações do Seu jeito, e não do nosso.
__,_._,___