03 janeiro 2012

Rejeição - Resultados da Rejeição -

 
Resultados da Rejeição
Se você tem uma raiz de rejeição ou está num processo não concluído de cura desse problema, há a probabilidade de que aquilo que considera como mais rejeição não seja realmente o caso. Você pode estar sofrendo um tormento desnecessário, o qual se dissipará se você apenas entender que tais sentimentos vêm de uma raiz antiga e de formas antigas de crer. O medo da rejeição nos leva a pensar e a sentir que estamos ainda sendo rejeitados, quando freqüentemente não é o caso.
Aqui estão os maiores resultados da raiz de rejeição:
-  rebelião;
-  ira;
-  amargura;
-  culpa;
-  inferioridade;
-  auto-imagem pobre;
-  escapismo, incluindo "sonhar acordado", vício em drogas, álcool, televisão e trabalho excessivo;
-  crítica;
-  pobreza;
-  medo de todos os tipos;
-  desesperança;
-  pessoa defensiva;
-  dureza;
-  desconfiança;
-  desrespeito;
-  competição;
-  ciúmes;
-  perfeccionismo.

A rebelião é uma resposta comum à rejeição. Pessoas foram criadas e destinadas a ser amadas e aceitas. Assim, quando são abusadas e maltratadas, sempre sentem uma ira que se expressa na forma de rebelião.
Por causa do abuso que experimentei, constantemente me sentia irada. Sorria por fora, mas interiormente estava com raiva por ter sido tão maltratada. Eu tinha tomado uma decisão: nunca mais seria ferida novamente! Pessoas nunca mais me maltratariam! Fiz alguns "votos secretos" de que ninguém mais mandaria em mim!
Você fez "votos secretos" após ter sido maltratado? Votos secretos são promessas que fazemos a nós mesmos. Talvez você tenha problemas hoje por causa de promessas que fez a si mesmo, tais como: "Eu nunca mais confiarei em alguém! Nunca mais permitirei que alguém interfira em minha vida! Nunca mais amarei alguém!
Nunca mais me aproximarei de alguém! Ninguém me machucará de novo". Você pode estar vivendo sob maldição da ira e do poder dos "votos secretos" que fez. Mas, graças a Deus, há uma forma de se libertar: Jesus é o Caminho, como Ele disse a respeito de si mesmo. A verdade da Palavra de Deus o tornará livre em cada área, se você prosseguir em tempo suficiente para renovar sua mente. João 8.31-32 diz: Se vocês continuarem em Minha Palavra, então serão meus discípulos de fato; e conhecerão a verdade, e a verdade os tornará livres.
Desenvolvi uma atitude muito amarga, por isso dizia: "Nunca mais deixarei alguém me dar ordens novamente! Ninguém vai entrar na minha vida e me dizer o que fazer". Como resultado, levei muitos anos para aprender como ser uma esposa submissa porque encarava uma série de coisas que Dave fazia como rejeição. Eu entendia seus esforços ao cuidar de mim como tentativa de controlar e interferir na minha vida. Eu tinha medo de confiar!
Muitas vezes, ele me dizia: "Joyce, por que você age como se eu estivesse tentando atacá-la"? Por quê? Porque eu já tinha estabelecido em minha mente que todos estavam me atacando! Foi difícil para Dave durante aqueles dias em que ele tentava me amar, tentava fazer o que um marido deve fazer, dando-me boa orientação; mas ninguém podia me dizer nada. Eu já tinha tomado a decisão de que ninguém me controlaria. Levou tempo, mas, a graça a Deus, agora sou livre!
Amargura é outro resultado da rejeição, assim como a autopiedade e o escapismo. Pessoas encontram muitas formas de escapar das realidades da vida. Algumas passam muito tempo "sonhando acordadas" ou vendo televisão; outras alteram seu comportamento com drogas e álcool. Algumas se tornam "viciadas em trabalho". Mas o escapismo nunca funciona por muito tempo.
Outros resultados da rejeição incluem:
-  crítica;
-  culpa;
-  inferioridade;
-  auto-imagem pobre.
Ironicamente, essas atitudes também levam a mais rejeição!
A pobreza pode ser resultado da rejeição. Muitas pessoas vivem na pobreza material simplesmente porque têm uma imagem pobre de si mesmas. Elas não se sentem dignas de ter alguma coisa, embora Jesus morresse para que pudéssemos prosperar e ter nossas necessidades supridas. O versículo de 3 João 2 diz: Amado, oro para que você possa prosperar de todas as formas e para que [seu corpo] possa manter-se saudável, assim (como eu sei que) sua alma vai bem e prospera.
Qualquer tipo de medo é resultado da rejeição, assim como a desesperança e o sentimento excessivo de defesa. Eu era tão defensiva que se alguém sugerisse que falhei eu estava pronta a dizer quão errado estava a meu respeito, como me entendera mal.
Desconfiança, desrespeito, competição e ciúmes também são resultados destrutivos da rejeição. Como lidamos com todos esses aspectos da rejeição? Freqüentemente, agimos de forma exagerada por meio do perfeccionismo. Se temos uma raiz de rejeição, constantemente tentamos fazer compensações com relação a isso. Se nos sentimos mal interiormente, tentaremos fazer algo exterior para compensar o problema. Esse medo de ser rejeitado leva a um perfeccionismo infrutífero! Tornamo-nos viciados em trabalho, tentando obter nosso valor próprio pelo que fazemos. O perfeccionista sente que se ele puder fazer tudo perfeitamente, não cometendo erros de forma alguma, então nunca sentirá a dor da rejeição porque ninguém encontrará um motivo para rejeitá-lo!

__,_._,___