11 janeiro 2012

O Andar no Espírito - As Características do Espírito Humano 11/01/2012

 

As Características do Espírito Humano

Podemos ter uma idéia sobre o espírito do homem olhando o que Jesus disse em Lucas 16: 19-22:

Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.
Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;
E desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.

Apesar de ter morrido e sido enterrado — mesmo estando sua carne e seu corpo no sepulcro — o versículo 23 diz que o espírito do homem rico foi para outro lugar:

NO INFERNO, estando em tormentos, levantou OS OLHOS e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Observe as palavras em letras maiúsculas — o espírito humano tem olhos!
Note também que o homem rico estava "em tormentos". Isto se trata de fortes emoções. Então, o homem espiritual do rico também tinha emoções.
Agora, veja o versículo 24:

Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Meu Deus, as pessoas no Céu têm dedos e as do in­ferno línguas! Vamos observar isso por um momento. Ou o espírito humano também possui todo o resto das partes do corpo, ou existem milhares de línguas e olhos espirituais espalhados pelo inferno enquanto dedos espirituais flutuam no Céu!
Se meu homem espiritual tem um dedo, língua e um par de olhos espirituais, ele conseqüentemente também tem todas as outras partes do corpo. Isto é elementar.
Vamos levar isto adiante. Se eu separasse o meu homem interior do meu homem exterior e os colocasse um ao lado do outro, meu corpo físico e o meu homem espiritual seriam iguais — exceto pelos defeitos que o meu espírito não teria. Aliás, todos os defeitos que foram programados para a raça humana quando Adão caiu não existiriam.
Se o meu homem exterior levantasse o seu dedo e dissesse, "Do que é feito o meu dedo?" Você diria, "É feito de carne". Mas se você quisesse entrar em detalhes você diria, "É feito de células, sangue, ossos e muitos outros pequenos componentes".
Bem, se o meu homem físico é feito de material físico, e com respeito ao meu homem espiritual? Se o meu homem interior levantasse o seu dedo — conforme relata a passagem em Lucas 16 — e perguntasse, "Do que é feito o meu dedo?" Você diria, "Bem, ah, é uma substância celestial. Humm, vejamos — espírito". Você não seria capaz de ir adiante.
Então o meu homem interior preenche o meu homem exterior dedo por dedo, mão por mão, braço por braço e perna por perna. Eu tenho olhos físicos e olhos espirituais. Minha pupila do olho espiritual preenche minha pupila do olho físico.
Vamos em frente. Dentro do meu homem interior está a natureza da nova criação, contendo forças espirituais, como amor, paz, alegria e controle. O homem interior é o estabilizador da minha vida. Ele nunca oscila. Sua única inclinação é ir cada vez mais alto no âmbito de Deus.
A parte que oscila em mim é a emoção da minha alma através da qual o meu homem espiritual opera. Minhas emoções querem ir ao extremo da felicidade em um dia e para a profunda depressão no outro. Mas o meu homem espiritual nunca quer ir a nenhum lugar, exceto aos lugares celestiais com Deus.
Meu homem interior se encaixa no meu homem ex­terior e um dia meu antigo homem exterior irá dizer, "Eu desisto". Naquele momento, eu — meu homem espiritual — sairei do meu corpo e irei para a casa do Céu. Será glorioso!
Então eu tenho um cérebro espiritual que se encaixa e opera através do meu cérebro natural e corpo físico. E dentro do meu cérebro espiritual que a minha alma se aloja.
__,_._,___