02 janeiro 2012

O Andar no Espírito- A Ajuda do Espírito Santo em Nossas Fraquezas Através da Oração

 

A Ajuda do Espírito Santo em Nossas Fraquezas Através da Oração

Para achar a resposta desta questão, vá até o versículo 26. Paulo ainda continua entre o caminhar no Espírito e o caminhar na carne. Mas agora ele irá nos dizer como oferecer nosso corpo por sacrifício vivo.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Paulo começa com a palavra "também". Em outras palavras, ele está dizendo, "desta maneira" ou "E deste jeito que o Espírito Santo nos ajuda em nossas enfermidades ou em nossas fraquezas". A palavra "fraqueza" se refere a nossa incapacidade de obter resultados pela limitação imposta por nossa carne. Assim, o Espírito Santo foi enviado para nos ajudar em nossa incapacidade de obter resultados com nossas próprias forças.
Deixe-me explicar em partes o significado deste versículo. Suponha que uma doença condenável venha parar a minha vida. Eu não posso tirar a doença do meu corpo, ela está me matando. Isto, meu amigo, é uma fraqueza.
Ou, suponha que a pobreza venha para cancelar tudo o que eu vou fazer para o Reino de Deus. Isto paralisa o meu progresso e parece que eu não posso fazer nada a respeito disto. Isto também é uma fraqueza.
Mas, agradeça a Deus, porque pelas promessas da Bíblia, o Espírito Santo "também me ajuda em minhas fraquezas" — minha incapacidade de obter resultados pelas limitações impostas pela minha carne.
Qual é a sua enfermidade, ou a sua fraqueza? É raiva? Falta de amor pelas pessoas? Você grita com a sua esposa em casa? Seja lá o que for, o Espírito Santo foi enviado para lhe ajudar em suas fraquezas. Ele irá lhe mostrar como mortificar os feitos da carne.
O Espírito Santo sabe o quanto nós somos ignorantes. Ele sabe que não sabemos orar como devemos. Ele sabe o quanto precisamos ultrapassar a alma quando somos atormentados pelo diabo. Então, graças a Deus que Ele ultrapassa a nossa alma e a guerra que o diabo tem com ela, trazendo uma linguagem inteira de edificação com Ele — uma linguagem tão articulada que faz com que a nossa língua portuguesa pareça uma linguagem de bebê!
Quando nós oramos, mesmo que seja apenas uma frase em línguas, é para edificação, porque Deus a origina. O Espírito Santo pode se expressar em um parágrafo o que levaríamos uma tarde inteira para dizer!
E uma língua maravilhosa, e o Espírito Santo a usa para expressar não apenas o mistério do que Cristo é em nós, mas o chamado de Deus, o qual não podemos cumprir com nossa própria força. Ele entra com gemidos inexprimíveis e faz intercessão por nós de acordo com a vontade de Deus.
Então, entre em seu quarto de oração e diga, "Espírito Santo, tome a direção. Ultimamente, minha alma está me sabotando, mas eu não me importo em passar um dia com Você!".
__,_._,___