12 janeiro 2012

LICAO DE VIDA- HISTORIA DE JOSE FILHO DE JACO

 


  
Estava lendo a bíblia e comecei a pensar sobre a historia de José filho de Jacó. Como ela é motivante e aumenta nossa esperança, pois o mesmo Deus que ele e os heróis da fé serviam é o Deus que hoje nós servimos.

1º José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais:

' Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
 Responderam-lhe seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.
Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.
Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?"

Muitas vezes temos sonhos e quando compartilhamos somos odiados, criticados e até mesmo humilhados.  
Quando Deus nos revela algo ou coloca algo em nosso coração o inimigo se levanta para nos impedir de receber a vitoria.

Creio que isso todo cristão já sabe. O Inimigo é como um leão ao nosso redor. Veio para matar, destruir e roubar.

2º José foi vendido pelos seus irmão, foi preso junto com outros presos

Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
  Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere.

-Quanta injustiça ele sofreu. Foi vendido per pessoas que conviviam com ele, vendido por inveja. Seus irmão se tornaram seus inimigos, a inveja entrou na casa de Jacó.
Imagine o sofrimento dele ao se ver longe de sua família com apenas 17 anos, vendido como uma mercadoria.
- Foi para a cadeia por não querer ir para a cama com a esposa de seu Senhor. Foi preso por fazer o correto, por ser fiel ao seu Senhor. Sofreu novamente a injustiça.

Como você se comportaria nesta situação? Como você reage diante das injustiças da vida? Como você se sentiria sendo um escravo quando Deus nos diz que somos livres?

Muitas vezes não percebemos mas somos escravos de nossos empregos , escravos de nossa família, escravo do dinheiro.
Uma coisa é servir, ser livre e decidir servir por amor a Deus outra coisa é servir por obrigação.


3º Algo diferente tinha com José.

O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro,
  o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali.
  E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia

José fazia o que era certo mesmo diante a uma situação difícil. Deus já tinha dado a visão a José ele podia sentar e esperar, mas ele escolher servir, fazer o melhor mesmo sendo obrigado a fazer.

4 º Depois de tanta injustiça, sofrimento e angustia, mas no tempo certo, no tempo de Deus José é libertado e prospera porque Deus estava com ele e foi fiel a sua promessa.

José se arrumou e foi falar com o rei e ele contou o sonho a José. A explicação era que o Egito iria ter sete anos de fartura e depois sete anos de fome. José disse também que nos anos de fartura, seria bom que guardasse os mantimentos para os anos de fartura. Isto agradou o faraó e ele tirou o seu anel e deu a José e o colocou como autoridade no Egito. (GEN. 41:14 a 42

Deus deu a revelação a José, ele foi libertado da prisão e ainda ficou como autoridade no Egito sendo maior que o rei apenas no trono.
O rei passo a fazer aquilo que Jose dizia.

Que linda historia!

- José teve um sonho
-José foi preso sofreu injustiças
- Ele escolheu servir da melhor maneira possível
E o Senho esteve com ele e torno o sonho realidade. Seus irmão se curvaram diante dele sendo seus servos.
Ele podia odiar ou perdoar a atitude de seus irmão, mas ele escolheu perdoar por amor a Cristo.
__,_._,___