27 novembro 2011

Ser preparado


“Então o Senhor preparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”. (Jonas 1:17).
Muitas vezes, Deus permite situações ou circunstâncias difíceis em nossa vida que acabam nos “engolindo”. Podemos chamar este período de tempo de preparo para o nosso crescimento. Uma situação ou período em que não podemos nos mover nem para a direita e nem para esquerda; tudo o que podemos fazer é sentar, como fez Jonas na barriga do peixe. Desta maneira, Deus tem nossa atenção exclusiva para ouvi-Lo falar conosco.
Deus deu a Jonas um tempo de preparo porque Ele precisava falar ao seu coração. Deixou Jonas completamente só, sem amigos para chamar, sem distrações, sem coisa alguma que pudesse distrair sua atenção. Tudo o que Jonas podia fazer era sentar, pensar e meditar em Deus, em Sua palavra e orar. Quando estamos afundados no meio de uma situação difícil, Deus começa a falar conosco, coisas que não poderíamos ver ou ouvir de outra maneira, como mostram os exemplos seguintes de preparo:
1 – Quando você está doente fisicamente e tem orado, mas Deus ainda não o curou, você está em um tempo de preparo.
2 – Quando você vive um relacionamento fracassado e já entregou isto a Deus, mas Ele ainda não trouxe restauração, você está em um tempo de preparo.
3 – Quando as portas são fechadas no seu rosto, antes mesmo que você tenha batido, você em um tempo de preparo.
4 – Se você não consegue ser bem sucedido financeiramente e já orou e colocou esta situação diante de Deus e não obteve nenhuma resposta, você está em um tempo de preparo.
Quando estivermos nas entranhas de uma situação difícil e não houver interrupções, então Deus terá nossa atenção porque tudo o que podemos fazer é sentar, pensar, meditar e orar.
Tudo o que temos de fazer é começar a louvar, a adorar e a orar a Deus enquanto estamos esperando. E lembre-se de três coisas:
1 – O preparo tem um propósito.
2 – O preparo tem um plano.
3 – O preparo tem um processo.
Então, pare de esforçar-se em vão e comece a escutar, Deus irá mantê-lo onde você está até que consiga claramente ouvi-Lo dizer: “Eu te amo”.
A distância mais curta entre o seu problema e a solução está entre seus joelhos e o chão. Aquele que se ajoelha diante do Senhor, permanece firme para fazer qualquer coisa. Jonas descobriu isso.
“E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe”. (Jonas 2:1).
A maioria dos homens e das mulheres de Deus é colocada em um período de preparo em algum momento de suas vidas, José na prisão, Moisés no deserto, Davi fugindo de Saul, Jeremias enfiado no buraco e Paulo no deserto e na prisão. A lista é imensa. Então, ouça o que Deus está dizendo a você: “Eu te amo”.
E POR QUE TERMOS UM TEMPO DE PREPARO ?
Primeiramente, para sermos testados; em segundo lugar, para sermos “castigados” e, em terceiro lugar, para aprendermos muitas lições e aprofundarmos nossas trincheiras.
“Mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar homens, mas a Deus, que prova os nossos corações”. (I Tessalonicenses 2:4).
Este texto mostra que Deus nos confia o evangelho e, então, testa os nossos corações para ver se seremos fiéis ao compartilhar Sua palavra com os outros. Os tempos de preparo testam nossa fé para nos mostrarem com exatidão o que está em nossos corações. Deus considera a nossa fé extremamente valiosa.
“… para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo…” (I Pedro 1:7).
Deus pode olhar o seu coração e ver se ele foi testado e provado para ser puro ?
“Provas-me o coração, visitas-me de noite; examinas-me e não achas iniqüidade; a minha boca não transgride…” (Salmo. 17:3).
Quando Ele visita você à noite, Ele o encontra orando? Ele o encontra em adoração? Ele o encontra louvando? Ele encontra você fazendo o quê?
Assistindo a programas fúteis de TV? Seus olhos estão neste tipo de coisa perecível? Ou você tem estado orando a Deus? Ou você é um dos servos que ainda tem de ser refinado? Você ama a Deus, mas seu coração passa a maior parte do tempo falando dos prazeres do mundo?
“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temos…” (Salmo 119:37-38).
Lembre-se, Jonas foi ordenado a ir a Nínive e a interceder por ela, mas ele se recusou, (Jonas 1:1-2). O que Deus disse para você fazer e você não
está fazendo? Talvez seja por isso que suas orações não estejam sendo respondidas.
“É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? … Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de alegria, porém de tristezas; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que pôs ele têm sido exercitados”. (Hebreus 12:7 e 11).
Não é agradável estar em um período de preparo, de provação. Jonas não gostou de estar dentro da barriga de um peixe. Mas depois que ele obedeceu ao Senhor, uma cidade inteira foi salva como resultado.
Infelizmente, parecemos estar indispostos a aprender durante os tempos bons da nossa vida. Faz parte da natureza humana e Deus entende esse nosso comportamento. Ele tem um tempo de preparo específico para cada um de nós. Deus sabe o que está fazendo. Talvez Ele não goste do que tenha de fazer em nossas vidas, mas nós podemos sempre confiar que Ele sabe o que é melhor para nós.
Deus está procurando corações obedientes para que recebam as respostas dEle.
“E qualquer coisa que lhes pedirmos, dEle a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista”. (I João 3:22).
Você pode perceber neste versículo, a obediência é crucial para as respostas às nossas orações.
Portanto, sondem seus corações agora mesmo. Pare o que estiverem fazendo, meditem no Senhor! A situação em que você está, as dificuldades que você tem enfrentado são resultados das provações de Deus? Ou Ele o está castigando? Você quer sair da dificuldade? A maneira mais eficiente para aprender a preparar-se para a luta e conseguir chegar até o trono de Deus, é ajoelhar e orar. É tempo de reverenciar a Deus. Tome coragem, Deus não desistiu de você! Ele ainda o ama! Em Hebreus somos advertidos a fazer o seguinte, durante um período de preparo:
“Portanto levantai as mãos, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado”. (Hebreus 12:12-13).
Vamos prestar atenção nas palavras de Pedro, que foi tanto testado quanto castigado pelo Senhor, mas preferiu ser fiel até o fim.
“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; portanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós, que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”. (I Pedro 1:13-21).
Lembre-se que Satanás tem uma hoste de demônios somente esperando para nos atacar. É de vital importância, por isso, que sejamos meticulosamente cuidadosos em nosso relacionamento com o Senhor, a fim de nos alertar quando estivermos sob um ataque ou quando uma investida estiver sendo preparada contra nós.
Se estivermos firmes em nossa comunicação com Deus, então os ataques podem crescer até um nível muito perigoso e muitos danos podem ser feitos antes que tomemos conhecimento de que estamos sendo atacados. Por quê? Porque os demônios são invisíveis. Eles podem influenciar muitas pessoas e circunstâncias antes que percebamos o que está se passando. Se não formos alertados de suas atividades, podem realizar muitas desgraças antes que sejamos avisados da necessidade de orarmos para interromper suas ofensivas. Quando, finalmente, entendemos o que está ocorrendo, poderá ser muito tarde para evitar os estragos já feitos.
Deus quer poder nos alertar, a tempo, de um ataque por vir, para que possamos orar e nos prepararmos. Mas se não estivermos firmes em nossa comunicação com Deus, Ele não poderá nos avisar. Como podemos estar certos de manter esta comunicação? A parte mais importante das nossas vidas é nossa devocional diária. É o tempo em que passamos lendo a Bíblia e falando com Deus. Você perceberá que a coisa mais difícil no mundo é mantermos um período de devocional constante. Tudo irá conspirar para atrapalhar você. Mas é absolutamente vital para a sua existência que você faça o que tem de fazer. Você precisa passar, um bom tempo por dia lendo a Bíblia, estudando a Palavra de Deus e orando.
Que Deus o abençoe.
Amém
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo
http://familiascomcristo.blogspot.com