22 novembro 2011

O Andar no Espírito - As Oito Operações de Deus


 

As Oito Operações de Deus

Mas o governo de Deus vai além do que apenas a operação de dons do Espírito e as cinco funções do ministério. Estes nove dons e as cinco funções são na verdade englobados em oito operações completas de Deus, as quais são descritas em Primeira Coríntios 12:28. Estas operações formam a estrutura do governo de Deus e incluem todos no Corpo de Cristo.

 

Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, APÓSTOLOS; em segundo lugar, PROFETAS; em terceiro lugar, MESTRES; depois, OPERADORES DE MILAGRES; depois, DONS DE CURAR, SOCORROS, GOVERNOS, VARIEDADES DE LÍNGUAS.

- 1 Coríntios 12:27, 28

 

As oito operações mencionadas no versículo 28 estão em ordem divina. Nesta listagem, o governo de Deus começa com a função do apóstolo, a primeira operação, seguida pelo profeta e o mestre.

Os evangelistas e pastores mencionados em Efésios 4:11 estão em Primeira Coríntios 12 com os milagres e dons de cura. Estes dons do Espírito são os primeiros que capacitam e qualificam as funções pastorais e evangelísticas. (O nível de entrada dos cinco dons do ministério é também o mesmo nível de operações de milagres e dons de cura, porque todas as cinco funções de ministério — apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre - deveriam estar equipadas com estes dois dons do Espírito).

A seguir vem a operação de socorros, a qual lida com os aspectos materiais e físicos do ministério. Algo muito importante no chamado de socorros é o que eu denomino de "empresa com a simplicidade de dar". Uma pessoa chamada para cumprir esta operação é alguém do meio que tenha a capacidade em seu caráter e o seu chamado para ser usado por Deus para despejar milhares, se não milhões no Reino de Deus para os governos da Igreja.

O dom de socorros é seguido pelos governos ou administrações, os quais incluem as habilidades organizacionais e os dons necessários na igreja. Por exemplo, uma pessoa chamada para esta operação pode não só ser capaz de organizar uma reunião de oração em massa com dez mil pessoas, mas de assegurar que o menor crente nos arredores da multidão tenha tudo o que ele precisa para crescer na sua caminhada espiritual.

Tanto os dons de socorros quanto os de governos suportam aqueles que ministram a Palavra de Deus fazendo muitas das coisas naturais que os ministros não tem tempo de fazer, tal como conduzir os negócios, etc. A provisão de tudo é a operação final e fundamental, a variedade de línguas.

Então, nestas oito operações de Deus, nós descobrimos que não só os cinco ministérios estão todos incluídos, mas também que os nove dons do Espírito são despejados em todas as operações, desde o apóstolo até à oitava operação da variedade de línguas.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário