04 novembro 2011

Que acontece quando abraçamos alguem?

 


Que acontece quando abraçamos alguem?


O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos. Prov.15.30


Amizades são uma parte importante da nossa vida. Em famílias, no local do trabalho e igrejas criamos laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas. Sozinho não dá!

Vivemos num mundo cheio de agitações. Com isso nos esquecemos de que temos pessoas ao nosso lado precisando de uma palavra amiga e, às vezes de um abraço. Quem sabe, vc mesmo que lê esta reflexão.

Quando abraçamos alguém, ocorre no nosso organismo algumas transformações benéficas para a nossa saúde. O abraço pode nos ajudar a sair da depressão e também ajuda o sistema imunológico do nosso organismo. Quando uma pessoa é tocada a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta bastante. A hemoglobina é parte do sangue que carrega o oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo o coração e o cérebro. Um aumento de hemoglobina harmoniza seu corpo inteiro, e assim ajuda a prevenir doenças.

Outra benção do abraço esta na liberação de serotonina, substância química do cérebro responsável pela sensação de bem-estar, também reduz os níveis de cortisol, hormônio do estresse, o que pode aumentar a imunidade. E ainda liberamos a endorfina que é o hormônio que nos alegra e nos deixa mais bonitos.

Então chegamos à conclusão que o abraço é milagroso. Pode nos ajudar a viver mais tempo, proteger-nos contra doenças, curar a depressão, fortificar os laços afetivos. O abraço diminui a depressão e revigora o sistema imunológico.

Recentemente li sobre uma pesquisa muito interessante de uma psicóloga americana, dizendo que você precisa de quatro abraços por dia para sobreviver, oito abraços para manter-se vivo e doze abraços por dia para prosperar.

E para finalizar o que é mais lindo, é que esse remédio não tem contraindicação e não há maneira de dá-lo sem ganhá-lo de volta.

E a propósito você já abraçou alguém hoje?
__,_._,___