18 novembro 2011

A Embriaguez que Cega o Discípulo

 

A Embriaguez que Cega o Discípulo

Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo”, (Isaías 28:7).

Existem coisas que podem nos tirar dos ministérios estabelecidos por Deus para cada um de nós, e a capacidade de ver de forma clara e distinta qual a vontade de Deus para nossa vida. Por muitas vezes, deveríamos fornecer direção ao povo, e acabamos errando, porque alguma coisa nos turva a mente.
São diversos os tipos de embriaguez que podem produzir tal efeito sobre os ministérios. Vamos conhecer alguns, a fim de pedirmos ao Senhor que, mediante o encher constante do Espírito Santo, nos livre deles.
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”, (Efésios 5:18).
1 – A embriaguez provocada pelo ORGULHO.
Nos leva a pensar de nós mesmos além do que convém, e, com isso, a dirigir mal o povo. “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”, (Romanos 12:3).
2 – A embriaguez provocada pela SOBERBA.
Leva a uma exaltação que acontece como reação de nossa natureza humana aquilo que nos é revelado, e que faz com que nos comportemos como os porta-vozes de Deus para a geração presente. “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”, (2ª Coríntios 12:7).
3 – A embriaguez provocada pelo TRADICIONALISMO.
O tradicionalismo é uma doença que ataca todos os segmentos da Igreja: há um tradicionalismo tradicional, um tradicionalismo pentecostal, um tradicionalismo renovado, um tradicionalismo restaurado, etc.
“E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho”, (Lucas 5:39), que nos impede de enxergar os propósitos de Deus em criar algo novo, “Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”,(Isaías 43:19).
4 – A embriaguez provocada pela IGNORÂNCIA.
Que nos priva de uma revelação. O grande problema relacionado com a ignorância não está na ignorância em si mesma, mas antes em ignorarmos a ignorância. Quando sabemos que não sabemos, então há esperança. Mas quando, em nossa ignorância, nos consideramos possuidores de todo o conhecimento, então podemos ter a desagradável surpresa de nos imaginarmos ricos e abastados, quando o Senhor nos conhece como miseráveis, pobres, cegos e nus. “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”, (Apocalipse 3:17-18).
5 – A embriaguez provocada pelo PRESENTE SÉCULO.
Ofusca nossos olhos e nos impede de ver o caminho que o Espírito Santo está apontando à igreja. “Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias”, (Apocalipse 18:3); numa referência à Babilônia, que aqui representa profeticamente o sistema que domina o “presente século”. Quando a igreja, que absolutamente não deve viver como todas as nações, “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações”, (1º Samuel 8:5), começa a conviver com o mundo e a imitar seus padrões e sua maneira de ser, então se produz essa embriaguez terrível que, em última análise, rouba do povo de Deus sua própria razão de existir sobre a terra.
Existem ainda outros tipos de embriaguez, vamos ficar com estes cinco, e atentar para nossas vidas, se não estamos praticando nenhum deles, a orientação é para tomarmos cuidado com os tipos de embriaguez que tem assolado a igreja de Cristo.
Que Deus nos abençoe!
Amém.

Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo
http://familiascomcristo.blogspot.com
__,_._,___