01 novembro 2011

Cuidados de Deus

Cuidados de Deus


E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras. E quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel.(Atos 7.22,23)

Deus cuida de cada um de nós desde nosso nascimento, nos envia o seu socorro, orientação e propósito durante toda a nossa vida, basta nós nos submetermos a sua palavra, as suas ordenanças; mas tudo no momento certo e na hora que Ele determinar, e não adianta tentarmos adiantar nada ou fazermos por nossa conta. Moises, desde seu nascimento o Senhor o cuidou, fez com que ele fosse recebido e criado na casa do Faraó, isto foi uma escola, Deus estava dando meios para ele aprender, mas como ele sabia do seu chamado, quis antecipar, quis fazer logo, e foi visitar os seus sem antes consultar a Deus. “E, vendo maltratado um deles, o defendeu e vingou o ofendido, matando o egípcio. E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia da dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam.” (Atos. 7-24,25) Moisés pensou que já estava na hora, pois como ele tinha um chamado, queria logo realiza-lo, e acabou cometendo um crime, imaginando que o seu povo ficaria grato pela sua intercessão; mas não foi assim; pois devemos sempre viver segundo as orientações do Senhor; muitas das vezes achamos que estamos fazendo um bem, mas não é a vontade de Deus, e pagamos um preço alto.

“E, no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto e quis levá-los à paz, dizendo: Varões, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro? E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio?”(Atos 7.26,28) Se não estivermos andando, vivendo, segundo a palavra do Senhor, sempre iremos encontrar ingratidão, lutas, e sofrimentos; Aqui vemos quando Moises pensava que encontraria gratidão, encontrou repreensão, isto porque quis fazer o que Deus não tinha autorizado ainda. Sabemos muitas das vezes que temos um chamado, e resolvemos nos antecipar, e o final é derrota, e sofrimentos, e desertos. “E a esta palavra fugiu Moisés e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos. E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor, no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo de um sarçal.” (Atos 7.29,30) Moisés aquele que seria o libertador de Israel, do povo de Deus, que tinha um chamado, por tentar antecipar foi para o deserto onde permaneceu durante quarenta anos, constituiu família, e já tinha até desistido do seu chamado quando o Senhor apareceu para ele novamente.

“Então, Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximou-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo tremulo, não ousava olhar.”(Atos 7.31,32) Deus mostra-se a Moisés e faz com que Moisés reflita, e saiba que o Senhor é o todo poderoso; e neste momento Moisés tremeu diante do Senhor, e vamos observar que o Senhor inicia, mandando ele se despir de tudo; e ser somente obediente a sua palavra. “E disse-lhe o Senhor: Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.” (Atos 7.33) Mandou tirar as sandálias, ficar descalço, se despir de ansiedade, orgulho, soberba, vaidade, ser humilde se despir de tudo diante Dele, e se vestir de roupa nova, viver em terreno santo, da palavra de obediência, pois agora sim ele iria fazer o que o Senhor tinha planejado. “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.” (Atos 7.34) Agora sim,estou te enviando, você já aprendeu que deve sempre ser obediente a palavra. Não antecipe, não atrase viva somente de acordo com as ordenanças do Senhor.
Leiam e pratiquem a Bíblia.


 Deus Abençoe!
Pb Guilherme