30 novembro 2011

Espere em Deus vivendo…


Espere em Deus vivendo…

Tempo de Deus
Há um tempo determinado para cada propósito debaixo do céu...
Eu costumo falar muito sobre o tempo em meus devocionais. Dificilmente passo um mês sem mencionar que há um momento propício para cada propósito que Deus tem para nossa vida. Entretanto, isso não significa que me sinto sempre confortável neste processo que chamamos de esperar em Deus.
Há situações em que acho que o Senhor está demorando muito; também há momentos em que sinto que as coisas foram muito depressa. O fato é que a nossa percepção do tempo está ligada com nossa satisfação pessoal. Quando esperamos uma benção de Deus, queremos para ontem. Quando Deus nos chama para obedecê-lo, deixamos para amanhã.
Principalmente nas igrejas pentecostais, há um certo misticismo com esse negócio de “tempo de Deus”. Isso se deve por uma interpretação equivocada de Eclesiastes 3. Uma leitura um pouco mais atenta deste capítulo somada a uma visão panorâmica do assunto nas páginas da Bíblia Sagrada poderá expandir nosso entendimento, nos libertando para viver uma vida completa na presença de Deus.
A vida segue seu curso…
A sabedoria popular pentecostal costuma afirmar que existe um momento adequado para que os propósitos de Deus se cumpram na vida do homem. Há verdade nisso. Mas isso não significa que o homem deve viver alienado, esperando por sucessivas realizações espirituais sem desfrutar da vida que o próprio Deus lhe outorgou. Conduzir sua vida esperando conquistas sobrenaturais de Deus é seguir a carreira cristã sem apreciar a beleza da jornada.
Neste exato instante, a vida está seguindo seu curso normal, com Deus governando todas as circunstâncias. É esse o significado de Eclesiastes 3… a cronologia da nossa história caminha segundo após segundo, e cada etapa reservará uma experiência diferente para nosso crescimento. Você errará e acertará; plantará e colherá. Hoje você chora, amanhã você sorri! Viva intensamente esses momentos e deslumbre pela fé que, na alegria ou na tristeza, Deus permanece assentado em Seu trono, orquestrando esta belíssima sinfonia que é a SUA VIDA.
Saiba identificar cada tempo e extraia o máximo de experiências possíveis
Nossa geração sonha com uma vidinha perfeita. Observe nas redes sociais. Você já viu alguém colocar uma foto chorando no Facebook? Alguém divulga suas derrotas? Alguém comemora quando perde uma oportunidade? Infelizmente, muitos de nós criaram uma falsa imagem de que a boa vida é a vida sem erros, sem derrotas, sem frustrações.
Essa vidinha perfeita a gente só encontra na literatura e nos filmes. A vida real é a retratada em Eclesiastes 3. Aprenda com tudo o que a vida lhe oferecer, pois tudo o que chegar até a você está vindo com a permissão de Deus, e Ele jamais lhe colocará numa circunstância em que a graça não poderá lhe proteger!
Em que tempo você está? É tempo de morrer? Então renuncie! É tempo de plantar? Semeie com alegria! É tempo de chorar? Chore e aprenda com essa dor. Esteja disposto a ser gente, a ser aprendiz, a ser humano, a ser dependente de Deus!
Saiba viver
Aprenda a viver uma vida que valha a pena!
Jesus aproveitou o tempo vivendo uma vida intensa
Deus não queria que vivêssemos todas as experiências de uma vez só. Foi por isso que Ele criou o tempo, para nos dar a oportunidade de aprendermos uma lição de cada vez, vivendo um dia de cada vez! O tempo é algo tão precioso que até mesmo Jesus se sujeitou a ele.
O Salvador não iniciou sua missão adulto. Ele começou pequenino, nos braços amorosos de seus pais terrenos. Viveu sua infância, brincou e estudou como as outras crianças. Na adolescência, aprendeu a profissão de seu pai e a executou até o tempo determinado por Deus. Foi apenas com 30 anos de idade que iniciou seu ministério, e o executou, intensamente, por três anos e meio, morrendo na cruz por nós e ressuscitando ao terceiro dia. Saber esperar cada etapa não impediu Jesus de cumprir sua missão. Esperar “vivendo” nos preparará para cada etapa que ainda temos para viver.
Meu conselho para você: viva!
Não fique choramingando, esperando um futuro que nunca chega! Viva hoje intensamente, adorando a Deus, servindo a Ele de coração. Deus não é esquecido, e tudo tem seu tempo determinado! Entendeu o recado?