18 agosto 2011

PARÁBOLA DA CENTÉSIMA OVELHA


PARÁBOLA DA CENTÉSIMA OVELHA

Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? (Mt 18:12).

Em Mateus 18: 10-14, encontramos a parábola da ovelha perdida. Quero chamar vossa atenção para algumas lições que podem ser aprendidas dessa parábola.

No ver. 12 podemos deduzir que: (1) o Senhor cuida, ativamente, de Seu rebanho, de modo que ele sabe quantas, e quais, são as ovelhas de Seu aprisco, se alguma se extraviar Ele percebe isso e ativamente toma a iniciativa de resgatá-la. Vemos, assim, que os eleitos estão seguros em Cristo. Àquele que foi dado a Jesus pelo Pai de modo algum se perderá, pois Ele cuida ativamente da salvação de Seus escolhidos.

Temos aqui que os santos perseverarão, não porque são fortes, mas porque o Senhor é forte e cuida deles (Jo 18:9). Nossa salvação não é pelas nossas forças. Em nós tanto o querê-la quanto o realizá-la são obras de Deus (Fp 2:13). Os santos podem até se afastar do aprisco em um momento de fraqueza, mas o Senhor toma à iniciativa de buscá-los, então Ele os corrige, disciplina (Hb 12:6 e 1 Co 11:32) e fortalece para que não voltem a cometer tamanha insanidade. (cf. Hb 12:4-13)

(2) Um pastor da igreja de Cristo deve cuidar de seu rebanho. O pastor precisa ser próximo ao rebanho, de outro modo, ele não saberá as necessidades espirituais de suas ovelhas e não poderá ajudá-las. Assim, é necessário que o pastor não se afaste de seu rebanho, de modo algum, mas antes, esteja no meio dele, zelando pela doutrina dada pelos apóstolos e sendo assistido pelo corpo de Cristo.  Hoje em dia há muitos pastores, nas mais diversas denominações, que andam distantes de seu rebanho, não sabem nada sobre ele, e, na prática, mal pastoreiam.

Há pastores que não vistam as ovelhas de seu rebanho, muitas de afastam da igreja e eles nem procuram saber o porquê. Em algumas denominações é extremamente difícil ter acesso ao pastor, ele nunca está disponível, mesmo sendo pastor em tempo integral. Que diferença de nosso Senhor Jesus Cristo! Quando Ele estava aqui na Terra sempre estava disponível para atender ao povo, até mês mo as crianças (v. 10).

Existe ainda àqueles pastores dos quais as ovelhas têm medo. Mais uma vez, que diferença de Nosso Senhor Jesus Cristo! Mesmo Ele sendo Deus-homem, sem pecados, não agia de modo pretensioso, as pessoas ansiavam por encontrá-Lo e tinham acesso a Ele; dEle saía Virtude. Quê dizer sobre um pastor que emana pavor sobre o povo? Estará ele, realmente, cuidando das ovelhas? Ou as estarás tosquiando? Será que o único interesse deles por elas é o dízimo e as ofertas, para que possam viver, folgadamente, como zangões?

"Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! - diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão. Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o SENHOR". (Jr 23:1-4).



RENATO VICTOR

VISITE MEU  BLOG
http://vivendoapalavradejesus.blogspot.com/

NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ ESTUDOS , MENSAGENS, SERMÕES, ETC

"O SENHOR te abençoe e te guarde;"
 "o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;"
"o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário