27 junho 2011

Preguiça/ Pr Márcio Valadão - Trabalho X Diligência X Disciplina.

 

Trabalho X Diligência X Disciplina.
Toda pessoa pode trabalhar sem estar empregado. Há mil coisas para se fazer, mas fazer com dignidade. A dignidade de você, homem, de ser o provedor da sua casa sem precisar exibir nada para as pessoas. Você tem que mostrar apenas a você. Tem que disputar só com você. Veja o que está escrito em Provérbios, capítulo 10, verso 4: "O que trabalha com mão remissa empobrece, mas as mãos dos diligentes vem a enriquecer-se." O que é mão remissa? Vagarosa, preguiçosa, enganosa. Essa mão empobrece. Existe um caminho a ser percorrido na vida, e uma das coisas mais bonitas é a pessoa caminhar, olhar para trás e contemplar a vitória que ela pôde conquistar por meio do trabalho.
A vida não vem pronta para todos. Para algumas pessoas ela pode até vir. Quando se é filho de rei, é príncipe. Ao nascer já herda um palácio, um trono. Nasce em berço de ouro, recebe tudo nas mãos, mas essa riqueza é herdada pela minoria. A beleza da vida está em construir dia a dia um degrau da escada chamada "conquista". Muitos vivem apenas de sonhos, sonham em ter isso e aquilo, mas de concreto mesmo não existe nada. Não é errado sonhar alto, mas é preciso muito trabalho. Agora vamos ler Provérbios 13, verso 4: "O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta." O preguiçoso deseja e nada tem, vive uma irrealidade, vive num mundo de fantasias.
Diligente é aquele que tem disciplina; diligente é aquele que se envolve; diligente é aquele que se dá; diligente é aquele que se entrega; diligente é aquele que busca; diligente é aquele que crê. Aqui o preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. Provérbio 22, verso 9: "O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre." Estamos falando sobre a diligência, a mestra da necessidade. Pode ser que você não considere o assunto trabalho algo a ser tratado pela igreja, pois não é espiritual. Porém, para o crente, o cristão, não há separação entre o espiritual e o natural.
A vida cristã é uma só, por isso a Escritura diz: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10.31.) Tudo deve ser feito para a glória de Deus. O mundo não tem essa compreensão e divide a vida naquilo que é espiritual e naquilo que é secular. Mas o crente no Senhor Jesus tem a compreensão de que tudo é espiritual, e toda a sua vida deve ser uma vida de culto, uma vida de adoração a Deus. Ainda Provérbios, capítulo 6, verso 6: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio." Certa vez alguém disse algo que passei a observar. O preguiçoso encontra muita dificuldade quando decide viver o evangelho, a vida cristã.
aquela pessoa que é diligente no trabalho, normal mente quando escolhe viver junto ao Corpo de Cristo, para a igreja, torna-se ainda mais batalhadora, passa a cooperar com os ministérios sem reclamar, sente prazer em ajudar. "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento." (Versos 6-8.) O preguiçoso trabalha somente debaixo do olhar do chefe, mas basta o líder se ausentar para ele cruzar os braços e fazer o que lhe convém. Versos 9-10: preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.
" O capítulo 10 de Provérbios, verso 5, assim diz: "O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha." Pai e mãe, ensinem aos seus filhos o valor do trabalho. Coopere para que eles não se tornem preguiçosos. Independente da situação financeira que vocês possam ter. Ensine-os lavar os próprios tênis, arrumarem a cama, a cozinhar, a arrumarem a casa, claro que tudo isso de acordo com a idade. Ensine- os a amarem o trabalho. Eu tive muitas dificuldades em minha vida, mas obtive muitas bênçãos também, e uma delas foi a bênção de amar o trabalho. Comecei a trabalhar com sete anos e nem por isso fiquei complexado,
mentalmente perturbado, depressivo. Trabalho é bênção, e se você quer ver o seu filho sendo uma bênção também, ensine-o a trabalhar. Muitos pais não deixam os filhos trabalharem e depois se sentem explorados pelos mesmos. As mães ensinam as filhas a comprarem, a consumirem, e depois dizem não darem conta de tanta futilidade. Ensine sua filha a lavar o banheiro, ajuntar a roupas em vez de deixar tudo espalhado pelo chão para você ou a moça que trabalha em sua casa pegar. Faça isso para você não lamentar mais tarde. Hoje há muitos filhos envolvidos com drogas, com coisas ilícitas, pelo fato de ter sido paparicado pelos pais. "Meu filhinho, vá dormir, deixe que eu lave o seu sapato... Vá se divertir".
No capítulo 12, verso 11 de Provérbios lemos: "O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso." Muitos estão ai gastando o que não tem na loteria, nos jogos de azar. Creem cegamente que um dia a "sorte irá  sorrir para eles". "Vou ligar para esse telefone que dá milhões porque chegou a minha vez". O crente vive outro tipo de vida, não se envolve com essas coisas, ele trabalha. Dinheiro fácil não existe.
Hoje muitas pessoas estão sendo lesadas pelo fato de serem facilmente enganadas por golpistas. Estes apenas ligam, até mesmo de presídios, para um número de telefone qualquer e do outro lado da linha encontram alguém que não pode ouvir a seguinte frase: "Você acaba de ganhar..." Como isso é triste! Veja o que diz Provérbios 13, verso 11: "Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento." Já percebeu o quanto degustamos aquele pão, aquele angu com abobrinha que temos na nossa mesa? Isso acontece porque eles são frutos do nosso trabalho. O sabor é diferente. E quando a gente adquire aquele carro ou aquela casa que tanto desejamos? Olhar e reconhecer que Deus se agradou do trabalho da suas mãos não tem preço! Prosperidade é viver aquilo que Deus nos oferece de maneira gloriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário