20 junho 2011

O AGIR DE DEUS

 
"A felicidade é
um bem que se multiplica ao ser dividido"
(Marxwell Maltz)


O Agir do Eterno

Por Sha'ul Bentsion
Eliyahu HaNavi (Elias, o profeta) estava angustiado. Tudo à sua volta havia se quebrado.
O seu povo, seus próprios familiares, haviam abandonado o caminho do Eterno. E pior: Haviam perseguido até a morte aqueles que ainda se professavam como seguidores das Escrituras.
A terra onde ele nascera, e crescera, já não era mais a mesma. Ele praticamente não conseguia reconhecer mais nada, talvez nem mesmo aqueles a quem ele amava, e que o retribuíam com ódio, e buscavam ceifar sua vida.
Pode-se dizer que o mundo em volta de Eliyahu ruiu. Ele perdeu completamente o referencial, e se sentia totalmente desorientado, deprimido, sem nenhuma esperança.
Ao ponto de dizer ao Eterno:
"Agora basta, YHWH! Retira-me a vida, porque não sou melhor que meus pais." (Melachim Alef/1 Reis 19:4)
Imagine a frustração que vivia Eliyahu. Sua angústia, sua decepção, e sua vontade de não fazer mais nada, a não ser esperar a morte chegar. Esse era o cenário em que Eliyahu se encontrava. No mais profundo dos abismos.
Nesse momento, esperava-se que YHWH enviasse as hostes celestiais, resgatasse o seu amado servo, e executasse juízo sobre seus inimigos com fogo dos céus.
Mas não. Primeiramente, Ele diz:
"Levanta-te e come, pois do contrário o caminho te será longo demais." (Melachim Alef/1 Reis 19:7) E envia Eliyahu numa longa caminhada, de 40 dias e 40 noites.
E quando imagina-se que YHWH irá recompensar o esforço de Eliyahu, finalmente, com manifestações sobrenaturais poderosas, as Escrituras nos dizem:
"Um grande e impetuoso furacão fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante de YHWH, mas YHWH não estava no furacão; e depois do furacão houve um terremoto, mas YHWH não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, mas YHWH não estava no fogo; e depois do fogo, o ruído de uma leve brisa. Quando Eliyahu o ouviu, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Então, veio-lhe uma voz, que disse: 'Que fazes aqui, Eliyahu?'" (Melachim Alef/1 Reis 19:11-13)
A grande lição sobre o agir do Eterno pode ser dividida em duas partes.
A primeira nos ensina que YHWH envia o socorro, mas mesmo assim, temos que nos esforçar em nossa caminhada. Eliyahu foi suprido pelo Eterno, mas precisou caminhar 40 dias e 40 noites, e certmente não foi fácil.
A segunda é que por muito menos do que passou Eliyahu, achamos que o Eterno precisa realizar sinais e prodígios para provar que está do nosso lado. Ficamos clamando por milagres estrondosos, e arrebatadores. Mas é nas pequenas coisas, como a brisa leve, que Ele demonstra que está ao nosso lado.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário