08 junho 2011

A Essência da Oração/ Pr Márcio Valadão -A OBRA DOS EPÍRITO

 

A OBRA DO ESPÍRITO

Muitos dizem que o Espírito Santo não os convenceu do seu pecado. Mas, o Espírito Santo, sem dúvida; convence o incrédulo do pecado de não crer em Jesus Cristo. E é esse pecado que leva a pessoa a perdição, ao inferno; o pecado de não crer em Jesus como o Messias, o Salvador. Mas, na vida do crente, a obra do Espírito Santo não é a de nos convencer do pecado, porque já fomos convencidos,do pecado. Agora, Ele vai nos guiar a confessar o pecado de que, talvez, nem nos lembramos mais.
O Espírito Santo não convence a nós, cristãos, do pecado, mas convence o incrédulo do pecado. Jesus Cristo disse que, quando o Espírito Santo viesse, Ele convenceria o mundo do pecado. Em outras palavras, Jesus disse que o pecado de que o Espírito Santo haveria de convencer o mundo era o de não crerem nele. Então, o Espírito Santo convence somente o incrédulo do pecado, que é o de não crer em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Há uma diferença nas Escrituras entre pecado e pecados: Pecado é a natureza pecaminosa que herdamos de Adão e Eva. Pecados são os atos pecaminosos cometidos contra a Palavra de Deus. O que leva as pessoas à perdição não são os pecados, mas o pecado, a sua rejeição a Jesus Cristo. Quando estamos orando o Espírito Santo, nos orienta sobre os pecados que temos que confessar: Ele nos mostra uma pessoa que temos que perdoar, uma atitude que temos que refazer. Por isso, quando vamos orar, temos que dizer como Davi, no Salmo 139, versos
23 e 24: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
ELE NOS CONDUZIRÁ  A TODA VERDADE

"Perdoa-nos a nossas dívidas, assim como, temos perdoado aos nossos devedores [...]"

Perdoa minhas dúvidas, perdoa meus pecados. Então, deveremos nos colocar diante de Deus, com o coração completamente aberto, e orarmos os dois versículos da Palavra, no Salmo 139.
Aquele que se coloca diante do Senhor dizendo: "Sonda-me, ó Deus, sonda-me, revela meu pecado",
pode estar certo de que Deus revelará a sua culpa. Quem pode nos sondar? O Espírito Santo, Aquele que habita em nós. Quando nos colocamos diante do Pai e dizemos.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, testa-me e conhece meus pensamentos",
Ele testa não apenas as nossas atitudes, mas também os nossos pensamentos. "Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
E quando o Espírito Santo traz à nossa mente algum pecado, o que devemos fazer? Confessar. Em 1 João 1.9
diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."
PARA O CRISTÃO , O PECADO É  ACIDENTE
A palavra confessar significa dizer a mesma coisa. No momento quando confessamos o nosso pecado, estamos dizendo aquilo que Deus diz a respeito do pecado: Que o abominamos. Se confessarmos os nossos pecados, se falarmos como Deus fala, se virmos o pecado como Deus o vê, diz a Escritura que Ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a nossa iniquidade.
Então, no momento em que você estiver orando, "perdoa-nos as nossas dívidas", você deverá dizer:
"Senhor, sonda-me. Vê se há em mim algum caminho mau. Vê, Senhor, se há em mim algo que está entristecendo o teu espírito.
Vê se há em mim alguma falha; mostra-me e perdoa-me, de todo pecado, Pai." Meu irmão, é tão importante saber que o crente em Jesus pode passar um dia, uma semana, até um mês inteiro sem pecar. Já temos visto que, na vida dos filhos de Deus, o pecado deve ser como um acidente: não pode ser programado; quando acontecer será alheio à nossa vontade. Mas para alguém que ainda está fraquinho pode ser um programa, um acidente que ocorre quase de meia em meia hora. Por isso, ele precisa sempre chegar diante do Pai e fazer uma lista de pecados para serem confessados, porque a vida dele é cheia de altos e baixos: cai... levanta. Mas o Senhor, na sua misericórdia, o envolve novamente, chama-o de filho e o restaura.

CONFESSAR  SEMPRE

É importante que você ande de cabeça erguida não apenas diante dos homens, mas diante de Deus também, sem nenhum peso sobre você. Porque há uma coisa interessante: o tempo não resolve pecado não confessado e não abandonado. O tempo não leva a culpa, não nos purifica de pecado. O que purifica o coração do homem dos seus pecados é o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, creia nisso. Um pecado deve ser confessado imediatamente. Não aguarde o momento. Não espere chegar uma hora propícia. Absolutamente! Quando o Espírito Santo o trouxer ao seu coração, aquele é o exato momento para você confessá-lo. Não espere nada. Onde você estiver diga:
"Senhor, eu digo a mesma coisa que o Senhor disse, eu errei. Perdoa-me. Pecado é iniquidade, é transgressão. Eu falhei, portanto, lava o meu coração".
E a promessa diz: "Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1.9.)
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário