SEJA BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 22 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma benção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bençãos do Senhor venham ser transbordantes sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

DEVOCIONAL PARA HOJE

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lições da História de Samá

 
Texto: IISm. 23:11-12
"E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento."
Tema: "Samá - As grandes lições da brilhante história de Samá"

Introdução
O contexto desta história narra o testemunho dos homens valentes de Davi, ou seja, os feitos dos maiores guerreiros de Davi, IISm. 23:8-39 ("Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.  E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.  Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.   E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.   Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento. Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim.  Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.   E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!   -  Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor.   E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.   Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três.   Porventura este não era o mais nobre dentre estes três? Pois era o primeiro deles; porém aos primeiros três não chegou.-  Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.   Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.   Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre três poderosos.    Dentre os trinta ele era o mais nobre, porém aos três primeiros não chegou; e Davi o pôs sobre os seus guardas.   Asael, irmão de Joabe, estava entre os trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Belém;   Samá, harodita; Elica, harodita;   Helez, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta;   Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita;   Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita;   Elebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá dos filhos de Benjamim;   Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás;   Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita;   Eliaba, saalbonita; os filhos de Jásen e Jônatas;   -  Samá, hararita, Aião, filho de Sarar, ararita;   Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita;   Hesrai, carmelita; Paarai, arbita;   Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita;   Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia;   Ira, itrita; Garebe, itrita;   Urias, heteu; trinta e sete ao todo."). A lista cita os principais guerreiros de Israel e desta lista os três principais são: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. Hoje vamos nos deter na brilhante façanha de Samá.
1)  "O significado de Samá"
1º)  Uma lavoura de lentilhas.
 Existem algumas espécies de lentilhas rasteiras, trepadeiras.
 Lentilhas são muito nutritivas, tem a semelhança da ervilha.
 Três referências bíblicas sobre lentilhas:
 Esaú - "E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura". - (Gn 25:34)
 Samá - "E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus". - (2Sm 23:11)
 Ezequiel -  "E tu, toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho e aveia, e coloca-os numa vasilha, e faze deles pão; conforme o número dos dias que tu te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso". - (Ez 4:9)
2º)  O valor da lavoura de lentilha para Samá.
 Há coisas que para os outros não tem valor, mas para nós tem um grande valor.
3º)  Os filisteus – símbolo dos inimigos e das dificuldades.
 Eram muitos – "Se ajuntaram numa multidão"
4º)  Samá determinou defender sua lavoura de lentilhas.
 Todos foram embora.
 Todos o abandonaram.
 Todos fugiram dos filisteus.
 Samá se pôs no meio do seu pedaço de Terra para defendê-lo.
5º)  Deus operou um grande livramento.
 Deus opera quando há fé.
 Deus opera quando há confiança.
 Deus opera quando há luta.
 Deus opera quando há dedicação.
 Deus opera quando há esforço.
6º)  A simbologia da lavoura de Samá.
 Pode simbolizar o rebanho, a igreja.
 Pode simbolizar o nosso ministério, o dom ministerial.
 Pode simbolizar a família, o lar, o casamento.
 Pode simbolizar os dons ou funções na igreja.
 Pode simbolizar a fé, a salvação.
2)  "Quatro causas que o crente precisa defender"
1ª – O crente precisa defender sua fé.
 Os inimigos são muitos.
 A carne – o mundo – o diabo
2ª –  O crente precisa defender sua família.
 Valorizar a família
 Ensinar os filhos
 Edificar o lar no Senhor
3ª –  O crente precisa defender os seus valores.
 Ter princípios morais.
 Ser honesto, ser sincero, ser homem de verdade, ter transparência, ser fiel.
4ª –  O crente precisa defender sua congregação.
 O pastor, os obreiros, os irmãos, as irmãs, os jovens e o ministério local.
3)  "Alguns princípios que o crente precisa ter para fazer a obra de Deus."
1º)  Fazer a obra de Deus com alegria.
 Fazer com contentamento, com júbilo e com prazer. IICo 9:7 ("Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.")
2º)  Fazer a obra de Deus com boa vontade – IICo. 12:15 ("Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado."), Ef.6:6-8 ("Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.   Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.")
 Fazer a obra de Deus sem murmurar, sem reclamar, fazer com prazer.
3º)  Fazer a obra de Deus com todas as suas forças. Ec. 9:10a ("Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças")
 Devemos fazer a obra de Deus com todas as nossas forças, fazer no nosso limite.
4º)  Fazer a obra de Deus com dedicação – Hb. 12:1 ("Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, , porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.")
 Exemplos: Daniel, Samuel, Paulo, Etc.
5º)  Fazer a obra de Deus com fidelidade. ICo. 4:1-2 ("Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.  Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.")
 Seja fiel naquilo que Deus te confiar.
6º)  Fazer a obra de Deus com equilíbrio. Js. 1:7 ("Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares."), ICo. 14:40 ("Mas faça-se tudo decentemente e com ordem")
 O obreiro, o crente, o servo de Deus deve ser equilibrado.

Conclusão
Quero concluir este estudo conclamando a todos para ser um valente de Deus, um dos seus principais valentes. Sejamos como Samá, que possamos nos colocar no meio do nosso campo de lentilhas e defendê-lo dos inimigos em nome do Senhor.
 PR. JOSÉ VANDELÔ DE ALMEIDA LARA

Elaine Lisboa

_

Um comentário:

  1. É FORTE GRANDE ESSE ATO DE FÉ E CORAGEM TEVE ESSE HOMEN DE NOME SAMÁ,CORAGEN É DIFERNTE DE FORÇA
    AS VEZES NAO TEMOS FORÇA MAS TEMOS CORAGEM AI QUANDO DEUS VER Q NOS NAO TEMOS FORÇA MAS CORAGEM AI ELE SE LEVATA E EFETUA UM GRANDE LIVRAMENTO EM NOSSSA VIDA IAS LETILHAS NAO SERÃO SAQUEADAS PELOS INIMIGOS SOMOS MAIS Q VENCEDORES DEUS ABENÇOE.............

    ResponderExcluir