26 dezembro 2021

Chuvas de Bênçãos

 

Chuvas de Bênçãos - Sermão Expositivo em Efésios 1:3-14

 

Texto: Efésios 1:3-14

Introdução: Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Deus nos deu todas as bênçãos espirituais, em vez de materiais. “Todas” as bênçãos espirituais estão em Cristo. Essas bênçãos estão nos “lugares celestiais” - no céu, onde Cristo está.

Em Cristo:

I. Fomos Escolhidos. V. 4-5

A. Deus nos escolheu, isto é, Deus escolheu abençoar os cristãos.

B. Deus escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. “Santo” significa estar separado do pecado. “Irrepreensível” significa não ter mácula - os sacrifícios do Antigo Testamento deviam ser “irrepreensíveis”. “Em amor” refere-se a “amor” sendo característico de nossas vidas.

C. Deus nos escolheu antes da fundação do mundo.

D. Deus nos escolheu para adoção como filhos. “Predestinar” significa “decidir de antemão”.

E. Deus escolheu nos adotar como filhos. No mundo romano, às vezes alguns indivíduos eram adotados para evitar que o nome de uma família desaparecesse. Quando alguém era adotado, ele tinha todos os direitos e privilégios de uma criança nascida naturalmente. Todas as suas dívidas eram canceladas - ele era considerado uma "nova pessoa".

F. Da mesma forma, Deus nos adotou. Nossa dívida de pecado foi cancelada. Temos todos os direitos dos filhos nascidos naturalmente. Somos gente nova.

G. Somos chamados de "filhos de Deus" por causa do amor de Deus (1 João 3:1).

H. Deus nos adotou“segundo o beneplácito de sua vontade”- porque assim o quis.

II. Temos Compaixão. V. 6

A. Em Cristo, Deus concedeu graça sobre nós. Devemos, portanto, louvar sua gloriosa graça.

B. “Aceito” significa “ser altamente favorecido”. Essa posição vem pela graça de Deus.

III. Temos Clemência. V. 7-8

A. Temos redenção.“Redenção” significa “libertar uma coisa ou pessoa que passou a pertencer a outra”. Fomos redimidos pelo sangue de Cristo.

B. Fomos perdoados.Por meio de Cristo, temos o perdão de nossos pecados. Este perdão é proporcional às riquezas da graça de Deus.

C. Deus fez sua graça abundar, transbordar para nós.

IV. Seremos Recolhidos. V. 9-10

A. “Mistério” significa “algo oculto que é posteriormente revelado”. Ele fez este mistério conhecido de acordo com o bom gosto de sua vontade.

B. O “mistério” é o que Deus fará em Cristo. O “mistério” será cumprido quando chegar o momento certo. O "mistério" é que todas as coisas serão reunidas em Cristo - O universo será unido sob a liderança de Cristo.

V. Fomos Transportados Com Uma Herança. V. 11-12

A. Obtivemos uma herança. No Novo Testamento, “herdar” carrega a ideia de obter a vida eterna (Efésios 5:5). A herança aqui mencionada é a vida eterna.

B. Obtivemos essa herança pela obra de Deus - Deus predestinou para fazer isso.

C. Os judeus obtiveram essa herança para que vivessem para o louvor da glória de Deus.

VI. Temos o Consolador. V. 13-14

A. Todos os cristãos recebem o Espírito Santo (Atos 2:38-39).

B. Em Cristo, fomos selados com o Espírito Santo prometido. No mundo antigo, os bens eram selados para mostrar a quem pertenciam. Fomos selados com o Espírito Santo para mostrar que pertencemos a Deus.

C. O Espírito Santo é a garantia da nossa herança. A ideia de uma “garantia” é um pagamento inicial. Este foi um depósito feito para comprar algo. Este pagamento obrigou a parte a efetuar novos pagamentos.

D. Ao dar o Espírito Santo como nossa garantia, temos absoluta certeza da vida eterna.

Conclusão

A. Só existe uma maneira de entrar em Cristo, onde encontramos todas as bênçãos espirituais. Gálatas 3:27. Romanos 6:3-4.

B. Você foi batizado em Cristo?

Jesus e as Multidões

 

Jesus e as Multidões - Sermão Expositivo de Mateus 4:23-25

 

Texto: Mateus 4:23-25

Introdução: A história é contada sobre Shah Abbis, um monarca persa que amava muito seu povo. Para conhecê-los e entendê-los melhor, ele se misturava com seus súditos em vários disfarces. Um dia ele foi como um homem pobre aos banhos públicos e em um minúsculo porão sentou-se ao lado do fogueiro que cuidava da fornalha. Quando chegou a hora de comer, o monarca compartilhou sua comida simples e conversava com seu solitário súdito como amigo. Ele o visitou várias vezes e o homem começou a amar o monarca. Um dia, Shah Abbis disse que ele era o monarca, esperando que o homem pedisse algum presente a ele. Mas o fogueiro ficou olhando para seu governante com amor e admiração e então falou: "Você deixou seu palácio e sua glória para se sentar comigo neste lugar escuro, para comer de minha comida rústica, para se preocupar se meu coração está feliz ou triste. A outros, você pode ter dado presentes valiosos, mas a mim você se deu, e só me resta orar para que você nunca retire o presente de sua amizade”

Jesus deixou seu palácio e sua glória para vir a este mundo escuro e pecaminoso para servir ao homem. Filipenses 2:5-7. O próprio Jesus viu seu papel em termos de ser um servo: Mateus 20:28. A passagem desta noite apresenta três maneiras pelas quais Jesus veio para servir. A passagem, no entanto, faz muito mais do que simplesmente nos dizer as maneiras pelas quais Jesus serviu - ela mostra as maneiras pelas quais Jesus serve às massas que veio salvar.

Mateus escreve esta passagem com dois propósitos:

1. Esta passagem resume todo o ministério de Jesus. Em todo o Evangelho de Mateus, Jesus é apresentado como aquele que prega, aquele que cura e aquele que é seguido. Na época de Mateus, os livros eram muito caros porque tinham que ser copiados à mão. Portanto, a maioria das pessoas não tinha livros e o público se reunia em torno de pessoas que tinham livros para ouvi-los lê-los. Portanto, muitos livros antigos contêm declarações resumidas como essa para ajudar as pessoas a ter uma ideia de todo o livro. Embora você e eu tenhamos Bíblias que podemos folhear e ler, declarações resumidas como essa nos ajudam a entender o plano de todo o livro.

2. Essa passagem serve como pano de fundo imediato para o Sermão da Montanha. Duas partes do texto desta noite servem como material de base para o Sermão da Montanha.

- Primeiro, somos informados de que Jesus foi por toda a Galileia "ensinando nas sinagogas" (verso 23); em 5:2, somos informados de que Jesus ensinou seus discípulos.

- Em segundo lugar, somos informados de que Jesus ganhou muitos discípulos (verso 25); em 5:1, somos informados de que Jesus viu grandes multidões e chamou seus discípulos para ensiná-los.

Esta noite, queremos examinar este resumo do ministério de Jesus a fim de vê-lo claramente como um servo.

I. Jesus é um Pregador. V. 23

A. Somos informados de que Jesus percorreu toda a Galileia, ensinando nas sinagogas. Faz todo o sentido que Jesus ensinasse nas sinagogas. A sinagoga judaica surgiu durante o cativeiro da Babilônia, quando os judeus foram separados do Templo em Jerusalém. Judeus devotos queriam um lugar onde pudessem se reunir para adoração, e a sinagoga oferecia uma oportunidade para isso. O objetivo principal da sinagoga não era a adoração, mas a instrução da lei. A sinagoga era um lugar onde o judeu comum podia ir, ouvir a Lei e obter compreensão da Vontade de Deus. Philo, o filósofo judeu nascido cerca de 15 anos antes de Jesus, referia-se às sinagogas como “casas de instrução, onde a filosofia dos pais e todos os tipos de virtudes eram ensinados”. Portanto, a sinagoga judaica era o lugar perfeito para Jesus ensinar.

B. Mateus não apenas nos diz que Jesus estava ensinando nas sinagogas, mas também "proclamando o evangelho do reino". O ministério de pregação de Jesus era todo sobre o reino de Deus: Mateus 4:17. Nos três capítulos do texto - o que chamamos de “Sermão da Montanha” - Jesus descreve com precisão o que significa fazer parte do reino.

C. Mateus certamente parece fazer uma distinção entre ensino e pregação. No Novo Testamento, “ensino” se refere à instrução dos crentes. Mateus 5:1-2: Observe que Mateus diz que Jesus ensinou seus discípulos. Os apóstolos deveriam ensinar aos discípulos que fizeram a observar tudo o que Jesus havia ensinado (Mateus 28:19-20).

D. No Novo Testamento, “pregar” se refere à instrução daqueles que precisam ser convertidos. Observe a descrição que Mateus dá do ministério de João (Mateus 3:1); João está pregando a necessidade de arrependimento. Filipe foi a Samaria e pregou o Cristo a eles (Atos 8:5); os samaritanos então creram e foram batizados (Atos 8:12).

E. O que a diferença entre ensinar e pregar tem a ver conosco hoje?

1. Isso nos diz que mesmo aqueles que foram convertidos precisam de mais ensino.

- Jesus não foi simplesmente às sinagogas e disse: "Vocês conhecem as Escrituras, então não precisa de mais instruções". Em vez disso, ele explicou a Lei a esses judeus. Ele o fez na sinagoga de Nazaré: Lucas 4:16-21. Mesmo aqueles de nós que vieram a Cristo precisam conhecer o ensino das Escrituras. Em Neemias 8, Esdras levou o povo a se comprometer novamente com a lei. Neemias lista os nomes dos homens que estavam perto de Esdras lendo a lei. Lemos então que “leram claramente no livro, na Lei de Deus, e deram o sentido, para que o povo entendesse a leitura” (Neemias 8:8). Paulo disse a Timóteo que em Éfeso ele deveria “ordenar e ensinar estas coisas” (1 Timóteo 4:11).

2. Porque precisamos ser ensinados, precisamos ter um desejo sincero de ser ensinados.

- Antigamente, era dito que nós, nas igrejas de Cristo, éramos “o povo do Livro”. A implicação era que éramos um povo bem instruído que conhecia bem as Escrituras.

- O mesmo poderia ser dito de nós nestes dias? Estamos ocupados demais para vir estudar a Bíblia no domingo de manhã ou na quarta à noite? Eu sei que muitos de vocês têm problemas para estar em ambos os cultos de ensino. Isso é outra coisa. Mas, há muitos que não têm problemas de saúde que simplesmente não se preocupam em ser ensinados por uma razão ou outra. Nós regularmente gastamos tempo estudando as Escrituras quando não estamos reunidos para que possamos conhecê-las?

- Muitos santos do passado servem como exemplos do desejo de conhecer as Escrituras. Paulo, sabendo que sua vida estava para acabar, diz a Timóteo-2 Timóteo 4:13. Não sabemos ao certo o que eram os "livros e pergaminhos", mas certamente parece provável que fossem, pelo menos em parte, Escrituras. Davi implora a Deus que o ensine: Salmo 25:4-5. Um conhecido pregador denominacional, quando era muito velho para subir ao púlpito, levantava-se todas as manhãs para preparar um sermão, embora nunca pregasse. Ele fez isso até o dia de sua morte, porque estava convencido de que precisava conhecer as Escrituras. Se um homem apanhado no erro tinha o desejo de conhecer as Escrituras, o que isso nos diz? Desejamos conhecer as Escrituras?

II. Jesus é um Médico. V. 23b-24

A. Mateus aqui demonstra que Jesus é o "grande médico". Jesus curou “todas as doenças e enfermidades entre o povo”. Você não gostaria de encontrar um médico que pudesse curar todas as doenças e enfermidades? Porque Deus projetou o corpo humano com tanta complexidade, é necessário que os médicos se especializem em campos específicos. Nem todo especialista é capaz de salvar todos os casos apresentados a ele. Jesus, entretanto, cura todas as doenças e enfermidades.

B. Como Jesus estava curando tantas pessoas, sua fama se espalha até a Síria. Jesus é um médico tão bom que sua fama se espalhou fora da Galileia e chegou até a Síria. A Síria era um território ao norte da Galileia; muitos judeus estavam aparentemente vivendo nesta região durante o ministério de Jesus e eles levavam seus enfermos para ele. Se você soubesse, sem dúvida alguma, que alguém pode curar seu ente querido, não faria tudo ao seu alcance para levar esse ente querido para a pessoa que poderia curá-lo?

C. Mateus menciona o tipo de doenças que Jesus curou - várias doenças e dores, possessão demoníaca, epilepsia e paralisia.

D. O que há nesta passagem para nós?

1. Vemos que Jesus cuida de toda a pessoa.

- Às vezes, temo que tenhamos essa imagem de que Jesus só se preocupa com doenças espirituais. Não pode haver dúvida de que o espiritual é muito mais importante do que o físico. Jesus veio “para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). Jesus nos ensinou a valorizar o espiritual mais do que o físico - Mateus 16:26. No entanto, a cura de doenças físicas por Jesus demonstra o quão importante é o físico.

- Deus se preocupa profundamente com nossas necessidades físicas. Ao ensinar seus discípulos a orar, Jesus disse: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11); se Deus não se importa com nossas necessidades físicas, por que Jesus nos ensinaria a orar para que tenhamos comida suficiente para comer? Tiago 5:14-15: se Deus não se importa com nossas necessidades físicas, por que ele inspirou Tiago a escrever essas palavras?

2. Porque Jesus se preocupa com toda a pessoa, a igreja deve cuidar de toda a pessoa.

- Mateus 25:35-36. O lugar onde passaremos a eternidade é parcialmente determinado por quão bem cuidamos dos necessitados. Quando Ágabo predisse sobre a grande fome, os irmãos em Antioquia decidiram enviar socorro aos irmãos que viviam na Judéia (Atos 11:28-30). Gálatas 6:10. Estamos fazendo bem a todos os homens?

III. Jesus é um Padrão. V. 25

A. Pessoas de todos os lugares foram e começaram a seguir Jesus. É bastante óbvio a partir deste texto que devemos pensar que eles seguem Jesus como discípulos; observe 5:1. Lembre-se de que o termo “discípulo” não se refere apenas aos Doze, mas se refere a qualquer pessoa que foi a um rabino para ser ensinado. Os apóstolos foram instruídos a fazer discípulos em todo o mundo (Mateus 28:19). Essas multidões olham para Jesus como um PADRÃO, um mestre.

B. Jesus é o PADRÃO perfeito para nós.

 - 1 Pedro 2:21b. No contexto, Pedro escreve especificamente sobre como sofrer - os cristãos a quem ele escreveu poderiam aprender como sofrer pela justiça olhando para Jesus. No entanto, Jesus viveu tão perfeitamente em sintonia com a vontade de Deus, que ele serve como um padrão perfeito para nós.

- 1 João 2:6. Jesus nos ensina como orar, como amar, como vencer a tentação, como ter compaixão; ele é o PADRÃO perfeito.

C. Um homem disse uma vez: "A vida de um homem é sempre mais forte do que sua palavra. Quando os homens o avaliam, consideram seus atos como Reais e suas palavras como centavos. Se sua vida e doutrina discordam, a massa de espectadores aceita sua prática e rejeita sua pregação”. Jesus nos ensinou muitas coisas com suas palavras, mas ele sempre as colocou em prática.

Conclusão: Estamos seguindo suas palavras e sua prática? E diante dos outros? Estamos dando um exemplo positivo a ser seguido pelos outros? Somos um PADRÃO? Você precisa vir a Jesus, seguir seu padrão e permitir-se ser um padrão para os outros?

O Guardião -

 

O Guardião - Sermão Expositivo do Salmo 4

 

Texto: Salmo 4

Introdução: O texto desta noite fala longamente sobre o sofrimento nas mãos de outros. Não sabemos exatamente que sofrimento Davi estava enfrentando nas mãos de outros, mas muitos estudiosos acreditam que o sofrimento descrito aqui ocorreu quando ele foi forçado a fugir de Absalão. O Salmo 3 descreve a fuga de Davi de seu filho, e há algumas semelhanças entre esses dois Salmos. No entanto, as semelhanças não apontam necessariamente para a mesma situação que está sendo discutida.

Seja qual for a situação, a colocação do Salmo 4 é bastante informativa. Não temos ideia de quem organizou o Livro dos Salmos da forma que o temos hoje. Embora Davi tenha escrito muitos Salmos, ele não escreveu todos e o Livro dos Salmos não foi concluído até bem depois da morte de Davi. O Salmo 137 foi escrito durante o cativeiro na Babilônia; portanto, o livro como um todo não poderia ter sido compilado antes da escrita do Salmo 137. Os israelitas guardaram esses Salmos individuais e inspirados e então alguém, inspirado por Deus, compilou esses Salmos na ordem que agora os temos.

Eu falei tudo isso para dizer que colocar os Salmos 3 e 4 juntos nos informa muito sobre como seguir a Deus. O Salmo 3 é um “Salmo da manhã” e louva a Deus pela sua proteção: “Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta. Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor” (versos 5-6). O Salmo 4, por outro lado, é um Salmo da tarde, cantado antes de se deitar: “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (verso 8). Sem dúvida, o que está sendo enfatizado aqui é que o dia precisa ser “envolvido” em oração do começo ao fim.

Embora este Salmo fale do sofrimento dos outros e da necessidade de oração ao longo do dia, ele exalta Deus como O GUARDIÃO. Davi fala do GUARDIÃO como:

I. Um Guardião Persistente. V. 1

“Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”

A. Davi declara que Deus é sua justiça. Nesta passagem, a justiça de Deus não se refere ao seu caráter moral reto. Em vez disso, a justiça de Deus se refere à sua fidelidade. Em outras palavras, porque Deus é justo, ele cumprirá suas promessas de ajudar Davi. Quando Davi foi lutar contra Golias, ele disse a Saul: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos deste filisteu” (1 Samuel 17:37). Essa declaração não faz absolutamente nenhum sentido; ser libertado das garras de um leão e urso é uma coisa, mas ser libertado de um gigante com um dardo e uma lança era outra bem diferente!

B. Por que Davi estaria tão confiante de que Deus o livraria de todo Golias? Provavelmente, pode ser nada mais do que uma afirmação confiante por causa das libertações passadas de Deus. No entanto, Davi já havia sido ungido rei. Depois que Samuel ungiu Davi, lemos: “E o Espírito do Senhor se apoderou de Davi daquele dia em diante” (1 Samuel 16:13). Embora seja conjectura, é demais pensar que o Senhor havia prometido abençoar a Davi ricamente e, portanto, Davi sabia que não tinha nada a temer daquele filisteu incircunciso? Quando o Senhor prometeu que Salomão construiria o templo, o Senhor prometeu a Davi: “A ti, porém, darei descanso de todos os teus inimigos” (2 Samuel 7:11). Qualquer que fosse a situação na vida de Davi, ele sabia com certeza que Deus o ajudaria porque o Senhor é o Deus da justiça de Davi.

C. O Senhor deu alívio a Davi quando ele estava em perigo. Repetidamente o Senhor abençoou Davi - ele o livrou de Golias, das mãos de Saul, de vários inimigos de Israel. Davi, portanto, sabia que Deus poderia providenciar libertação novamente.

D. Davi apresenta Deus como um Guardião Persistente - Aquele que prometeu libertação e a providenciou no passado. Deus prometeu que seja o que for que Satanás lance em nosso caminho, ele será nosso guardião. Os cristãos hebreus estavam enfrentando vários problemas - perseguição, perda de seus bens, apostasia. O autor os lembra das promessas do Antigo Testamento e escreve: “...Não te deixarei, nem te desampararei. De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”(Hebreus 13:5-6). O fato de o Senhor nunca nos deixar demonstra que ele é nosso Guardião Persistente. Não importa se acabamos de saber que a empresa está demitindo, o exame de sangue não parece bom ou não sabemos quanto tempo mais nosso casamento vai sobreviver. Deus será nosso Guardião.

II. Um Guardião Perceptivo. V. 3

A. Ao longo deste Salmo, Davi está confrontando os líderes de Israel. O hebraico "filhos dos homens" (verso 2) deixa claro que estes são os grandes e poderosos da sociedade israelita que Davi está enfrentando. Na verdade, uma tradução diz assim: “Por quanto tempo, homens exaltados, minha honra será insultada?” É óbvio que estes são os principais homens de Israel de verso 7: “Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho”

B. Aos líderes de Israel, Davi diz: “Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele”.Não tenho certeza do que Davi quis dizer ao dizer que o Senhor separou os piedosos para si. Por outro lado, Davi pode simplesmente querer dizer que todo aquele que é piedoso foi separado para Deus. Isso certamente estaria de acordo com outras Escrituras. No entanto, estou mais inclinado a pensar que Davi fala de si mesmo aqui como o rei ungido de Deus. Estou inclinado a pensar que por causa do versículo 2: “Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?”

C. O ponto certamente parece ser que Deus concedeu honra a Davi ungindo-o como rei e os homens de Israel querem depor Davi como rei. Isso certamente se encaixaria com este Salmo vindo do tempo de Absalão. “Absalão furtava o coração dos homens de Israel” (2 Samuel 15:6). Depois que Absalão teve os homens de Israel atrás dele, ele conspirou para tomar o trono de seu pai.

D. Davi, porque o Senhor o ungiu rei, foi santificado - separado - para Deus. Quando Davi teve a oportunidade de matar Saul, disse aos seus homens: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” (1 Samuel 24:6). Ser o rei do povo de Deus colocou Davi em uma posição que deveria ser honrada, porque, se não por outra razão, Deus escolheu colocá-lo acima de seu povo.

E. O Senhor ouviu Davi quando ele orou. Certamente, parte do motivo pelo qual o Senhor ouviu Davi foi que ele era o ungido do Senhor. No entanto, ser ungido do Senhor não era suficiente para Deus ouvir as orações de Davi. Saul ainda era o ungido do Senhor depois que o Espírito do Senhor o deixou e Davi foi ungido rei. Para que o SENHOR ouvisse as orações de Davi, ele precisava ser uma pessoa piedosa. “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmo 24:3-4). “Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido” (Salmo 66:18).

F. O Senhor é Um Guardião Perceptivo - ele ouve as orações de seu povo. “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido” (1 João 5:14-15). Mas, são as orações dos justos que Deus percebeu: “A súplica de um justo pode muito na sua atuação” (Tiago 5:16). Deus ouve suas orações por causa da sua justiça?

III. Um Guardião Provedor. V. 7-8

"Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho"

A. Davi estava enfrentando uma grande provação quando escreveu estas palavras. Como ele colocou alegria no coração de Davi? Com muita frequência, confundimos "alegria" e "felicidade". "Felicidade" refere-se a circunstâncias externas - as crianças ficam felizes quando ganham aquele brinquedo que estavam querendo no Natal, mas essa felicidade não estará lá quando o brinquedo quebrar. “Alegria” se refere a um estado de espírito que nem mesmo as circunstâncias podem apagar.

B. Muitos daqueles que enfrentam grandes provações têm grande alegria. Antes da crucificação, Jesus disse aos discípulos: “Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (João 16:22). No início de João 16, Jesus disse: “vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus” (verso 2). Jesus disse: “Você vai morrer por minha causa, mas ninguém será capaz de tirar a sua alegria”. “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Filipenses 4:4). Gostamos dessas palavras - não é incomum cantá-las ou vê-las em ímãs de geladeira. Mas, não podemos esquecer que Paulo escreveu essas palavras da prisão. Paulo estava sentado em uma prisão romana, mas ele sabia que a alegria não dependia das circunstâncias.

C. Como podemos ter alegria quando as circunstâncias parecem tão sombrias?

- Não podemos esquecer que Deus é O GUARDIÃO - ele nos protegerá, não necessariamente nossos corpos ou nossas finanças ou nossas circunstâncias. Mas, ele protegerá nossas almas - nosso verdadeiro eu.

- Não devemos esquecer o que Paulo escreve aos romanos. “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:37-39). Nada impedirá o amor de Deus de brilhar e Deus acabará por nos levar para nossa casa celestial onde não haverá mais sofrimento. Se isso não proporciona uma grande alegria, não sei o que proporcionará!

D. “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”. Davi diz que vai se deitar e dormir em paz. Se ele escreveu isso durante a rebelião de Absalão, ele não sabe se Absalão o encontrará no meio da noite e o matará. Se ele escreveu isso durante alguma outra crise, ainda é bastante plausível que Davi não saiba se iria acordar de manhã ou não.

E. No entanto, Davi vai dormir em paz. Quantas pessoas esta noite não dormirão em paz? Quantas pessoas ficarão acordadas preocupadas com seus empregos ou filhos ou com seu casamento ou com algum pecado do passado? Davi não estava preocupado com sua vida, pois o Senhor o fez habitar em segurança. Mais uma vez, estou convencido de que precisamos traçar uma linha entre a realidade física e a espiritual. Porque o SENHOR ungiu Davi como rei, é muito provável que ele tivesse a garantia de que acordaria fisicamente pela manhã. Mas, por outro lado, existem vários casos nas Escrituras em que os justos foram mortos por fazerem o que é certo. Mesmo assim, Davi teve a calma certeza de que Deus estava em seu trono e que tudo, portanto, estava bem com o mundo.

F. Essa é uma garantia que também nos deve proporcionar paz. Aos santos que sofrem nas mãos do Império Romano, João registra esta voz de uma grande multidão: “Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19:6). Bem no final de sua vida, Paulo escreve: “Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timóteo 4:6-8). Por ter sido fiel ao Senhor, Paulo estava confiante de que o Senhor agora seria fiel a ele, embora Nero logo ordenasse sua decapitação.

Conclusão: Deus é, da mesma forma, seu GUARDIÃO? Você sabia que, por causa da sua fidelidade, Deus será fiel a você?