04 abril 2010

7 modos de enfrentar as dificuldades



1) Tenha a convicção de que Deus está no controle de tudo
2) Não tenha medo de situações que surgem em sua vida
3) Tire proveito das dificuldades
4) Não escute palavras de desanimo e dúvida
5) Lembre-se de que você próprio é uma solução
6) Esteja se fortalecendo interiormente cada manhã
7) Agradeça a Deus pela oportunidade de lutar e vencer
A nossa visão da vida determinará o nosso sucesso ou fracasso, portanto acredite, confie em Deus e faça sua
parte seguindo seus mandamentos!
O resto virá por acréscimo...

A INCREDULIDADE

"Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos" ( Ex 19:5 )
Após Moisés, o servo fiel em toda a casa de Deus ( Hb 3:5 ), expor ao povo as palavras que Deus lhe havia anunciado "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos" ( Ex 19:5 ), todo o povo a uma só voz respondeu: "Tudo o que o Senhor falou, faremos" ( Ex 19:8 ).
A unanimidade do povo ao dizer: `Tudo que o Senhor falou, faremos', demonstra espontaneidade, voluntariedade e disposição quanto a prestar um serviço a Deus.
A resposta dada pelo povo ao profeta Moisés ecoou ao longo dos séculos, e novamente foi repetida na presença do Messias, que como Filho sobre sua própria casa, foi fiel ao que O constituiu ( Hb 3:2 ): "Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?" ( Jo 6:28 ).
Há um paralelo sem precedentes entre Moisés com o povo no deserto, e Jesus com o povo de Israel sob o domínio dos Romanos. Ambos, servos de Deus, aquele como servo e este como Filho ( Hb 3:2 -6).
Este paralelo demonstra que Israel, como povo de Deus, em todos os tempos nunca confiou em Deus. Apesar de serem voluntariosos e dispostos a prestar serviço a Deus ( Rm 10:2 ), sempre desprezaram os seus servos, e por último, lançaram mão do Filho ( Mt 21:37- 39).
Recapitulemos alguns momentos históricos:
Logo após a travessia do mar vermelho, ao chegar em Mara, o povo de Israel murmurou contra Moisés, dizendo: "Que haveremos de beber?" ( Ex 15:25 ). Por causa da murmuração do povo, Deus lhes deu estatutos e ordenanças com o objetivo de prová-los ( Ex 15:25 ).
Pouco tempo depois, no deserto de Sim, o povo novamente murmurou contra Moisés e Arão ( Ex 16:2 ), e Deus fez `chover' carne e pão dos céus para prová-los, se seguiam a sua lei ou não ( Ex 16:4 ; Dt 8:2 ).
A ordenança do Senhor não era difícil de realizar, pois bastava o povo crer na palavra do Senhor, atendo-se a colher uma porção do maná para cada dia, porém, não deram ouvidos a Moisés ( Ex 16:20 ).
O povo no deserto viu e comeu o pão que Deus deu a comer, porém, não deu ouvidos à palavra de Deus, o verdadeiro pão que dá vida aos homens, e foram reprovados. A vida é proveniente da palavra de Deus ( Dt 8:3 ), ou seja, não deriva dos sentidos (ver) ou da satisfação das necessidades física do homem (comer)( Ex 16:28 ). Por não confiarem em Deus, logo a seguir, tentaram ao Senhor em Redifim dizendo: "Está o Senhor no meio de nós, ou não?" ( Ex 17:7 ).
Quando o povo chegou ao monte Sinai, Deus lhes disse: "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos" ( Ex 19:5 ). O povo foi novamente instruído a ouvir a voz de Deus.
Naquele momento (agora) Deus estava estabelecendo uma aliança com base na Sua fidelidade, tendo como exigência somente o ouvir diligentemente à voz de Deus, ou seja, bastava confiar (ouvir), porém, o povo queria realizar algo ( Ex 19:8 ).
Em seguida Deus anunciou a Moisés que viria em uma nuvem expessa para que o povo ouvisse quando Ele falasse com Moisés, para que cressem também em Moisés ( Ex 19:9 ). Entretanto, quando Moisés levou o povo para fora do arraial e Deus começou a falar, o povo temeu e fugiu ( Ex 20:18 ).
Apesar da voluntariedade e espontaneidade, o povo não atendeu a ordem divina: "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz..." ( Ex 19:5 ), rejeitaram a voz de Deus "Fala tu conosco, e ouviremos. Mas não fale Deus conosco..." ( Ex 20:19 ), pois não confiavam em Deus que firmou a aliança "...para que não morramos" ( Ex 20:19 ; Ex 19:5 ).
Não foi diferente à época de Cristo, pois o povo lia os escritos de Moisés, mas não criam em Deus ( Jo 5:46 -47).
À semelhança dos milagres realizados no Egito para libertação do povo de Israel, Jesus operou muitos sinais miraculosos visando a libertação espiritual do povo.
Jesus atravessou o mar da Galiléia, e grande multidão O seguia por causa dos milagres ( Jo 6:1 ). Ao ver a grande multidão que se aproximava, Jesus tinha um plano, porém, perguntou a Filipe: "Onde compraremos pão para toda essa gente?" ( Jo 6:5 ).
Em seguida houve a multiplicação dos pães e peixes, e a multidão comeu carne e pão até estarem saciados, de modo semelhante ao povo que comeu carne e maná (pão) no deserto. Após o milagre foi recolhido doze cestos de pães que sobejaram ( Jo 6:13 ).
A multidão viu o milagre realizado por Jesus e disseram: "Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo" ( Jo 6:14 ). Ora, para o homem, um profeta verdadeiro é aquele que se ocupa das mazelas sócio-econômicas do povo. Se comer carne e pão a se fartar, a multidão procura fazer do profeta rei, porém, quando o profeta transmite a palavra de Deus, rejeitam-no.
Quando a multidão encontrou Jesus do outro lado do mar, ele alertou: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará..." ( Jo 6:27 ).
Diante da oferta de comida (vinho e leite) sem dinheiro e sem preço que o Filho do homem fez ( Is 55:1 ), o povo fez a pergunta emblemática: "Que faremos para executar as obras de Deus?" ( Jo 6:28 ). E Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crede naquele que Ele enviou" ( Jo 6:29 ).
Deus enviou o seu servo Moisés para que cressem e não creram. Enviou muitos outros profetas e continuaram não crendo. Por último, Deus enviou o Filho, e o povo permaneceu firme na incredulidade, não se demoveu de suas convicções: "Tudo que o Senhor falou, faremos" ( Jo 6:28 ; Ex 19:8 ), e permaneceram longe do Senhor, por não ouvirem a Sua voz "O povo permaneceu de pé de longe, enquanto Moisés se chegou às densas trevas, onde Deus estava" ( Ex 20:21 ).
Quando Jesus anunciou que a obra que Deus tem a realizar se vincula à sua Palavra, a multidão, como o povo em Redifim, tentaram a Cristo dizendo: "Que sinais miraculosos, pois, fazes tu, para que vejamos e creiamos em ti? Que farás? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu" ( Jo 6:30 -31).
O sinal miraculoso da multiplicação dos pães, que o povo viu e comeu, ficou no esquecimento. Com base em suas necessidades pessoais, tentaram a Cristo "Está o Senhor no meio de nós, ou não?" ( Ex 17:7 ). Ver sinais miraculosos, comer carne e pão, ou beber água que sai da rocha em pleno deserto, não traz fé aos homens.
Enquanto buscavam saciedade, Jesus se apresentou como sendo o pão da vida. Jesus anunciou que, qualquer que vem (crê) até Ele, jamais terá fome ou sede. Qualquer que ficar de longe, mesmo que prestando serviço voluntariamente, e não der ouvido à palavra anunciada, não terá vida em si mesmo ( Jo 6:53 ).
O povo não queria ouvir a palavra de Deus junto ao monte Sinai, e não deram ouvido ao que Cristo anunciava, porém, desejava ver sinais miraculosos como condição essencial para crerem.
Deus providenciou o Verbo encarnado porque o povo exigia `ver'. Deus providenciou a Pedra Angular, o que é muito mais maravilhoso do que qualquer sinal miraculoso, e mesmo assim rejeitaram-no "Isto foi feito pelo Senhor e é coisa maravilhosa aos nossos olhos?" ( Mc 12:11 ; Sl 118:23 ).
Deus alertou para que o povo O ouvisse diligentemente, porém o povo exigia ver e queria fazer. A voluntariedade do povo em prestar serviço fez com que se afastasse do Deus vivo ( Ex 19:8 ; Ex 20:18 ; Hb 3:12 ). O povo foi convidado a confiar (ouvir) no cuidado de Deus, o garantidor da aliança, mas pensaram que o `favor' de Deus era a paga pelas suas realizações. Erraram em seus corações e não conheceram o caminho de Deus ( Hb 3:10 ).
Por que Deus concitou o povo no deserto a ouvir? Porque a fé (confiança) e a vida (ouvir) vêm pela palavra de Deus "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" ( Rm 10:17 ). Só ouve a palavra de Deus aquele que tem vida, vida que é concedida através da palavra de Deus ( Dt 8:3 ).
Jesus, por sua vez, convidou o povo a comer da sua carne e a beber do seu sangue, para que alcançassem vida "Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos" ( Jo 6:53 ). Ora, a carne e o sangue de Cristo é verdadeiramente comida, e por isso ele concitou os seus ouvintes a trabalhar pela comida que permanece para a vida, ou seja, que cressem em seu nome ( Jo 6:27 ).
Em todos os tempos Deus nunca desistiu da humanidade, visto que a mensagem é a mesma em todos os tempos: "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz..." ( Ex 19:5 ); "Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom (...) Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim, ouvi, e a vossa alma viverá" ( IS 55:2 -3 ; Jo 6:63 e Hb 2:1 ).
Ora, `nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus' ( Mt 4:4 ), porque as palavras ditas por Cristo `... são espírito e vida' ( Jo 6:63 ).
Por que confiar? Porque a palavra de Deus não volta vazia. É a palavra de Deus que realiza tudo o que é aprazível a Deus ( Is 55:11 ). Basta somente o homem comprar sem dinheiro e sem preço, ou seja, ouvir, que receberá as firmes beneficências prometidas a Davi, conforme a aliança que ele estabeleceu ( Is 55:3 ).
Certa feita Jesus foi abordado por um homem de posição, e ao ouvi-lo dizer que fazia todas as coisas pertinentes à lei desde a sua mocidade, recebeu o seguinte alerta: "Ainda te falta uma coisa" ( Lc18:22 ). O alerta de Jesus foi motivado pela convicção do homem "Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. Quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: `Ainda te falta uma coisa'" ( Lc 18:21 -22).
A fala do homem de posição reproduziu o mesmo pensamento do povo no deserto que pereceu e não entrou no descanso prometido por Deus ( Hb 3:17 )! Tanto o povo do deserto quanto o homem de posição estavam confiados em suas próprias realizações. Ele estava seguro de que realizava o necessário para ter direito a vida eterna.
Este também era o entendimento dos escribas e fariseus, visto que sabiam os mandamentos de cor, não matavam, não roubavam, não adulteravam, não diziam falso testemunho, honravam pai e mãe, etc ( Lc 18:11 compare Lc 18:20 -21), porém, faltava a todos uma única coisa: comprar sem dinheiro e sem preço, vinho e leite, ou seja: ouvir atentamente ( Is 55:1 ).
Por descenderem da carne de Abraão, os fariseus estavam confiados na sua carne, ou seja, faziam dela a sua força ( Jr 17:5 ; Fl 3:4 ). Honravam a Deus com os lábios, mas o coração apartava-se do Senhor ( Jr 17:5 ; Is 29:13 ). O temor deles consiste em mandamentos de homens, pois não deram ouvido à palavra do Senhor "E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" ( Jr 32:40 ).
Na palavra de Deus (temor) há fidelidade perpétua, pois Ele estabeleceu uma aliança eterna "No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos" ( Pr 14:26). Mas, qualquer que não ouve a sua palavra, em vez de se refugiar, se lança da presença de Deus (Ex 20:18 ).
Deus falou ao povo de Israel através de profetas, mas nestes últimos dias falou ao seu povo através do Filho ( Hb 1:1 ). A proposta é a mesma que foi apresentada no deserto: que o homem atente diligentemente para as coisas que já foram anunciadas ( Hb 2:1 ; Ex 19:5 ).
O alerta do Espírito Santo é para que o homem ouça a sua voz ( Hb 3:7 ), para que possa ter acesso ao descanso prometido ( Hb 3:11 ; Sl 95:11 ). Sendo certo que, todos que crêem entram no descanso prometido, tal qual foi anunciado pelo Senhor ( Hb 4:3 ).
Aquele que confia na palavra de Deus entra para o repouso do Senhor, e assim como o Senhor, descansa de suas obras ( Hb 4:10 ). Passa a assentar (descanso) nas regiões celestiais em Cristo ( Ef 2:6 ).
Enquanto os sacerdotes da antiga aliança não podiam assentar no tabernáculo porque o povo não quis ouvir a palavra de Deus, os sacerdotes da nova aliança estão descansados, pois estão assentados nas regiões celestiais em Cristo ( 1Pe 2:5 ).
Mas, qualquer que queira fazer alguma obra, não confia em Deus, que trabalha para aqueles que nele esperam "SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras" ( Is 26:12 ; Is 64:4 ). A paz e o descanso prometido decorrem das obras que Deus realiza-nos que crêem.
Como o povo de Israel recuou no monte Sinai e se pôs ao longe para não ouvir a palavra do Senhor, o escritor aos Hebreus concita aos cristãos a se achegarem com confiança diante do trono da graça ( Hb 4:16 ).
Ora, o povo no deserto rejeitou ouvir a palavra de Deus, por isso ela foi impressa na pedra. Por não confiarem em Deus, a palavra de Deus que é viva e eficaz, rocha para quem confia, tornou-se pedra de tropeço para o povo de Israel ( Rm 9:33 ).
A promessa de Deus é de salvação a todos que crêem. A única coisa que faz o homem afastar-se de Deus é o coração perverso herdado de Adão ( Hb 3:12 ). O coração é perverso por causa da ofensa de Adão, e nomeado incrédulo, por não se aproximar do Deus vivo ( Ef 4:18 ). Ao ouvir a mensagem do evangelho a ignorância é desfeita ( Ef 4:21 ).
Qualquer que crê que, por intermédio de sua palavra Deus cria (Bara) um novo coração e renova o espírito do homem, certamente entrou para o descanso do Senhor ( Sl 51:10 ).
No deserto, por meio da sua palavra, Deus daria ao povo um novo coração e um novo espírito, porém, por não darem ouvido à palavra (incredulidade), Deus imprimiu a sua palavra em uma pedra ( 2Co 3:3 ). Bastava o povo ouvir à voz de Deus, que Ele imprimiria sua Palavra em seus corações. Mas, como o povo não ouviu, Deus imprimiu sua palavra nas tabuas de pedra.
É necessário àquele que deseja a vida conscientizar-se de que as boas ou as más ações não mudam a condição do homem diante de Deus. Em Adão todos pecaram, e não há diferença diante de Deus entre os pecadores: o melhor é um espinho, e o mais reto é uma sebe de espinhos! ( Mq 7:4 ).
Quando o homem compreende que é impossível salvar-se por meio de suas ações, e refugia-se na palavra de Deus, então Deus realiza a sua obra ( Jo 6:29 ). Para que Deus realize a sua obra no homem, basta dar ouvido à palavra, que é espírito e vida ( Jo 6:63 ; 1Co 2:4 ). A obra que Deus realiza naqueles que ouvem a sua palavra (treme) é fazê-los nova criatura, o que torna as suas obras aceitáveis diante d'Ele "Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra" ( Is 66:2 ).
Após anunciar no Sermão da Montanha que os pobres de espírito são bem-aventurados, Jesus concluiu o sermão dizendo: "Portanto todo aquele que ouve estas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" ( Mt 7:24 ; 1Co 10:4 ; Rm 9:32 ; At 4:11 ; Dn 2:45 e Ex 20:25 ).
Ou seja, o Sermão da Montanha deriva da mensagem anunciada por Deus através de Isaias. O pobre de espírito é bem-aventurado porque ouve a palavra de Deus ( Mt 5:3 ; Mt 7:24 e Is 66:2 ), porque come (treme) o que é bom ( Is 55:2 ).
Quem ouve e pratica as palavras de Cristo é comparável ao homem prudente que edifica sua casa sobre a rocha. Quem ouve e pratica vê que quem edificou todas as coisas é Deus ( Hb 3:4 ). É prudente pois sabe que está sobre edificado na pedra angular ( Ef 2:20 ), como pedras vivas ( 1Pe 2:5 ).
Após crer na mensagem do evangelho, basta conservar firme a confiança e a glória da esperança ( Hb 3:6 ; Hb 3:14 ). O temor (palavra) do Senhor deve estar no coração ( Hb 4:1 ), pois as boas novas também foi anunciado ao povo de Israel no deserto, mas foram incrédulos ( Hb 4:2 ).
E o que propõe um coração incrédulo? Propõe fazer tudo o que o Senhor ordena ( Ex 19:8 ), porém, o que é agradável a Deus não fazem: ouvir (temer, crer) a palavra de Deus ( Is 66:4 ; Jr 32:40 ). Escolhem os seus próprios caminhos porque tremem de medo e rejeitam o Senhor ( Ex 20:18 ; Is 66:3 ).

VITÓRIA COMPLETA


VITÓRIA COMPLETA


2Rs 13:14-19
Essa passagem mostra-nos 3 elementos para alcançar a vitória completa:


1.PALAVRA PROFÉTICA

A. DEVE SER BUSCADA v 14 Jeoás foi visitar Eliseu (profeta)

B.A CASA DO SENHOR É O LOCAL DESIGNADO POR DEUS -Sl 27:4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

C.BUSCAR DE TODA ALMA , DE TODO CORAÇÃO, COM TODAS AS FORÇAS Sl 84:2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

D.OUVIR A VOZ DO PROFETA v 15a Então Eliseu disse:2Cr 20:20b Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.


O profeta é o porta voz de Deus , através dele é liberada a palavra de benção a PALAVRA PROFÉTICA.


Eu profetizo :

Sl 91:10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.

Sl 91:16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.

Mt 28:20 E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Dt 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:


2.ATO PROFÉTICOATOS PROFÉTICOS – são símbolos ou gestos que representam uma verdade espiritual. É uma maneira de trazer as coisas invisíveis de Deus para uma realidade visível, a fim de publicar a nossa fé e fortalecê-la, deixando claro para Deus e para uma realidade visível, a fim de publicar a nossa fé e fortalecê-la, deixando claro para Deus e para os homens aquilo que cremos.


JEOÁS TINHA UM INIMIGO A SER DERROTADO.- QUAL INIMIGO QUE VOCÊ PRECISA DERROTAR ?


v 15b Eliseu manda Tomar um arco e flechas.- TOME O ARCO E A FLECHAS PELA FÉ AGORA!


v 16a e Eliseu lhe disse que se preparasse para atirar.PREPARE SE PORQUE DEUS QUER SE MANIFESTAR NA SUA VIDA


v 16b E o rei fez o que ele mandava. Aí Eliseu pôs as mãos por cima das mãos do rei( o profeta estava abençoando e direcionando o rei para que alcançasse a vitòria) DEUS QUER TE DAR VITÓRIA


v 17 Eliseu faz um ato profético ( manda atirar a flecha) COMECE A ATIRAR A FLECHA


CADA FLECHA LANÇADA É UM INIMIGO DERROTADO


3.ATITUDE DE FÉ

A.Tenha atitude de fé. 18 Disse ainda: Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel: Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou.

B. NÃO DESISTA19 Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros.


Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.


O importante não é começar bem , mas terminar bem.
A DESISTÊNCIA É UMA PROVA DA FALTA DE FÉ E UM IMPEDIMENTO PARA ALCANÇAR A VITÓRIA