05 abril 2025

Neemias: Um Coração Limpo Para Um Novo Começo

 Pr Aldenir Araújo

Texto: Neemias 4:1-23

Introdução: Deus castigou Israel por seus pecados. Os judeus passaram 70 anos em cativeiro na Babilônia. Deus havia prometido que Ele os traria de volta à Terra Prometida depois dos 70 anos. O castigo tinha acabado e agora Deus estava trazendo seu povo de volta para casa como havia prometido. Neemias estava em uma missão. Ele iria reconstruir os muros ao redor da cidade de Jerusalém. Eles estavam começando de novo, um novo começo para o povo de Deus. Estamos prestes a iniciar um novo ano.

Há algumas lições de Neemias que podemos aplicar às nossas vidas para ter sucesso espiritual no Ano Novo.

I. A reprovação pelos adversários (4:1-3)

A. A ira do inimigo. (4:1, 6-7)
1. Satanás e o mundo não são amigos do cristão. Satanás não quer que os cristãos sejam testemunhas espiritualmente fortes e eficazes para Deus. O diabo fica irado com os cristãos que estão sendo usados e abençoados por Deus. Satanás usará qualquer coisa para atacar o povo de Deus. No caso de Neemias, os adversários eram Sambalate, Tobias e outros.
2. Deus castigou Israel por seus pecados. Os judeus passaram 70 anos em cativeiro na Babilônia. Deus havia prometido que Ele os traria de volta à Terra Prometida depois dos 70 anos. O decreto para reconstruir o Templo foi dado a Esdras, o sacerdote, pelo rei da Pérsia. (Esdras 1:1-11) O sacerdote Esdras retornou a Jerusalém primeiro para reconstruir o Templo.
3. O rei Artaxerxes deu a Neemias a permissão para ir a Jerusalém e reconstruir o muro. Os inimigos de Israel se opuseram à obra de Deus.
4. A oposição não é apenas uma evidência de que Deus está abençoando, mas é também uma oportunidade para crescer. As dificuldades que vieram durante o trabalho trouxeram o melhor em Neemias e seu povo.

B. A investida do inimigo. (4:11-12)
1. Neemias descreveu diferentes tentativas do inimigo para impedi-los de reconstruir o muro. O inimigo usou o ridículo, (4:1-6) o desânimo, (4:10) o medo, (4:11-23) a calúnia, (6: 5-9) e ameaças (6:10-16) só para citar alguns.
2. Como cristãos, devemos colocar toda a armadura de Deus. (Efésios 6: 13-17.) O diabo está disparando seus dardos inflamados contra nós. Ele tenta nos intimidar e desencorajar-nos de fazer o trabalho de Deus. Nós devemos "Resisti ao diabo", e ele fugirá de nós. (Tiago 4:7)
3. Devemos lembrar as palavras de Paulo em Efésios 6:11: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo"
4. Alguém disse: "Construção e luta são parte normal da vida cristã, se formos fiéis discípulos" (Lucas 14:28-33). Nós devemos permanecer em guarda contra os nossos adversários.

Veja também:

II. O lixo do passado (4:10)

A. A razão para o lixo.
1. O muro e a cidade sofreram a destruição pelos babilônios. O muro foi destruído e as portas foram queimadas a fogo. (Neemias 1:2-3). Os muros da cidade tinham ficado em ruínas há mais de 70 anos. O lixo era um fardo e obstáculo para reconstruir os muros.
2. Podemos permitir que o lixo se acumule em nossas vidas. A menos que estejamos dispostos a lidar com o lixo que acumulamos em nossas vidas durante 2015, vamos trazer esse lixo para o Ano Novo. Quais são alguns do lixo em sua vida esta noite?
3. O lixo pode ser medo, culpa, amargura, falta de perdão, preocupação e ansiedade ou inveja. Você pode abrigar pecado em sua vida esta noite que você não tenha se arrependido e confessado a Deus. O lixo afeta o seu relacionamento com Jesus Cristo. O lixo promove atitudes erradas e comportamento pecaminoso. Corrói seu testemunho e rouba-lhe o seu potencial dado por Deus.

B. A remoção do lixo.
1. Ao chegar em Jerusalém, Neemias examinou as ruínas do muro à noite. (Neemias 2:12-14)
2. O lixo teve que ser removido antes que eles pudessem construir as paredes em uma base sólida. Foi um grande empreendimento limpar todo o lixo, antes de começar a reconstruir as paredes.
3. Nós precisamos nos livrar do lixo em nossas vidas hoje, ou vamos levá-lo conosco ao longo do Ano Novo.
4. Nós como crentes podemos permitir lixo em nossas vidas. Se permitirmos que o lixo acumule e permaneça, nós nunca vamos se tornar o que Deus deseja para nós. O lixo destrói o nosso testemunho, dificulta o trabalho de Deus, rouba-nos a alegria da nossa salvação, e traz vergonha ao nome do Senhor. O primeiro passo na remoção do lixo de nossas vidas é reconhecer que o lixo é pecado.
5. Só você e Deus sabe o lixo que você tem em sua vida. Não se deixe enganar e cometer o erro de ignorar o pecado em sua vida. Confesse-o a Deus. Nada que o mundo ou o diabo lhe oferece vale a pena, na perda de um relacionamento quebrado com o Senhor.

III. Resoluções para o futuro

Muitas pessoas fazem resoluções de Ano Novo. Seja qual for as resoluções que podemos fazer, elas só são boas se nós as cumprirmos. Neemias e os judeus resolveram que iriam reconstruir os muros de Jerusalém. Podemos aprender com as Escritura várias coisas para aplicar em nossas vidas durante o próximo ano para tornar-nos cristãos mais fortes. A firmeza é essencial para nós termos vitórias espirituais.

A. Sua firmeza.
1. Comprometidos em oração a Deus. (v. 9) "Nós, porém, oramos ao nosso Deus"
2. Vigilância contínua do inimigo. (v. 9) "pusemos guarda contra eles de dia e de noite"
3. Confiantes na presença de Deus. (v. 14, 20) "O nosso Deus pelejará por nós"
4. Continuidade na obra de Deus. (v. 6, 15) "povo se inclinava a trabalhar"
5. Coragem em face do perigo. (v. 16-21)

B. Seu sucesso. (Neemias 6:15-16)
1. Os judeus terminaram o muro em 52 dias. Este foi um feito inacreditável sob tais circunstâncias terríveis. As pessoas foram bem-sucedida. Deus tinha atribuído a Neemias e o povo uma tarefa além de si mesmos. Com fé em Deus e disposição para o trabalho, eles concluíram o muro.

Conclusão:

1. Como cristãos, nós vivemos em um ambiente hostil a nossa fé. Temos muitos adversários.
2. Nossa maior ameaça vem de nós mesmos. Não devemos permitir que o lixo do pecado permaneça em nossas vidas.
3. Deus nos salvou com o potencial de nos fazer crescer em gigantes espirituais. O pecado impede o nosso crescimento espiritual.
4. Você deve colocar de lado o lixo do passado e ter a vontade de ser tudo o que Deus planejou para você ser.
5. Se você ainda é salvo, comece o Ano Novo experimentando o novo nascimento. Coloque sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador.

04 abril 2025

Ebenézer: A Ajuda de Deus

 Pr Aldenir Araújo 

Texto: 1 Samuel 7:1-12


Introdução: Em muitas cidades do nosso país e do mundo existem monumentos. Na maioria dos casos esses monumentos são dedicados a grandes personalidades. As vezes os monumentos relembram grandes cientistas. Outras vezes relembram grandes homens que deram suas vidas pelo pais.

Em 1 Samuel 7:12 encontramos um monumento que consistia de uma pedra a quem chamavam: Ebenézer, com o significado para os Hebreus “Até aqui nos ajudou o Senhor”. O que lembrava aquele monumento? Em mais ou menos 1100 Antes de Cristo, no tempo dos juízes, governava o profeta Samuel. Os filisteus atacavam continuamente os israelitas. Samuel orou e Deus lhes deu o livramento; por isso, erigiram aquele monumento entre Mizpá e Sem. Era uma recordação da ajuda divina.

Todos nós precisamos dessa ajuda e Deus quer nos ajudar hoje. Como receber a ajuda de Deus? Nesse texto encontramos algumas respostas.

1. A ajuda de Deus vem quando amamos a Deus

Parece uma verdade simples, mas o versículo 2 lemos que o povo “suspirava pelo Senhor”. Eles não sentiam o Senhor no meio deles. Eles tinham algo que simbolizava essa presença: A arca da aliança. Era uma caixa de madeira. Dentro dessa arca estava as tabuas da lei, a vara de Arão que floresceu, um pedaço do maná que caiu no deserto e, encima dela a gloria da presença de Deus.

Na história de Samuel vemos que durante vinte anos a arca esteve em poder dos inimigos, ou seja, a gloria de Deus estava ausente. O povo começou a lamentar, até que finalmente a recuperaram.

Hoje também tem pessoas que perderam a sensação da presença de Deus. Por isso lemos no Salmo 42:12 sobre a necessidade de clamar como o cervo brama pelas águas. Como diz o Salmo 73:25 “A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti”. Falamos de um Deus de amor, de recuperar o sentido da sua presença. Se não o amamos, se não o convidamos a entrar em nossa vida, não poderá nos ajudar.

2. A ajuda de Deus vem quando removemos os ídolos.

Os versos 3-5 nos falam de deuses como baal e astarote, divindades pagãs, que jamais poderiam ser reconhecidas como verdadeiros deuses. Haviam substituído O Único que é real. Samuel ordenou que removessem esses deuses.

Hoje ninguém segue baal ou astarote, mas a maioria das pessoas tem outros deuses. Tem pessoas que parece venerar os animais como se fossem deuses, para outros o deus é o título, o cargo, a posição social ou econômica. Podem ser coisas boas, mas deixam de ser quando pretendem substituir o Deus verdadeiro. Não podemos colocar ídolos no nosso coração.

Junto a Índia está a grande ilha de Ceilão, hoje chamada de Sri Lanka, onde se pratica a religião budista. Buda foi cremado ao morrer no ano de 543 depois de Cristo. Nesse momento alguém resgatou um dente, que foi colocado em templo conhecido como “O Templo do Dente”. Está encrustado com diamantes, rodeado de flores e mais de cem mil pessoas o visitam anualmente.

Se julgamos que isso não faz sentido, temos de analisar se nós não estamos também idolatrando outras coisas. Temos que removê-las e prestar culto ao verdadeiro Deus de quem vem toda a ajuda.

3. A ajuda de Deus vem quando recorremos a oração.

Aqui nesse texto vemos como o povo orava e jejuavam. Hoje isso não é frequente. As pessoas não oram, não jejuam, não dedicam tempo para Deus, e por isso não são ajudadas por Deus. Talvez precisamos de menos pregação e mais oração. Ou talvez nossa pregação tenha mais impacto se oramos e jejuarmos mais.

No versículo 8 lemos que o povo disse a Samuel; “Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós”. Em Tiago 4:2 está escrito que não temos porque não pedimos. Jeremias 33:3 nos promete: “clama a mim e responder-te-ei”. Temos um grande recurso que não usamos. Recorremos a história e vemos que a oração era essencial na vida dos grandes homens de Deus. Deus continua nos ajudando se orarmos a ele. Se levarmos nossos problemas a ele, comprovaremos que eles podem ser destruídos como os filisteus. Oremos a Deus que venha nos ajudar.

4. A ajuda de Deus vem quando lembramos o cordeiro que é nosso substituto.

Nos versículos 9-10 lemos que Samuel tomou um cordeiro e o ofereceu ao Senhor. Era o substituto pelos pecados do povo, assim como nós precisamos de um substituto por nossos pecados. Jesus é o cordeiro substituto que levou sobre si os nossos pecados.

No Evangelho de João 1:29 lemos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Temos um Salvador, um cordeiro sem mancha que pagou o preço pelos nossos pecados.
Nada podemos fazer sem ajuda do céu. Lembremos que esse cordeiro hoje ruge como o Leão da tribo de Judá. Confiemos nele, ele é a ajuda que tanto precisamos.

5. A ajuda de Deus vem quando permitimos que a vitória seja de Deus.

No verso 10 vemos que quando os filisteus atacaram, O Senhor bradou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus e os atemorizou. Devemos crer; o poder de Deus pode confundir e destruir o inimigo. Que Deus lute nossas batalhas.

Clamemos por sua ajuda ele e ele destruirá os nossos inimigos. No livro do profeta Isaias 59:19 diz: “Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira”.

Então Deus venceu o inimigo, do mesmo modo que pode hoje dominar Satanás. Ele pode restaurar o que “devorou a lagosta”. Vamos levantar hoje um memorial como Ebenézer para lembrar sempre a necessidade de ter Deus como nosso ajudador.

03 abril 2025

A Paciência de Jó

 Texto: Jó 1:20-22

Introdução
A. O livro de Jó foi escrito para responder perguntas que as pessoas em todo tempo e cultura tem feito: Porque sofre o homem?
B. Deste livro aprendemos que ainda que nem sempre podemos entender as ações de Deus, sempre devemos conservar nossa fé.

I. Para compreender o sofrimento de Jó, devemos ver quão baixo ele caiu.

A. Jó era rico em todos os sentidos (1:1-5).
B. Em um só dia ele perdeu quase tudo o que tinha (1:14-18).
C. Embora isto seja difícil de imaginar, não foi o fim do seu sofrimento (2:7-10).
D. Uma vez que muitos acreditam que todo sofrimento é o resultado do mal, Jó também perdeu sua reputação (29:7-11; 30:1,9-11).

II. Através de todas estas calamidades, Jó perseverou.

A. Quando Jó sofreu perdas, adorou ao Deus do céu (1:20-22; 2:10).
B. Isto não quer dizer que Jó era perfeito em tudo (38:2-3).
C. Embora Jó não sendo perfeito, permaneceu confiando em Deus (27:2-6; 31:15-16).
D. Jó também se arrependeu quando percebeu seu erro (42:1-6).

Conclusão

A. Há momentos que o cristão sofre, mesmo quando não comete nenhum mal (2 Timóteo 3:12; 1 Pedro 2:18-23; 4:12-13).
B. Em Cristo podemos encontrar a força para perseverar, não importa quais os problemas que enfrentamos.

Pr Aldenir Araújo

02 abril 2025

Pedir, Buscar, Bater - A virtude da Perseverança

 Texto bíblico: Mateus 7:7-11

Introdução:
A. Por que algumas pessoas ...
1. Tem êxito em ter suas orações respondidas?
2. Tem uma maior compreensão da Bíblia?
3. Alcançam mais almas para Cristo?
4. É habilidade, gênio ou sorte?
B. A resposta é sugerida por Calvin Coolidge: "Avance! Nada no mundo pode tomar o lugar da perseverança. Talento não; nada é mais comum do que homens malsucedidos com talento. Gênio não; gênio sem recompensa é quase um provérbio. Educação não, o mundo está cheio de negligentes".
C. Em Seu Sermão da Montanha, Jesus falou sobre a virtude da perseverança ...
1. Especialmente em sua relevância para a oração
2. Dando-nos motivação para perseverar no nosso serviço a Deus
D. Nosso texto é Mateus 7:7-11, no qual encontramos o ensinamento de Jesus sobre ...

I. O princípio da "Perseverança"

A. Mateus 7:7-8
B. Perseverança está implícita nestes versos ...
1. Pelo tempo do Grego
a. É o tempo presente, o que reforça mais frequentemente "ação contínua"
b. Literalmente, então, Jesus está dizendo:
1) "continue pedindo", e será dado a você
2) "continue buscando", e você vai encontrar
3) "continue batendo", e será aberta para você
c. Pela progressão dos próprios termos
1) "pedir" é um nível de investigação
2) "buscar" sugere um passo à frente, como quem está prestes a descobrir o que pede (pedir + ação)
3) "bater" é mais um passo à frente, persistindo em encontrar o que procura (pedir + ação + perseverança)
C. A perseverança é particularmente relevante:
1. Na questão da "oração"
a. Como implicado mais tarde em Mateus 7:11
b. Jesus muitas vezes sublinhou a persistência no ensino sobre a oração
1) Na parábola do "amigo persistente" - Lucas 11:5-8
2) Na parábola da "viúva persistente" - Lucas 18:1-8
2. Na questão do "estudo bíblico"
a. Muitas pessoas desistem muito cedo em seus estudos bíblicos
b. Mas aqueles que perseveram em seus estudos são aqueles que se beneficiam das bênçãos que a Palavra de Deus fornece
1) Salmo 1:1-3
2) Salmo 119:97-104
3. Na questão do "evangelismo"
a. Muitos não produzem frutos, porque eles desistem muito cedo
b. Mas nós colhemos o que semeamos; quanto mais persistente somos na semeadura, mais iremos colher
4. Se desejamos sucesso em qualquer empreendimento, mais especialmente na oração, estudo bíblico, e evangelismo, então temos de adotar - "A virtude da Perseverança"
D. Para nos encorajar a fazê-lo, Jesus passa a fornecer ...

II. Um motivo para a perseverança

A. Mateus 7:9-11
B. Deus tem prazer em dar boas coisas aos seus filhos ...
1. Para ilustrar, Jesus dá um argumento simples (do menor para o maior)
a. Isto é, os homens dão boas coisas aos seus filhos que pedem
b. Quanto mais, nosso Pai do céu!
2. Jesus enfatizou esse atributo paternal de Deus, em seu sermão
a. No que diz respeito às nossas necessidades físicas - Mateus 6:31-32
b. E agora no que diz respeito às coisas que são boas para nós - Mateus 7:11
3. Isto é especialmente verdade no que diz respeito à oração!
a. Como Jesus prometeu a seus discípulos - João 15:7
1) Condicionado à nossa permanência n'Ele
2) Condicionado à Suas palavras permanecendo em nós
b. Como o apóstolo João escreveu - 1 João 5:14-15
1) Condicionado à nós pedirmos segundo a Sua vontade
2) Quando conhecemos Sua vontade para nós (isto é, a Sua Palavra habitando em nós)
c. E, como Tiago escreveu - Tiago 4:3
1) Presumindo que não estamos pedindo para ganho pessoal e egoísta
2) Mas muitos não desfrutam o favor de Deus, simplesmente porque eles não pedem!

Conclusão: Peça, busque, bata
A. Perseverar, então, é uma nobre virtude, especialmente no que diz respeito à oração ...
1. Temos um Pai no céu que não é insensível aos apelos persistentes de Seus filhos
2. Contanto que não peçamos mal, as orações persistentes não ficarão sem resposta!
B. Se desejamos receber, encontrar, e ter as portas abertas para nós, então devemos ...
1. Continuar pedindo
2. Continuar buscando
3. Continuar batendo ... não só no que diz respeito à oração, mas em todos os empreendimentos dignos dos cristãos (por exemplo, estudo bíblico, evangelismo)!
C. Você já pediu, buscou ou bateu hoje ...?

Pr Aldenir Araújo

01 abril 2025

Os Resultados da Adoração

 Pr  Aldenir Araujp

Texto: Isaías 1:11-20

Introdução: Todos os filhos de Deus sabem que devem adorá-Lo. As escrituras declaram: "...Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem" Salmo 45:11. Salmo 95:6 diz: "Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou"

Nós que fomos salvos conhecemos como Hebreus 10:25 nos diz que não devemos abandonar "a nossa congregação".

Temo que, embora todos nós sabemos que devemos adorar, alguns de nós não sabe qual o resultado dessa adoração. É também vividamente claro que o culto a Deus foi pervertido por muitos.
1. Eles o fazem em uma experiência onde a música e a pregação conduz as pessoas em um frenesi emocional.
2. Alguns mudaram o culto em um entretenimento. O púlpito tornou-se um palco para entreter as pessoas. As pessoas não vêm para adorar a Deus, mas para se divertir com a "chamada" música cristã moderna e uma mensagem genérica que faz as pessoas se sentirem bem consigo mesmas.
3. Inclusive para alguns, o nome foi alterado de culto para uma "celebração". Você precisa olhar para as duas palavras em um dicionário para aprender que elas são diferentes palavras com significados diferentes.
4. Essas igrejas orgulhosamente anunciam "cultos não-tradicionais". Muitos nem sequer se denominam igrejas nomeando-se "centros de vida da família", "catedrais", e uma série de outros nomes não bíblicos.

Se os resultados adequados não ocorrem no culto, então, o adorador não ofereceu um culto agradável a Deus. Isto significa que...

Se uma pessoa pensa que pode ir para a Casa de Deus, passar por alguns rituais, cantar algumas músicas, ouvir um discurso, ter um bom momento, ser emocionalmente estimulada, e depois sair e esquecer tudo isso, essa pessoa não adorou a Deus.

Esta mensagem vai observar o culto de uma perspectiva prática e bíblica. Particularmente enfatizando os resultados que a adoração deve ter em você, resultados que tanto abençoa o seu coração como honram a Deus. Este é uma verdade importante que a verdadeira adoração honra o Senhor e tem um profundo efeito sobre quem adora.
O foco principal será sobre os resultados que a adoração deve ter em nós, porque a adoração sem resultados é escárnio perante Deus.

Devemos, primeiramente, ir para o Antigo Testamento para entender o que é a adoração. Um princípio de hermenêutica é a regra da "primeira menção". Em outras palavras, quando Deus em primeiro lugar menciona uma verdade doutrinária Ele estabeleceu certos princípios relativos a essa verdade. No Antigo Testamento Deus nos ensina os princípios da adoração.

Para compreender corretamente a adoração ... primeiro você deve ir para o Antigo Testamento e ver como ela foi criado.

Referindo-se ao Antigo Testamento, 1 Coríntios 10:11 diz esta verdade: " Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos"

Nosso texto, Isaías 1:11-20 é uma passagem clássica que estabelece esta verdade no Antigo Testamento.

Leia Isaías 1:11-20

Várias verdades são encontradas aqui:

1. Deus não estava satisfeito e, portanto, não estava aceitando suas ofertas (sem valor) "vãs". (Ofertas significa aquilo que era oferecido a Deus em adoração)
- Eu acredito que vale a pena notar o que aprendemos sobre a adoração do fracasso de Israel, o povo escolhido de Deus.
- Isso é interessante na medida em que o próprio Deus estabeleceu as práticas de oferecer sacrifícios ao Senhor. Da forma como os sacrifícios estavam sendo oferecidos, ofendiam a Deus. A gravidade deste assunto é vista em que Deus usa palavras e frases tais como "abominação", "iniquidade", "minha alma as aborrece", "Eu estou cansado de as sofrer", para descrever a sua visão da adoração deles.

2. Além disso, Deus diz ... Eu não vou ouvi-los. Nós estamos em sérios apuros se Deus se recusar a nos ouvir.
a. A pergunta é a seguinte: Quanto da nossa adoração Deus aceita? Esta é uma questão pessoal. No culto se Deus é adorado, a adoração pessoal deve ter ocorrido.
b. Quantas vezes quando chegamos a igreja e a nossa adoração é vã, porque nós realmente não entendemos a adoração e oferecemos ao Senhor o culto, como se tem instruído.

3. Deus nunca condena sem oferecer a redenção da ofensa. Seu desejo é que os homens vivam vidas justas que é a melhor vida que um homem pode viver. Deus diz a Israel:
a. “Lavai-vos, purificai-vos”. 1 João 1:9 afirma a mesma verdade ao cristão no Novo Testamento. Quando pecamos, devemos confessá-lo e deixar que Deus nos purifique de nossos pecados.
b. Para deixar suas más obras. Observe o que o Novo Testamento diz aos crentes:
- Romanos 13:14 "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências"
- Efésios 4:24 "e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade"
- Efésios 6:11 "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo"
- Colossenses 3:10 "e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"
- Colossenses 3:12 "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade"
- Colossenses 3:14 "E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição"
c. Para deixar de fazer o mal. Romanos 6:2 diz: "De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?"
d. Para resumir ... Deus disse a Israel para tirar o pecado de suas vidas e hoje ele está nos dizendo a mesma verdade. Todo pecado é destrutivo. Ele vai nos destruir, nossas vidas, nossos casamentos, famílias, amigos, e mais importante o nosso relacionamento com Deus. Deus nos ama como um pai amoroso e quer o melhor para nós. Lhe dói ver como nós permitimos o pecado nos destruir.

4. V. 18, observe.... Deus oferece perdão e completa vitória sobre pecados. "ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã”. Isso é certamente uma vitória completa sobre o pecado.
Questão? Antes do culto, esta noite houve alguma preparação de seu coração e alma para vir adorar?
a. Houve um momento de autoexame para ver se havia algum pecado não confessado em nossas vidas.
b. Houve uma preparação da nossa aparência. Nos tempos do Antigo Testamento o adorador apresentava apenas o seu melhor para o Senhor.
Nós nunca menosprezamos ou deixamos qualquer pessoa que vem aos nossos cultos desconfortáveis apontando o seu traje inadequado. Mas nós não promovemos a descontração também. Nosso povo deve dar o exemplo para os outros seguirem. Devemos vestir adequadamente para honrar nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

5. Com a oferta de perdão e reconciliação. . . há sempre um aviso ... "mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada..."

6. Nós aprendemos que o resultado da adoração deve produzir uma vida piedosa. Deixe-me dizer desta maneira ... o ato ou ritual de culto é vão (sem valor) se não vêm de um coração entregue a Deus.
- Assim, o ato de adoração é mostrar a condição do coração. Ritual, cerimônia, e atos de culto ... são uma abominação a Deus se a pessoa não estiver vivendo para o Senhor.
- Pense nisso desta maneira ... suponha que o seu filho ou filha veio e ofereceu um elogio a você .... quando ao mesmo tempo ele estava desobedecendo, rebelando-se contra você e desprezando-o. E você sabia que seu louvor era simplesmente oferecido em um esforço para convencê-lo a dar-lhe algo. Queridos Deus conhece os nossos corações!

I. Cada um de nós precisa primeiro entender o que é Adoração

A. Há cinco atos formais que constituem a adoração de Deus:
1. Estes atos são: canto, oração, pregação, oferta e a Ceia do Senhor:
a. Efésios 5:19 e Colossenses 3:16 nos exorta a cantar louvores ao Senhor. Cantar ventila a alma, e boas canções bíblicas ajudam muito a comunicar as verdades da palavra de Deus para os participantes. Nossa música que oferecemos em nossos cultos de adoração deve ser música especial usada apenas para adorar o Senhor.
Como é triste e pecaminoso que nesta noite em todo o mundo e especialmente aqui nas igrejas do Brasil estão apresentando "shows musicais", inclusive com música do mundo e oferecendo como adoração ao Senhor! Queridos, Deus nos diz que devemos ser separados do mundo e isso inclui nossa música também.
b. Nosso Senhor nos ensinou a orar em Mateus 6:7-15 e I Tessalonicenses 5:17 "Orai sem cessar". A oração nos humilha, e nos ajuda a discernir a vontade de Deus para nossas vidas. Ela também exorta, edifica, fortalece e instrui os membros companheiros que ouvem as orações.
c. O Senhor ensinou sobre a oferta generosa em Lucas 6:38 e enfatizou em passagens como II Coríntios 9:6, 7 e I Coríntios 16:2. Dar, conquista a cobiça e a ganância. Ela dá a vitória sobre a ganância e o egoísmo. Faz-nos senhores sobre o nosso dinheiro, em vez de o nosso dinheiro ser senhor sobre nós. Ela define o relacionamento adequado com Deus, relação de graças e dependência dele.
- Muitos falham nisso e vêm para adorar a Deus de mãos vazias ou com uma oferta desobediente. Queridos, trazer nossos dízimos e ofertas e apresentá-los ao Senhor não é opcional no culto. O exemplo do Antigo Testamento é que o adorador levava seu sacrifício ... as primícias de seus rebanhos e tudo o que tinha. Hebreus 11: 6 diz que não podemos agradar a Deus sem fé. O dízimo é uma prova de fé e ensina dependência de Deus. Você não pode estar roubando a Deus e adorá-Lo.
- Queridos Deus quer que dependamos dEle, ainda assim muitos se recusam a crer em Deus e tolamente pensam que estão se beneficiando, mantendo os dízimos e ofertas de Deus para si mesmos.
d. O ministério de Jesus foi de pregar para Israel. Sobre a pregação Deus disse em I Coríntios 1:21 diz: "Aprouve a Deus pela loucura da pregação salvar os que creem"
- II Timóteo 3:15-4: 5 apresenta vários dos valores da pregação. A pregação é um momento para comunicar as verdades da palavra de Deus de uma forma poderosamente persuasiva. É um momento de instrução, correção, repreensão e exortação. A pregação dá o filho de Deus o alimento espiritual que ele precisa para crescer.
- Uma pregação pobre, uma pregação doutrinariamente doentia ou uma pregação não ouvida, fará que o crente seja anêmico.
- Que responsabilidade o seu pastor tem de conhecer a Palavra de Deus ... para que ele possa alimentar o rebanho. É uma igreja que ordena ou nomeia um pastor. Uma parte importante da ordenação é examina-lo doutrinariamente. A igreja tem a responsabilidade de saber que o homem que eles deram a sua aprovação, conhece a palavra de Deus e tem o chamado de Deus para pregar.
e. Em Mateus 26:26-29 Jesus instituiu a Ceia do Senhor, e nos disse para mantê-la como um memorial do seu retorno. I Coríntios 11:23-26 conta como a Ceia do Senhor é projetado para chamar a nossa atenção para a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, como Ele derramou Seu sangue, e seu corpo foi quebrado por nós, e como Ele está voltando. É sobretudo um momento de autoexame ... que nós adequadamente compreendemos e discernimos que grande preço Cristo teve que pagar por nossos pecados.
2. Você pode ver que todos esses atos de adoração são projetados para ajudar o adorador.
a. Eles irão ajudá-lo a ver suas falhas e dizer-lhe como corrigir essas falhas.
b. Eles vão ensinar-lhe como tratar o seu semelhante, como andar em retidão perante seu Deus, e como cuidar de seu próprio corpo.
c. Eles vão inspirá-lo e ajudá-lo conquistar seus inimigos mais letais.
d. Queridos, Deus está no negócio de mudança de vida e o honramos quando nós o obedecemos e crescemos espiritualmente. O adoramos quando chegamos num espírito de buscar a verdade de Deus que Ele pode nos transformar e nos fazer o que Ele quer que sejamos.
e. Queridos, Deus não está impressionado com a nossa cerimônia, no entanto, deve ser feita corretamente, porque isso honra o Senhor. Mas, nós não entendemos Deus se pensarmos que tudo que Ele quer é que nós o adoremos e oferecemos culto de lábios, vazios de louvor.
- Não, ele quer adoração e culto que nos transforma. É por isso que Deus condenou a adoração vã e vazia do desobediente Israel.
- Durante muito tempo eu não conseguia entender por que Deus era tão rigoroso na forma como as pessoas adoram. Parecia que Deus estava em vão. . . esperando homens que desejassem se curvar e adorá-Lo e agrada-lo. Como era totalmente errado esse pensamento. Deus não está impressionado com a nossa "adoração" nem Ele precisa dela. Ele é Deus Todo-Poderoso e Ele não precisa de homens pecadores para honrá-Lo. No entanto, os homens pecadores precisam adorar ao Senhor por causa do que a adoração faz por nós!
3. Para que a adoração cumpra sua finalidade projetada, ela deve ser processada pelo adorador em espírito e em verdade, João 4:23-24.
a. Se um adorador não oferecer sua adoração com um espírito de amor, gratidão e de acordo com as instruções que são estabelecidas na Palavra de Deus, então sua adoração torna-se totalmente vã. Nesse caso, ele não cumpriu o bem que a verdadeira adoração é projetada realizar.
b. Igualmente, a adoração deve ser em verdade. Isso significa ser doutrinariamente correta como Deus instruiu. Queridos, Deus não vai abençoar erro. O sumo sacerdote do Antigo Testamento tinha de realizar os sacrifícios segundo as instruções de Deus. Dois dos filhos de Eli que eram sacerdotes foram atingidos e mortos porque eles não seguiram as instruções de Deus sobre a origem do fogo que acendia o altar.
Uzá foi ferido e morto por colocar "a mão na arca de Deus". A arca estava sendo carregada em um carro quando Deus disse que era para ser levado pelos longos varais que atravessaram os anéis em cada lado. Davi e seu povo pensaram que seria mais rápido e melhor colocar em um carro. O carro sofreu um baque e Uzá estendeu a mão para evitar que caísse ... Deus o matou. Gente, não é isso que um monte de igrejas está fazendo hoje? Elas têm boas intenções, mas a sabedoria humana é defeituosa. Eles pensam que sabem o que é melhor e ignoram as instruções claras de Deus. Deus sabe o que é melhor para nós e, portanto, Ele exige de nós obediência.
Muito do que hoje chamamos música cristã contemporânea, que pega a música mundana e sensual e dá-lhe letras cristãs, certamente não está honrando ao Senhor. Os chamados cultos de louvor que são experiências emocionais em massa não são culto e desonram a Deus.
Além disso, uma pessoa ou igreja que está doutrinariamente doentia está em rebelião contra Deus, porque não estão seguindo suas instruções. Eles não podem realizar a Sua vontade ou levar avante Sua obra, porque eles estão operando na carne e não do Espírito.

B. A nossa adoração a Deus hoje, cantar, orar, ofertar, pregar e a Ceia do Senhor, é paralela à adoração de Deus no Antigo Testamento por holocaustos e sacrifícios;
1. Os três primeiros capítulos de Levítico particularmente esboçam vários sacrifícios elaborados que eram oferecidos em adoração diante do Senhor.
2. Moisés disse ao povo de Israel acerca dos sacerdotes em Deuteronômio 33:10: "Ensinarão os teus preceitos a Jacó, e a tua lei a Israel; chegarão incenso ao seu nariz, e porão holocausto sobre o teu altar"
3. Davi disse no Salmo 66:15: "Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros; prepararei novilhos com cabritos"
4. Você dificilmente poderia ler o Antigo Testamento sem ver o elaborado sistema de sacrifícios e ofertas que eram empregados na adoração a Deus.

II. Assim como os métodos e atos de adoração no Antigo Testamento foram projetados para fazer com que os adoradores vissem algumas verdades bonitas que afetassem as suas vidas: da mesma forma, nossa adoração a Deus hoje é projetada para levar-nos a ver as verdades que irá produzir um efeito para o melhor em nossas vidas:

A. Queridos, a adoração nunca foi, nem é um fim em si mesmo. A adoração é apenas um meio para um fim.
1. O seu objetivo não é só para lhe dar uma sensação boa e algum estímulo emocional, ou inspiração. Pode, e deve fazer isso, mas é preciso fazer muito mais se for para cumprir sua finalidade. Se a adoração não lhe permite ver além dela, é mecânica às verdades envolvidas, então você perdeu o objetivo da adoração.
2. Se tudo que se pode ver a partir do ofertar é o fato de que ela colocou dez por cento a mais de oferta no tesouro da igreja, você perdeu o objetivo de ofertar.
a. Se você não consegue ver além da mecânica do dinheiro para as verdades da generosidade, missões, abnegação e a prosperidade da obra do Senhor, então você está cego para as lições de ofertar. Esta é uma das razões por que tantas pessoas têm problemas com o dízimo e dar sua oferta ao Senhor. Eles não veem como isso honra o Senhor, nem entendem como ofertar com um coração alegre nós faz crescer espiritualmente e nos torna mais dependente do Senhor.
b. É o mesmo acontece com a pregação. Se ela não faz com que você se veja diante de Deus, e dezenas de outras verdades que você precisa saber e praticar, então você está perdendo o objetivo da pregação.
c. Eu fico triste de saber que hoje, o que a adoração significa para muitos é ir a uma igreja duas ou três vezes por semana durante um par de horas de estimulação emocional.
- Muitos têm o cuidado de ir regularmente através dos movimentos do culto. Eles querem estar certos de que eles cumpriram cada "ponto e detalhe" do ritual de forma correta. É por isso que a formalidade no culto é tão importante para alguns.
- Mas, eles atravessam os movimentos e isso não causa nenhum efeito em suas vidas. Eles continuam em frente com as mesmas atitudes, com a mesma conduta, e a mesma abordagem para a vida como se nunca tivessem adorado a Deus por um minuto.
- Você já se perguntou por que tantos são infiéis em frequentar a igreja? Eles não recebem nada e por isso eles pensam que não é importante, é um desperdício de tempo. Isso revela que eles vieram com as razões erradas e não têm uma compreensão bíblica da adoração.
- Toda a adoração para eles é um estímulo emocional, ou um cumprimento do dever religioso; nunca tem o menor efeito prático dentro de suas vidas. Eles têm o conceito completamente cego que a adoração é um fim em si mesmo. É totalmente estranho ao seu modo de pensar que a adoração seja realmente apenas um meio para um fim.
3. Existem quatro coisas distintas que devem sempre resultar de sua adoração a Deus. Estas estão todas bem indicadas em Isaías 6:1-9:
a. A adoração deve primeiro resultar em ver o Senhor:
(1) Em uma cena que tipifica o momento de um homem na igreja do Senhor, o profeta Isaías disse: "eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo", Verso 1. Os primeiros quatro versos deste capítulo descrevem a visão de Isaías do Senhor.
(2) Queridos, cada ato de adoração é projetado para apontar a sua atenção para o Senhor. É projetado para mostrar-lhe o seu corpo e sangue, que foi quebrado e derramado por vós. É projetado para mostrar-lhe sua majestade e glória.
b. Na adoração, você também, deve ver a si mesmo:
(1) Isaías 6:5 mostra que uma vez que Isaías viu o Senhor, então ele viu a si mesmo. Ele percebeu o quão fraco e indigno e dependente do Senhor ele realmente era.
(2) Queridos irmãos, cada ato de adoração é projetado para mostrar-lhe o quanto você precisa do Senhor, e quão insignificante você é dentro de sua própria força. É projetado para mostrar-lhe o quanto você precisa do Senhor, e como você precisa levar a Sua palavra e cumprir o Seu conselho.
d. A quarta coisa que deve resultar da sua adoração a Deus é o fato de que sua vida deve ser mudada:
(1) Isaías 6:6-8 mostra como que a vida de Isaías foi tocada, e mudada para melhor em vista de seu encontro com o Senhor.
(2) Caro filho de Deus, o culto é projetado para mudar a sua vida para melhor. É um meio para esse fim. Ele deveria mudar suas atitudes, corrigir e ajustar o curso da sua vida, fazer você andar em honestidade e integridade diante de Deus, e levar-lhe a crescer diariamente no Senhor. O objetivo do culto não é estimulá-lo emocionalmente durante três ou quatro horas por semana dentro das paredes de um prédio da igreja. Seu objetivo é efetuar a mudança em tempo integral em sua vida todos os dias. É projetado para fazer com que você fale melhor, controle seu temperamento, seja mais generoso, trate a sua família melhor, seja um empregado melhor ou empregador, seja um cidadão melhor, seja um melhor servo na igreja, para torná-lo mais humilde, para torná-lo mais zeloso e ousado, e fazer mil outras coisas boas para você. Em termos simples, tudo isso equivale ao fato de que você deve colocar em prática as coisas que você vê e aprende na adoração a Deus.

B. Se estes resultados ocorrerem, você será abençoado, as pessoas vão ser ajudadas, e Deus será glorificado:
1. Jesus falou de suas bênçãos pessoais, "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes", João 13:17.
2. Com as pessoas ao seu redor sendo ajudadas, Davi indicou que quando o seu coração ficou bem com Deus, "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti," Salmo 51:13.
3. E, sempre que vemos a verdade e começamos a praticá-la com o espírito certo em nossas vidas diárias, I Pedro 2:5 diz: "vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo". Isso está simplesmente dizendo que Deus é glorificado por essa conduta correta em Seus filhos, de um coração de amor.

III. Se estas boas respostas não resultam de sua adoração, então você falhou em sua adoração a Deus

A. Só porque você se senta na igreja regularmente não significa que você está adorando a Deus:
B. E posso garantir-vos sobre a autoridade da Palavra de Deus que, quando não há resultados produzidos em sua vida de adoração, Deus não é o menos honrado por isso. Deus está muito mais interessado na resposta que a adoração produz em sua vida, do que Ele está na mecânica de adorar a si mesmos. Ouça Amós 5:21-27.
Deus diz: "Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas assembleias solenes. Ainda que me ofereçais holocaustos, juntamente com as vossas ofertas de cereais, não me agradarei deles; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Corra, porém, a justiça como as águas, e a retidão como o ribeiro perene. Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Sim, levastes Sicute, vosso rei, e Quium, vosso deus-estrela, imagens que fizestes para vos mesmos. Portanto vos levarei cativos para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é o Deus dos exércitos".
Não é difícil ver que cantar, orar e a adoração de todos os tipos não era agradável e honrosa a Deus, onde as pessoas perderam os objetivos da adoração, tais como juízo, justiça e integridade em suas vidas.

C. Querido irmão, não deixe sua cabeça inchar com orgulho porque você é fiel a todos os cultos da igreja, porque você dá seu dinheiro, e porque você cumpre toda a mecânica de sua adoração a Deus. Deus está muito mais interessado na graça e na verdade em sua vida do que Ele está na mecânica de sua adoração a Ele. Você pode ser tão regular como o funcionamento do relógio na sua adoração, e ter uma cabeça cheia de conhecimento; mas se você perdeu o objetivo do culto, e não permitiu que ela produzisse resultados práticos, diários para melhor em sua vida, então o seu curso através da mecânica do culto é nada, mas uma fraude e abominação para Deus.
- Samuel, o profeta disse uma vez: "Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros" (1 Samuel 15:22).
- Querido, Deus está muito mais interessado na generosidade e a vitória sobre a ganância e a cobiça em sua vida do que Ele está em seu dinheiro.
- Ele não está tão interessado em seu canto, como Ele está nas respostas de humildade, o amor, encorajamento e outros valores tais que o canto deve promover em você.
- Ele não está tão preocupado com a mecânica da pregação, como Ele está na verdade que a pregação deve produzir em sua vida.
- Você pode ouvir um sermão sobre ganhar almas, mas esse sermão não produziu resultado em sua vida a menos que ele faça de você um ganhador de almas.
- Você pode ouvir uma música ou um sermão, ou uma oração, sobre mansidão, mas aquele sermão, música ou oração não lhe ajudou muito, a menos que lhe dê uma medida da vitória sobre o seu temperamento.
- O que estou dizendo é que você não adorou a menos que uma resposta adequada seja produzida em sua vida.
- Ouça a Jeremias, o profeta em Jeremias 7:21-24,
"Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei a carne. Pois não falei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; porém andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante"
- Irmão, algo está errado com o nosso entendimento, se não podemos ver a partir desta passagem que Deus está muito mais interessado em obediência do que nos mecanismos de holocaustos ou outra adoração.

C. Se a adoração não alcança o resultando de mudança para melhor em você, então você se torna um hipócrita, e Deus é desonrado por ela:
1. Jesus disse de Deus "e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios", Marcos 12:33. Em dois lugares, Mateus 9:13 e Mateus 12:7, Jesus disse: "Misericórdia quero, e não sacrifícios"

2. O salmista Davi escreveu: "Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito: Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração". Salmo 40:6-8.
- Essa mesma verdade é reajustada em Hebreus 10:6-8. Novamente, é óbvio que não é o resultado da adoração, nem a mecânica do culto, no qual Deus está mais interessado.
- Miquéias, o profeta disse em Miquéias 6:6-8: "Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?"
- Querido irmão, não importa quão bela é a sua canção, quão fluente é sua oração, quanto dinheiro você coloca no gazofilaço, quão meticulosamente você observa a Ceia do Senhor, ou quão grande é o seu sermão, se você perdeu o objetivo de tudo, e não há resultado produzido na sua vida. O bezerro mais fino e o maior número de carneiros nunca agrada a Deus quando processado por pessoas que não conseguiram ver o objetivo de sua adoração a Deus.
- Querido, eu lhe digo mais uma vez, que Deus está muito mais interessado na justiça, no amor, no perdão, mansidão, temperança, e outras qualidades em sua vida, do que Ele está em todas as canções, orações, dinheiro e outras coisas que você poderia oferecer a Ele. Tudo que estes mecanismos de culto são projetados para fazer é apontar a piedade em sua vida diária.
- Ouça como Deus fala ao povo de Israel por meio de Oséias, o profeta em Oséias 6:4-6,
"Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca os matei; e os meus juízos a teu respeito sairão como a luz. Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos".

3. De todo a sua adoração, além do resultado, Deus disse pelo profeta Jeremias, em Jeremias 6:20: "Para que, pois, me vem o incenso de Sabá, ou a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não são aceitáveis, nem me agradam os vossos sacrifícios"
- Davi disse de Deus em Salmo 51:16-17: "Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus"

4. Eu espero que você esteja começando a entender agora, por que nosso texto, de Isaías 1:11-20, é tão objetivo. Deus está falando ali, e perguntando porque trazer sacrifícios e holocaustos, se você deixa de praticar a justiça e juízo em sua vida. Ele está deixando o objetivo muito claro que se você não chegar ao objetivo da adoração, então o seu culto é vão. Se a adoração não produz nenhum resultado correto em sua vida, então, a adoração falhou. Espero que cada cristão ouça estas palavras e faça um inventário pessoal. É o cristianismo para você, apenas uma hora duas ou três por proposição de semana? Você simplesmente vai à igreja e recebe alguns minutos de mensagem emocional, e, em seguida, deixa o templo da igreja e esquece tudo? Deus me livre! Oxalá que, o que você ouviu tenha um efeito prático na sua vida diária. Como Tiago exorta em Tiago 1:22: "Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos"

5. Tendo em conta os resultados que a adoração deve produzir em sua vida prática, não é de admirar que o sábio Salomão escreveu em Eclesiastes 5:1, "Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal"