17 abril 2017

KAIROS Ministério Missionário

KAIROS Ministério Missionário


FIGURAS BÍBLICAS QUE REPRESENTAM O ESPÍRITO SANTO

Posted: 17 Apr 2017 01:00 AM PDT

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua  glória. Efésios 1:13-14

Encontramos o Espírito Santo em ação por toda a Bíblia. Na criação do universo como doador da vida e nas últimas páginas da Bíblia, o Espírito une-se com a Igreja.

As figuras na Bíblia que representam o Espírito, ou são associadas ou comparadas com ele são:

VENTO
Esta figura vem do próprio sentido básico da palavra da qual traduzimos "Espírito". João 3:8 da idéia de força, ímpeto e volição própria. Como o ar ou vento, o Espírito é soberano, invisível, inescrutável, indispensável e irresistível (Atos 6:10). Ezequiel 37:8-10, o vento, o Espírito, é força vivificadora.

POMBA
No batismo de Jesus o Espírito desceu sobre Ele em forma de pomba e assim tornou-se símbolo universal do Espírito Santo, como é também da paz (Gênesis 8:11), sinal de restauração. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Mateus 3:16

A Pomba nos fala de amor, de graça, pureza e docilidade, que deve ser resultado da habilitação em nossos corações.

ÓLEO OU AZEITE
No "Novo Testamento" falamos da "Unção" do Espírito Santo. Em Nazaré Jesus citou Isaías em Lucas. 4:18 e Atos 10:38. Quando "Ungir" é usado figurativamente nas escrituras, o Espírito toma o lugar do óleo como elemento da unção, iluminação, alimento, alegria (Hebreus 1:9).

FOGO  
Atos 2:3 como fogo, João Batista com o Espírito e fogo. Espírito purificador em Isaías 4.4; I Coríntios 3:3. O que o fogo faz no mundo natural, o Espírito Santo faz em sua ação sobrenatural. Mas o fogo não só purifica, mas também produz zelo pelo serviço, ardor de testemunho e devoção.

ÁGUA
Em João 4:14 como a água, a presença do Espírito Santo no coração refresca, renova e satisfaz. A água faz aparecer vida onde há desolação e morte, traz plenitude e abundância.

SELO E PENHOR
"Selado pelo Espírito Santo para o dia da redenção."Efésios 1:13, Efésios 4:30 e II Coríntios 1:22 dá uma idéia de propriedade, ou possessão e, portanto de obrigação ou responsabilidade. Segurança perfeita do Cristão.

"E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito": Efésios 5:18.    

INJESUS

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário