É interessante observar que a Bíblia não traz nenhuma promessa aos desanimados, aos preguiçosos e aos que não confiam, ainda que a Palavra de Deus se esmere em estimular o ânimo daqueles que, por algum motivo,  enfraqueceram no caminho. Mas a Palavra é muito clara quando nos exorta a pedir, a esperar com confiança, mas, sobretudo, a nos esforçar para tomar posse da conquista.
Deus nos manda ser fortes, sem dar espaço para a fraqueza. E isso significa encontrar forças nEle para vencer! Ele espera que tenhamos bom ânimo, ainda que nossas forças faltem, o entusiasmo nos impulsiona a buscar forças em Deus, acreditando que Deus nos dará graça para superar cada obstáculo. Não é por acaso que palavra entusiasmo significa Deus dentro de nós.
Mesmo diante das dificuldades, dos gigantes que parecem ter a posse da nossa terra, quando temos Deus dentro de nós, somos entusiasmados e não vacilamos. O bom ânimo associado ao esforço nos garante o cumprimento da promessa em Josué 1:3: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei". Mas não podemos nos esquecer que antes do bonus temos que atender ao que manda o Senhor: "Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem muito bom ânimo. Não se aparte da tua boca o livro desta lei e serás bem sucedido", Josué 1:6
DEVOCIONAL MANÁ