22 março 2017

Blog ENCORAJAMENTO

Blog ENCORAJAMENTO


Conselhos para jovens com chamado ministerial na escolha do seu cônjuge

Posted: 22 Mar 2017 01:33 PM PDT

Resultado de imagem para casal namorados tumblr Resultado de imagem para pastor evangelico desenho

Conselhos para jovens com chamado ministerial na escolha do seu cônjuge

Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes. Jeremias 32:38-39

A escolha de quem irá nos acompanhar por toda vida é bastante séria e não deve ser tomada apenas com o coração. Temos vistos muitos casamentos destruídos ou infelizes porque não há uma harmonia entre os propósitos de Deus e a particularidade de cada um. Atender o ministério ou os caminhos que nossos cônjuges sonharam e assim também estar servindo ao Senhor sem atender o seu propósito ministerial? Duvidas como estas surgem depois que estamos casados, tarde demais.  Sua família é o primeiro chamado para todo mundo, porem para alguns casais Deus tem um propósito maior, de fazer deles uma família sacerdotal e para que as estruturas desta união não sejam abaladas, as pessoas antes de entrarem em um relacionamento ate que a morte nos separe, devem analisar ate que ponto o propósitos de Deus para a vida deles se encaixam, se completam e não traz divisão, incompatibilidade.

Antes de unir em uma só carne, isto é casar, alguns princípios devem nortear a sua escolha, são eles:

A pessoa é realmente convertida ao Senhor Jesus? Ela entende a importância de amar a Deus acima de todas as coisas? Lembrando que o jugo desigual não é somente uma questão entre convertidos e não convertidos, mas de princípios, valores, expectativas futuras, entre outras coisas que podem atrapalhar de haver uma união plena, gerando conflitos e destruição desta união.

Qual o seu grau de comprometimento com Deus e com os seus propósitos?  Vc está realmente disposto a ouvir a voz de Deus e caminhar na direção dos seus planos? Ou ela acha que Deus tem outros planos para sua vida fora no ministério. O ministério não é só de um, são dos dois. Os dois estão na missão, cada um com a sua função, estabelecida por Deus. Homens os cabeças, mulheres suas auxiliadoras, mas os dois com propósitos de servir a Deus tirando pessoas do reino das trevas e levando, direcionando para o Reino da Luz e auxiliando para que elas permaneçam no caminho ate o fim.   

Qual a disposição de não viver mais segundo seus planos e vontade?   A pessoa está disposta a renunciar a sua própria vida, sonhos, vontades em prol de cuidar de pessoas? Isso envolve tempo, disposição, estar envolvido, dedicação, zelo, compromisso. Abrir mão de estar com a sua própria família em alguns momentos em prol da sua família ministerial. Isso é um amor sacrificial, não peso, uma obrigação, mas um prazer de estar servindo ao Senhor através da sua própria vida.

Algumas particularidades para homens e mulheres na hora da escolha do seu cônjuge:

Os homens que se sentem chamados para o ministério e estão na busca da esposa que seja ajudadora, auxiliadora, devem observar como ela se comporta no dia a dia com a igreja. Se é participativa, se gosta de interagir com pessoas. Se sente ciúmes por ver você envolvido com pessoas e isso acabando dividindo seu tempo, atenção.  Se ela é submissa, isto é, esta na mesma missão que você e reconhece que é você que dará a direção deste lar. Ela te apoia e incentiva a buscar mais a Deus a se aperfeiçoar no seu chamado. Onde ela está com o seu coração? Se for pelas coisas terrenas isso poderá gerar muitos atritos, pois as coisas espirituais são para as pessoas com os olhos espirituais. Você deve ama-la ao ponto de se entregar por ela, assim como Cristo amou a sua igreja. Então não priorize o exterior mais o interior que permanece.

Mulheres que se sentem chamadas para o ministério e estão à procura do cônjuge que irá completar esta missão devem buscar o marido que seja mais comprometido com Deus que com você. Isto é, que tema ao Senhor e que queira investir seu tempo, vida em prol do Reino. Lembre-se que quando somos casadas cuidamos das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. ( I Coríntios 7:33). As mulheres devem se importar em dar honra respeito e submissão ao seu marido, mesmo que ele não esteja no nível de liderança. Seu maior ministério é a sua casa. A mulher deve conversar bastante a respeito do que eles irão fazer em prol do Reino, em atender o chamado para que isso não gere insatisfação em ambas as partes e consequências desastrosas.

Para homens e mulheres que se sentem chamados pelo Senhor para pastorear isto é alimentar o rebanho de Deus com a Palavra de Deus, proteger o rebanho para que não se percam, e entendem que o ministério é a mais sublime das todas as vocações, a escolha de que ira completar e dar continuidade a este chamado é de imensa importância. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito divino. Então não se deixe enganar. Vigie, ore, dialogue bastante. Não abra mão dos seus princípios, valores e propósitos. Ouça sempre a voz de Deus e não só a voz do coração.

A escolha do seu cônjuge não deve ser boa somente para você, deve ser boa para sua família, seus amigos, sua igreja e futuramente para seus filhos. Vocês serão referenciais de Deus na terra e que precisam refletir a gloria de Deus.


Ana Paula Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário