06 novembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Caminho da justiça

Posted: 05 Nov 2016 07:00 PM PDT

Provérbios 16:31  "Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça".

Introdução

Salomão fala daquela que seria a última fase ou etapa vivida pelo homem do ponto de vista humano que é a velhice, sendo que está poderá vir acompanhada de uma coroa de honra. Portanto, a vida do ser humano está dividida em etapas ou fases pelas quais o mesmo irá passar são elas: a infância, a adolescência, a fase adulta e por última a velhice, que alguns preferem chamar de idosos, terceira idade ou ainda de melhor idade. Quando Salomão fala das cãs, ele fala desta última etapa ou fase experimentada pelo homem, porém Salomão coloca que existe uma coroa de honra para a vida daqueles que se portaram dignamente diante do Senhor. Essa "Coroa de honra", não consiste no fator idade e sim numa postura de vida que é para os que "estão no caminho da justiça".  Muitas pessoas erroneamente cometem o equivoco quanto à "honra", pois entende que esta se dá simplesmente por uma questão de idade, o que não condiz com aquilo que Salomão inspirado pelo Espírito Santo coloca neste texto e que está preconizado na Palavra de Deus.

Desenvolvimento

Coroa de honra – É vivermos uma vida pautada na Palavra de Deus atendendo as suas revelações e orientações para as nossas vidas. É testemunharmos daquilo que o Senhor tem feito em cada um de nós, através da sua graça salvadora.

Cãs – Nos fala de todo um caminho percorrido em que ao final dele, o homem pode afirmar que a sua decisão e firmeza em servir ao Senhor permaneceu firme e inabalável. Encontramos na Palavra de Deus inúmeros exemplos de homens que testemunharam disso em suas vidas: Salmos 37:25 "fui moço, e gora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão..." (Davi); Deuteronômio 34:7 "era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor" (Moisés); Gênesis 25:7-8 "...viveu cento e setenta e cinco anos. E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo. (Abraão).  Entre outros servos de Deus.

É importante começar a jornada, mas a forma como se termina é sempre mais importante do que a forma como se iniciou um dia. Pois a recompensa não é para aqueles que começam alguma coisa e sim para aqueles que concluem as coisas, o importante é concluir a jornada.

Quando elas (cãs) estão no caminho da justiça - A grande questão é onde o homem se encontra neste momento, onde os seus pés estão postos, em que ele está firmado? Os anos foram vividos, as experiências adquiridas, mas elas foram vividas na presença do Senhor? Você teve e tem tido experiências com o Deus vivo? Se você ainda não teve experiências com Deus, então você apenas envelheceu e os seus dias estão sendo contados para a morte, ou seja, a eternidade sem Deus. Mas se você tem experiências com Deus, então você está crescendo a cada dia na vida espiritual e os seus dias estão sendo contados para a eternidade com Deus. A coroa de honra está posta sobre a sua vida, visto que Deus tem se agradado da sua postura diante dele, há da parte do Senhor esta recompensa para a vida do homem uma "coroa de honra", quer honra maior, que a de estar com o Senhor no seu Reino eternal? Não existe maior honra que esta.

Caminho da justiça – Jesus é o caminho da justiça, pois é através do poder do seu sangue que tivemos o direito do nos achegarmos novamente a Deus. É o sangue de Jesus que nos purifica do pecado, é o sangue de Jesus que nos torna uma nova criatura, e como nova criatura adquirimos o direito de nos aproximar do nosso Pai Celestial. Trilhamos não pelo caminho da injustiça que é o caminho próprio deste mundo, onde o engano e o erro se tornaram peculiares à vida de muitos, que até sentem prazer e satisfação em viverem tais coisas. Porém nós trilhamos e palmilhamos pelo caminho da justiça, por um caminho onde os valores da eternidade foram inseridos novamente em nossos corações, nos fazendo vislumbrar as coisas que são inerentes à eternidade. 

Conclusão

Salomão nos fala de uma Coroa de honra reservada para aqueles que estão no caminho da justiça. Esta Coroa de honra, não pode ser alcançada pelo simples fato de se ter uma idade avançada nem poderá ser alcançada por nenhum gesto de bondade ou pela pratica de boas obras que o homem venha a demonstrar ao longo da sua vida. Mas passa necessariamente por uma postura de vida que é fruto de uma decisão consciente diante do Senhor que é o de estar no caminho da justiça, ou seja, é estar no caminho, é viver debaixo da operação do poder do sangue de Jesus que é o seu Espírito Santo, deixando-o conduzir e orientar as nossas vidas na presença do Senhor até o dia do Arrebatamento da Igreja fiel.
"Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça".

Diácono: Josenilson Félix

Palmeira dos Índios-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário