19 novembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A Vara de Arão floresce

Posted: 18 Nov 2016 06:00 PM PST


Números 17: 1 – 11

Introdução 

No Salmo 23, a Palavra fala da vara e do cajado como objetos de consolo para o rebanho. O Sacerdote é figura do pastor, no sentido da intercessão em favor das pessoas necessitadas.

O texto acima não fala da vara e do cajado no sentido usado por Davi no Salmo. Arão não tinha uma vara visível, como símbolo do seu sacerdócio, para que as pessoas pudessem ver e perceber a sua autoridade. Deus não quer que seus sacerdotes usem esse tipo de coisas. O sacerdócio e a unção não são visíveis aos olhos humanos, pois a unção é espiritual.

Desenvolvimento 

Coré, Datã e Abirão – por não terem nada visível para enxergar – colocaram em dúvida e se rebelaram contra a autoridade de Moisés e Arão. Eles queriam ser sacerdotes também, requerendo para si o direito de sacrificar pelo povo, interceder por ele a Deus e opinar nas questões de governo e nas decisões tomadas.

Por causa disto, o Senhor então ordenou que se colocassem as varas dos príncipes de cada tribo de Israel diante da arca do testemunho, pois Ele iria mostrar quem era o servo escolhido para exercer a sua autoridade diante do seu povo.

As varas foram colocadas no interior da tenda, e no dia seguinte, a vara de Arão havia florescido. Depois o Senhor ordenou que se mostrassem aquelas varas a todos, para que todos vissem quem Ele havia escolhido, e a partir daí ninguém falasse mais nada. O assunto foi encerrado e a partir daí não havia mais dúvidas.

A vara florescida fala de um ministério dado pelo Espírito Santo, por revelação e através de um milagre. Um ministério renascido, renovado, que tenha a unção (óleo de amêndoa), os frutos e a manifestação do Espírito (flores = dons), este é o ministério que o Senhor tem para dar, e ele não consiste de coisas aparentes, mas da manifestação da vida de Jesus no servo, através da realização da Obra, da santificação, da obediência, do serviço de apascentar o rebanho com mansidão e zelo, no amor para com as ovelhas, e em tudo que há no Senhor Jesus. 

Conclusão 


O pastor vingativo, ríspido e negligente, não é reconhecido. Seu ministério deixa dúvidas e dá margem às rebeliões no meio do povo de Deus. A igreja precisa ver no nosso ministério o florescer constante do Espírito Santo, pois isso confirmará a nossa escolha para servir no santuário.

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Posted: 18 Nov 2016 07:33 AM PST

EU VOS ESCREVI...
Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
1 João 2:14
Introdução:
Ao longo da Palavra, o SENHOR recrutou e preparou diversos Jovens (mancebos) para executarem a sua Obra.
O texto lido mostra que o nosso DEUS, através do seu ESPÍRITO, conhece bem (Onisciência) aqueles com os quais Ele se relaciona, especialmente os seus jovens, dirigindo-se a essa classe através de uma carta viva e sempre atual (vos escrevi): sua Palavra.
Dentro desse aspecto, o SENHOR justifica o motivo (o porquê) pelo qual Ele se dirige a essa classe, apontando 03 (três) aspectos, desenvolvidos a seguir:
1- Sois Fortes
Os jovens do SENHOR são valorosos e fortalecidos pelo SENHOR. Mesmo em momentos difíceis, são capazes de tirar forças da fraqueza através da fé (ver Hebreus 11:33,34).
Essa força não é exterior, corporal ou física, mas baseia-se numa experiência real com o ESPÍRITO SANTO.
Essa força do ESPÍRITO SANTO é extremamente necessária, pois a vida dos jovens é composta de diversos desafios: Espirituais, seculares (profissionais/estudantis) e sentimentais.
Ainda que tenhamos diversas necessidades, há um DEUS Todo-Poderoso (Onipotente) que é a nossa Força. E bendito seja DEUS pois sua Força é Ilimitada, Infinita...
O jovem (servo) possui essa Força Eterna e Imensurável dentro de si, a qual vem da Eternidade, atinge sua alma e o conduz para a Eternidade com segurança, fazendo-o superar todos os desafios.
A Força do jovem (servo) reside no fato dele ter descoberto o Segredo (Revelação) do SENHOR. Isso o torna um Servo Forte, Valoroso, tal qual Gideão:
Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; 
porventura não te enviei eu? – Juízes 6:14
Outro exemplo a ser lembrado é o de Daniel: Reinos se enfraqueceram e passaram (Babilônico, Medo/Persa), mas Daniel foi sustentado e se fortalecia no SENHOR, permanecendo firme no seu DEUS.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. 
E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro.
  - Daniel 1:20-21
Finalizado este 1º aspecto, lembremos que as orientações estabelecidas pelo SENHOR (madrugadas, consagrações, cultos, etc) têm como objetivo fortalecer o Jovem e impedir que ele esteja vulnerável aos ataques do inimigo.
Pode um jovem vencer se não estiver fortalecido no SENHOR?
Nota 1: A ênfase neste 1º aspecto é o ESPÍRITO SANTO.
2- A Palavra de DEUS está em vós
Dentro dos 03 aspectos citados no texto, este (A Palavra de DEUS) ocupa a posição central (meio). Isso porque a Palavra de DEUS precisa ser o centro na vida de cada um dos servos do SENHOR.
Falamos a princípio que o SENHOR conhece os seus jovens. Não há dúvidas acerca disso.
Mas os jovens conhecem o SENHOR? Conhecem as suas ordenanças e padrões divinos? Se o jovem não ler e mergulhar na Palavra, ele nunca poderá conhecer perfeitamente o seu DEUS e estará sujeito aos padrões mundanos/seculares.
Somente a Palavra de DEUS é capaz de abrir os olhos, trazer discernimento ao jovem, frente às mais diversas situações.
Existem muitos livros (literaturas), mas qual delas está dentro da mente do jovem? Qual é o seu livro mais querido? Quando o texto diz: "A Palavra de DEUS está em vós", infere-se que a mesma faz parte (está dentro) da vida, do coração e da mente do jovem.
Quando isso ocorre, torna-se real o versículo que diz:
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. - Salmos 119:11
Ao esconder (preservar/guardar) a Palavra dentro do seu coração, o jovem tem acesso aos padrões e mandamentos Divinos, os quais ele deverá seguir para ser vitorioso em todos os campos da sua vida, sempre em consonância com a vontade do SENHOR.
Enfim, lembramos que neste mês (Abril/13), o SENHOR deu como tema um versículo que enfatiza a relação entre os jovens e a Palavra de DEUS.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. - Salmos 119:9
O versículo acima faz uma ligação indissociável (inseparável) entre os verbos Purificar e Observar: O jovem apenas alcançará a purificação (santificação) em seu caminho (projetos e planos de vida) se observar (estar atento/praticar/viver) a Palavra de DEUS em cada um de seus atos.
Nota 2: A ênfase neste 2º aspecto é o PAI, pois a Palavra veio de DEUS (Pai).
3- Já vencestes o maligno
Este 3º e último aspecto trata acerca de uma conclusão maravilhosa para o jovem que se fortaleceu no SENHOR e amou a Palavra de DEUSEle já é um VENCEDOR.
O texto aborda o verbo "vencer" no passado (Já vencestes): Não há dúvidas em nossas vitórias, somos um exército que entra no campo de batalha já com a vitória garantida, já celebrando/glorificando o nosso General (O SENHOR dos Exércitos, o Rei da Glória), com um brado de fé.
Diante de tal afirmativa bíblica, o jovem que entregou sua vida nas mãos do SENHOR é vitorioso em todos os campos de sua vida, pois o SENHOR vence as suas batalhas.
O maligno está sutilmente agindo neste mundo (todo o mundo está no maligno- 1 João 5:19), mas o servo de DEUS não será enganado e muito menos vencido, porque Ele tem uma arma poderosa, descrita no Apocalipse:
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; - Apocalipse 12:11
Por isso, o Jovem valoriza o Poder do Sangue de JESUS. Esse Sangue Poderoso é a Fonte (causa) de todas as nossas Vitórias. Não subsistirá diante de nós nenhum inimigo, nenhum laço do maligno, pois já vencemos pelo Poder do Sangue de JESUS.
Não importa o local ou o horário, quando Clamamos pelo Sangue de JESUS, DEUS se faz presente para confirmar a vitória em nossa vida (Onipresença)
Nota 3: A ênfase neste 3º aspecto é o Filho, pois ele voluntariamente se entregou, derramando seu Sangue Inocente e Precioso.
Conclusão:
A experiência do Jovem é com a TRINDADE, com um Projeto firme/estável sustentado pelo DEUS TRIUNO.
É por isso que DEUS não se envergonha dos seus servos e se dirige a Eles com o seu terno amor de Pai: Eu vos escrevi...
Esse é o cuidado do SENHOR. Ele nunca deixa de orientar aqueles que buscam sua direção. Ele está atento.
Diariamente, DEUS tem escrito cartas para seus jovens (eu vos escrevi, jovens...) e enviado essas cartas através de seus mensageiros (anjos). No culto, temos a oportunidade de abrir o envelope (após o clamor pelo Sangue de JESUS) e ter acesso à mensagem de DEUS para nossa vida.
Toda a vontade de DEUS para nós está gravada (registrada/escrita) firmemente sobre a Rocha (JESUS) na qual nos apoiamos. JESUS é o Nosso Maior e Melhor Exemplo de Vida!
O grande privilégio do Jovem da Obra do Espírito Santo é este: Ele tem ciência e vive a Vontade do SENHOR registrada para sua vida. Por isso, nossos jovens são vitoriosos no SENHOR!

Como fazer um jejum que agrada a Deus?

Posted: 18 Nov 2016 04:58 AM PST

7 dicas para fazer um jejum que agrada a Deus

PERGUNTA: Como devo fazer um jejum que agrada a Deus? Atualmente, devido a minha saúde, pois tenho diabetes, tenho sentido muita dificuldade de jejuar, pois tenho que ter uma alimentação bem controlada senão passo muito mal. Nesse caso a Bíblia me autoriza a fazer jejuns parciais? Pode me dar algumas dicas para que eu jejue e agrade a Deus com meu jejum? 

RESPOSTA: Caro leitor, o jejum é muito citado na Bíblia Sagrada e estava sempre presente na vida de grandes servos de Deus como uma prática espiritual importante no crescimento espiritual e até mesmo em momentos de grandes provações como algo que focava a vida da pessoa na dependência de Deus em socorrê-la naquela situação. Quero trazer sete dicas para que você faça um jejum bíblico, que agrade a Deus e que não prejudique a sua saúde.

(1) Não use o jejum como uma moeda de troca

Em nossos tempos, infelizmente, muitas práticas espirituais têm sido usadas com o único objetivo de tentar "forçar" Deus a realizar determinada coisa em favor das pessoas. Esse tipo de prática é questionável. Na Bíblia, quando as pessoas buscavam alguma bênção através do jejum, nunca era com uma postura de trocar o jejum por uma bênção, mas sempre numa atitude de humildade e dependência de Deus, sabendo que Ele é o soberano sobre tudo e todos. Veja o exemplo do jejum realizado após a pregação de Jonas à cidade de Nínive: "Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor (…) Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?" (Jonas 3:5, 9). O jejum bíblico é aquele que busca a vontade de Deus antes da nossa. Nunca é uma moeda de troca, até porque Deus não pode ser forçado a nada.

(2) Faça o jejum mais comum citado na Bíblia

O jejum mais citado na Bíblia é o jejum total de alimentos (2 Samuel 12:16; 1 Samuel 20:34). Sabemos que o alimento é a necessidade mais básica que temos, logo, é uma das coisas mais difíceis de ficarmos sem. Quando fazemos esse jejum mostramos a nós mesmos e ao Senhor que estamos dispostos a dizer não à nossa carne em prol do nosso crescimento espiritual. Se tiver possibilidade, faça esse jejum. Mas é importante que você se atenha a sua saúde. Você mencionou em sua pergunta que tem diabetes. Ficar sem alimento por longos períodos pode representar um risco à sua saúde. Converse com seu médico sobre essa prática e peça orientações.

(3) Faça jejuns parciais e não somente de alimentos

Por "N" problemas, às vezes, teremos dificuldades consideráveis para fazer jejuns totais de alimentos por tempos mais longos. Por exemplo, alguém que tem um trabalho pesado, estafante, que exige muito esforço físico, terá problemas sérios se jejuar totalmente de alimentos. Ou mesmo pessoas que tenham a saúde frágil por algum motivo. É nesses casos que entra o jejum parcial de alimentos. Temos na Bíblia algumas ocasiões em que o jejum parcial foi usado. Por exemplo, Daniel e seus amigos decidiram jejuar das finas iguarias do palácio do rei e comer apenas legumes por um longo período de tempo (Daniel 1:8). O mesmo Daniel também fez outros jejuns parciais (que não envolviam alimentos), como em Daniel 10:2, onde vemos relatado que ele jejuou de comidas gostosas, carne e vinho e também não passou qualquer tipo de perfume. Outro caso interessante é quando Paulo orienta que os casais possam ficar sem sexo (numa espécie de jejum) para se dedicarem à oração (1 Coríntios 7:5). Assim, jejuns parciais, não só de alimentos, também são aceitos por Deus na Bíblia. 

(4) Tenha uma rotina de jejum

Apesar de podermos jejuar em momentos problemáticos de nossas vidas, buscando a graça de Deus, como muitos servos Dele fizeram, é muito saudável para a nossa vida espiritual que tenhamos uma rotina de jejum (totais ou parciais). Pode ser semanal, ou a cada quinze dias, ou um tempo que você combinar com Deus. Isso será muito proveitoso, pois nos fará, em meio à correria do dia a dia, focarmos um pouco mais em nossa vida espiritual e em Deus. Nós observamos na vida de Daniel essa prática muito proveitosa. Comece planejando, por exemplo, uma vez por mês para você ter a experiência de jejuar. Depois, coloque a cada quinze dias e assim por diante.

(5) Cuidado com jejum de alimento e água

Na Bíblia também temos uma modalidade de jejum bastante extrema e realizada apenas em condições muito especiais, que é o jejum de alimento e água. Esdras fez esse jejum por um prazo pequeno (Esdras 10:6). E também temos relatos de Moisés e Jesus realizando esse tipo de jejum por 40 dias, que são casos extremos e sobrenaturais que não devemos copiar hoje em dia, pois foram específicos e não são ordem de Deus para nós. Podemos realizar por breve tempo, mas sempre com muita cautela, pois jejuar de alimento e água por muito tempo pode gerar a morte ou sequelas graves.

(6) Jejue como Jesus ensinou

Jesus dedicou uma aula sobre jejum aos seus discípulos. Infelizmente, por causa da natureza humana, na época de Jesus (e também na nossa, certamente) as pessoas jejuavam para parecer espirituais e receber aplausos dos outros. Por isso, Jesus orientou: "Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6. 17).Essa orientação de Jesus foca no propósito de nosso jejum. O propósito deve ser agradar a Deus, conectar-se com Ele e não se mostrar aos outros para nos aplaudirem. O jejum é algo pessoal entre nós e Deus. Esse é o jeito certo de jejuar. Observe que Jesus não gastou tempo explicando sobre jejum de alimentos, jejum parcial, jejum de outros itens. Ele focou no propósito, que é o mais importante.

(7) Como jejuar, por quanto tempo, que tipo de jejum fazer?

Geralmente quando alguém quer jejuar fica meio perdido sobre como fazer na prática. Quero aqui dar algumas dicas práticas importantes para você começar a jejuar o quanto antes:
(a) Escolha entre o jejum parcial de alimentos, o completo de alimentos ou o de outros itens. Ore a Deus dizendo a Ele do que você se privará e quanto tempo pretende fazer, quais seus propósitos, etc. Não existe nenhuma regra específica de tempo na Bíblia. Lá temos jejuns de 24 horas, de vários dias, e até de meses e anos. O que vale é aquilo que você combinar com Deus em oração. O que combinar cumpra. Caso escolha jejuar de outra coisa que não alimentos, vale a mesma regra, combine com o Senhor e cumpra.
(b) Comece devagar. Muitas pessoas saem combinando com Deus que vão jejuar parcialmente de determinado alimento por um ano, por exemplo, e acabam não cumprindo. Seja cauteloso. Melhor fazer algo mais simples e que cumpra, do que algo que vai descumprir. Não seja precipitado.
c) No dia em que for jejuar tenha uma postura mais focada em Deus. O jejum não é uma simples abstinência. É uma abstinência conectada com objetivos espirituais. Por isso, no dia em que jejuar, programe momentos de oração, de reflexão, para pensar nos objetivos espirituais que tem buscado e conectar-se com Deus de forma especial, assim seu jejum será mais proveitoso.

d) Dependendo do tipo de jejum, comunique às pessoas da sua casa que está fazendo. Isso não vai contra a orientação de Jesus. É apenas para que haja certo respeito e colaboração na sua prática dentro do seu lar. Muitos brigam com os familiares quando estão jejuando porque os familiares não entendem aquela abstinência repentina e ficam preocupados, fazendo perguntas, o que irrita quem está jejuando. Melhor que pelo menos a família saiba se você achar conveniente.

https://www.esbocandoideias.com/2016/03/7-dicas-para-fazer-um-jejum-que-agrada-a-deus.html

Como fazer um jejum que agrada a Deus?

Posted: 18 Nov 2016 04:55 AM PST

7 dicas para fazer um jejum que agrada a Deus

(1) Não use o jejum como uma moeda de troca

Em nossos tempos, infelizmente, muitas práticas espirituais têm sido usadas com o único objetivo de tentar "forçar" Deus a realizar determinada coisa em favor das pessoas. Esse tipo de prática é questionável. Na Bíblia, quando as pessoas buscavam alguma bênção através do jejum, nunca era com uma postura de trocar o jejum por uma bênção, mas sempre numa atitude de humildade e dependência de Deus, sabendo que Ele é o soberano sobre tudo e todos. Veja o exemplo do jejum realizado após a pregação de Jonas à cidade de Nínive: "Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor (…) Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?" (Jonas 3:5, 9). O jejum bíblico é aquele que busca a vontade de Deus antes da nossa. Nunca é uma moeda de troca, até porque Deus não pode ser forçado a nada.

(2) Faça o jejum mais comum citado na Bíblia

O jejum mais citado na Bíblia é o jejum total de alimentos (2 Samuel 12:16; 1 Samuel 20:34). Sabemos que o alimento é a necessidade mais básica que temos, logo, é uma das coisas mais difíceis de ficarmos sem. Quando fazemos esse jejum mostramos a nós mesmos e ao Senhor que estamos dispostos a dizer não à nossa carne em prol do nosso crescimento espiritual. Se tiver possibilidade, faça esse jejum. Mas é importante que você se atenha a sua saúde. Você mencionou em sua pergunta que tem diabetes. Ficar sem alimento por longos períodos pode representar um risco à sua saúde. Converse com seu médico sobre essa prática e peça orientações.

(3) Faça jejuns parciais e não somente de alimentos

Por "N" problemas, às vezes, teremos dificuldades consideráveis para fazer jejuns totais de alimentos por tempos mais longos. Por exemplo, alguém que tem um trabalho pesado, estafante, que exige muito esforço físico, terá problemas sérios se jejuar totalmente de alimentos. Ou mesmo pessoas que tenham a saúde frágil por algum motivo. É nesses casos que entra o jejum parcial de alimentos. Temos na Bíblia algumas ocasiões em que o jejum parcial foi usado. Por exemplo, Daniel e seus amigos decidiram jejuar das finas iguarias do palácio do rei e comer apenas legumes por um longo período de tempo (Daniel 1:8). O mesmo Daniel também fez outros jejuns parciais (que não envolviam alimentos), como em Daniel 10:2, onde vemos relatado que ele jejuou de comidas gostosas, carne e vinho e também não passou qualquer tipo de perfume. Outro caso interessante é quando Paulo orienta que os casais possam ficar sem sexo (numa espécie de jejum) para se dedicarem à oração (1 Coríntios 7:5). Assim, jejuns parciais, não só de alimentos, também são aceitos por Deus na Bíblia. 

(4) Tenha uma rotina de jejum

Apesar de podermos jejuar em momentos problemáticos de nossas vidas, buscando a graça de Deus, como muitos servos Dele fizeram, é muito saudável para a nossa vida espiritual que tenhamos uma rotina de jejum (totais ou parciais). Pode ser semanal, ou a cada quinze dias, ou um tempo que você combinar com Deus. Isso será muito proveitoso, pois nos fará, em meio à correria do dia a dia, focarmos um pouco mais em nossa vida espiritual e em Deus. Nós observamos na vida de Daniel essa prática muito proveitosa. Comece planejando, por exemplo, uma vez por mês para você ter a experiência de jejuar. Depois, coloque a cada quinze dias e assim por diante.

(5) Cuidado com jejum de alimento e água

Na Bíblia também temos uma modalidade de jejum bastante extrema e realizada apenas em condições muito especiais, que é o jejum de alimento e água. Esdras fez esse jejum por um prazo pequeno (Esdras 10:6). E também temos relatos de Moisés e Jesus realizando esse tipo de jejum por 40 dias, que são casos extremos e sobrenaturais que não devemos copiar hoje em dia, pois foram específicos e não são ordem de Deus para nós. Podemos realizar por breve tempo, mas sempre com muita cautela, pois jejuar de alimento e água por muito tempo pode gerar a morte ou sequelas graves.

(6) Jejue como Jesus ensinou

Jesus dedicou uma aula sobre jejum aos seus discípulos. Infelizmente, por causa da natureza humana, na época de Jesus (e também na nossa, certamente) as pessoas jejuavam para parecer espirituais e receber aplausos dos outros. Por isso, Jesus orientou: "Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6. 17).Essa orientação de Jesus foca no propósito de nosso jejum. O propósito deve ser agradar a Deus, conectar-se com Ele e não se mostrar aos outros para nos aplaudirem. O jejum é algo pessoal entre nós e Deus. Esse é o jeito certo de jejuar. Observe que Jesus não gastou tempo explicando sobre jejum de alimentos, jejum parcial, jejum de outros itens. Ele focou no propósito, que é o mais importante.

(7) Como jejuar, por quanto tempo, que tipo de jejum fazer?

Geralmente quando alguém quer jejuar fica meio perdido sobre como fazer na prática. Quero aqui dar algumas dicas práticas importantes para você começar a jejuar o quanto antes:
(a) Escolha entre o jejum parcial de alimentos, o completo de alimentos ou o de outros itens. Ore a Deus dizendo a Ele do que você se privará e quanto tempo pretende fazer, quais seus propósitos, etc. Não existe nenhuma regra específica de tempo na Bíblia. Lá temos jejuns de 24 horas, de vários dias, e até de meses e anos. O que vale é aquilo que você combinar com Deus em oração. O que combinar cumpra. Caso escolha jejuar de outra coisa que não alimentos, vale a mesma regra, combine com o Senhor e cumpra.
(b) Comece devagar. Muitas pessoas saem combinando com Deus que vão jejuar parcialmente de determinado alimento por um ano, por exemplo, e acabam não cumprindo. Seja cauteloso. Melhor fazer algo mais simples e que cumpra, do que algo que vai descumprir. Não seja precipitado.
c) No dia em que for jejuar tenha uma postura mais focada em Deus. O jejum não é uma simples abstinência. É uma abstinência conectada com objetivos espirituais. Por isso, no dia em que jejuar, programe momentos de oração, de reflexão, para pensar nos objetivos espirituais que tem buscado e conectar-se com Deus de forma especial, assim seu jejum será mais proveitoso.

d) Dependendo do tipo de jejum, comunique às pessoas da sua casa que está fazendo. Isso não vai contra a orientação de Jesus. É apenas para que haja certo respeito e colaboração na sua prática dentro do seu lar. Muitos brigam com os familiares quando estão jejuando porque os familiares não entendem aquela abstinência repentina e ficam preocupados, fazendo perguntas, o que irrita quem está jejuando. Melhor que pelo menos a família saiba se você achar conveniente.

https://www.esbocandoideias.com/2016/03/7-dicas-para-fazer-um-jejum-que-agrada-a-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário