se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus. Isaías 50.10 

Lembro-me quando criança tinha medo do escuro. Sempre tinha que ter um abajur aceso. Se ficasse escuro, gritava por minha mãe. No escuro, o medo tomava conta de mim e, como criança, monstros eram criados por minha mente. Hoje não tenho mais medo de escuro, da falta de energia elétrica, mas confesso que não é uma situação confortante. Há um medo de escuro que tenho. Circunstâncias escuras, problemas sem solução, ausência de possibilidades. Há momentos em que nos sentimos travados diante de certas situações. Humanamente, já se tentou de tudo. Gastou-se todas as forças. A luta interna não surte resultados e, ao olhar para frente, está escuro.

 

Há certos problemas pelos quais passamos que são como lugares escuros. Caminhamos em busca de uma raio de luz, cheios de esperança, mas não é fácil atravessar a escuridão porque inevitavelmente o medo sobrevém, a incerteza, a dúvida, o cansaço. E nada pior para intensificar a escuridão do que o cansaço. A ausência de forças, a desesperança surgem com o cansaço físico e emocional. O escuro se torna mais escuro. E o sentimento que surge é: sinto-me cansado e sozinho de caminhar nessa escuridão. Não há um sinal de luz, de esperança. 

 

O profeta Isaías nos deixa um conselho: se o caminho em que estamos está escuro, sem luz alguma, dê um passo de fé. Confie em Deus e ponha nele sua esperança. Talvez tenhamos tentado de tudo nesse caminho escuro. Buscamos conselhos de amigos, lemos livros sobre a "nossa escuridão", elaboramos estratégias para vencer. Aceleramos os passos e, por isso, estamos cansados. Hora de descansar, hora de se render. Nenhum esforço humano trará luz à escuridão a não ser um único passo de fé: confiar em Deus e colocar nele a esperança. Há momentos em que é preciso se recolher, jogar-se nos braços de Deus, entregar a Ele literalmente a "escuridão" e descansar. Além disso, é preciso por nele a esperança e quando se faz isso, vai surgindo aos poucos um certo entusiasmo e as forças vão começando a se renovar.  

 

Hoje, compartilho com você que estou fazendo isso. Há uma luta da qual estou cansada e me sentindo sozinha.Há uma escuridão. Ausência de possibilidades no momento, mas faço isso agora: Confio em meu Deus que nunca me desamparou e coloco Nele toda a minha esperança. Deus sempre me surpreendeu e continuará fazendo isso. Só de lembrar quem Ele é para mim e o quanto já fez em minha vida, sinto-me menos cansada. Faça isso também. Quando nada mais podemos fazer, o Deus Todo Poderoso age