BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 25 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma bênção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bênçãos do Senhor seja transbordante sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como Ensinar a Bíblia para as crianças?


 
Aproveitando o dia das Crianças, gostaria de te fazer uma pergunta: 
 
Você sabe como ensinar a Bíblia para crianças pequenas?
 
1) A primeira coisa a ser considerada é a idade das crianças. Cada faixa etária aprende as coisas de uma forma diferente.
 
Por exemplo, crianças menores aprendem mais visualizando enquanto ouvem, por isso, não vai adiantar ficar apenas lendo para elas.
 
Já crianças que já sabem ler ou estão já na pré-adolescência, necessitam de uma abordagem diferenciada para a idade delas.
 
 
2) Mas como saber que tipo de abordagem usar com meus filhos?  A minha grande dica aqui é que você verifique como a escola ensina seu filho.
 
Que materiais eles usam? Qual a linguagem? Converse com a professora do seu filho, pergunte, peça algumas dicas de ensino para ela, de como ensinar de forma mais eficiente a faixa etária de seu filho.
 
De posse dessas informações, você pode adaptar esse tipo de linguagem ao ensino da Bíblia Sagrada, já que nem sempre, como pais, temos formação pedagógica para saber exatamente como ensinar.
 
 
3) Não desista na primeira (nem na segunda, nem na terceira…) dificuldade. Crianças, geralmente, tendem a ter dificuldade para assimilar novos hábitos (principalmente as menores).
 
Lembro-me das primeiras vezes que levei minha filha nas reuniões de oração nos lares. Ela queria ir no chão, queria correr, queria comer, queria fazer tudo, menos ficar quieta. Com o tempo, o novo hábito vai se incorporando e a criança começa a saber como se comportar.
 
Por isso, persista! A grande sacada é ser persistente em criar hábitos na criança. Crie um momento em sua casa onde se desliga a tevê, onde se sentam juntos e estudam a Bíblia, onde haja foco.
 
Faça disso um hábito e, aos poucos, a criança irá assimilar isso como algo muito prazeroso para ela.
 
 
4) Materiais de apoio são muito importantes. Lembre-se de que, se tiver condições, adquirir bons materiais para te ajudar nesse ensino da Palavra é um importante investimento em seu filho.
 
Não é um gasto, é um investimento! Se não tiver muitas condições financeiras, improvise. Com criatividade tudo pode ser feito com custo bem baixo.
 
Hoje, com a evolução da tecnologia, cada vez mais temos materiais bem acessíveis na internet para você usar em um computador, na tevê, no tablet, no celular, etc.
 
Use e abuse de tudo que puder. Inclusive, conheci há alguns meses um material que achei muito interessante, que se chama Kit Criança Cristã, que tem excelentes materiais de apoio para pais que querem ensinar a Palavra de Deus aos seus filhos. 
 
 
 
 
5) Abuse das histórias. As histórias trazem em si um grande poder de ensino e aprendizado. Não é à toa que Jesus abusou das parábolas e histórias. Funcionam para praticamente todas as idades.
 
Aprenda histórias legais da Bíblia, tente resumi-las e conte ao seu filho de forma empolgante, emocionante, sempre buscando extrair algum ensinamento importante que ele necessite.
 
Faça as vozes dos personagens com entonação diferente, se seu filho for menorzinho. Faça gestos, encenações, etc. Isso será empolgante para ele. Ele irá aprender enquanto se diverte.
 
 
 
6) Ensine enquanto vive. Às vezes corremos o risco de achar que para ensinar a Bíblia para crianças devemos todas as vezes parar tudo e nos assentamos com esse objetivo.
 
Mas não é assim! Os pais ensinam os filhos enquanto vivem. Os filhos nos observam o tempo todo, por isso, aproveite para dar bons exemplos. Quando precisar corrigi-lo por algum erro, pode linkar a correção ao que a Palavra de Deus ensina.
 
 
 
7) Use a oração como forma de ensino. Uma forma muito positiva de ensinar a Bíblia para crianças é através da oração.
 
Orar com eles é algo muito bom. Ore por eles na presença deles. Quando estiverem doentes ore pedindo ao “papai do céu” para eles sararem. Quando estiverem alegres, orem ao “papai do céu” agradecendo por essa grande alegria.
 
Isso vai gerar um aprendizado extremamente forte e prático sobre as práticas que a Bíblia nos orienta. A oração não precisa ser um momento chato e maçante, pode ser pequenos momentos do dia, como na hora de acordar, na ora do almoço, na hora de dormir, antes de sair pra passear, etc.
 
Sempre que possível faça links com as histórias da Bíblia que já contou. Exemplo: Papai do céu, ajude o Pedro a ser obediente como o profeta Samuel.
 
Papai do céu, ajude a Ana ser forte como Davi que venceu o gigante. Etc.
 
 
 
8) Essa última dica é para pais que querem ir além do simples. Eu conheci um material muito interessante com foco no ensinar a Bíblia para crianças, que até indiquei para pessoas da igreja, que é um curso chamado “Formação de Professores e Líderes Para Ministério Infantil”.
 
Esse curso vai dar uma boa base para quem deseja, além de ensinar seu próprio filho, quem sabe, também participar do ensino de crianças na igreja. 
 
 
 
 
 
Um abraço
Jonathan da Gospel+ 
 
Gospel+: servir ao Pai, servindo seus filhos
 
 
 
 
Se você quer deixar de receber todo conteúdo que vamos te enviar, clique aqui
Gospel Mais Comunicação Cristã Integrada LTDA
Caixa Postal 24017
Curitiba, Paraná - 82200-980
Brazil


Nenhum comentário:

Postar um comentário