Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso. Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã. Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra".2 Reis 5:1-3

Em uma das guerras com Israel, os sírios capturaram uma menina e a levaram como escrava para ser serva da esposa de Naamã, chefe do exército da Síria. Naamã ficou muito doente, leproso, doença que certamente o levaria à morte.Certo dia, a menina falou para a esposa de Naamã que se ele estivesse em Samaria, o profeta Eliseu poderia curá-lo. Mesmo que exultando um pouco, Naamã acabou por ir encontrar-se com Eliseu e, após seguir orientações do profeta de Deus, aquele homem foi curado de sua incurável doença.

Uma das coisas que sempre me chamou a atenção nessa história foi a atuação dessa menina, uma simples garota, levada como escrava, numa situação de guerra. Levada de seu país foi para terras estrangeiras e, mesmo numa situação nova em sua vida em que havia ficado nas mãos do inimigo, conseguiu ser bênção e fazer diferença onde estava. Seria normal se essa garota sentisse revolta e até desejasse mesmo que Naamã morresse, afinal ele era chefe do exército que a havia capturado e lavado para ficar cativa num pais estrangeiro, longe de seu povo. Contudo, ela não pensou e nem agiu assim. Na primeira oportunidade que teve soube ser bênção na vida de alguém. Naamã só encontrou a cura para sua doença porque essa adolescente soube ser um canal de benção para a vida daquele homem.

Nem sempre é fácil ser uma bênção ou desejar o bem, principalmente quando em favor de alguém que direta ou indiretamente lhe causou muito mal. As vezes somos colocados em situações e ambientes desafiadores ou difíceis de enfrentar, mas Deus sempre tem um propósito para tudo. Havia alguém que precisava conhecer o poder de Deus, precisava do socorro e acolhimento de Deus. E o Senhor, como somente Ele sabe fazer, usou a vida de alguém para levar ajuda;usou a vida de alguém aparentemente insignificante mas que estava na hora certa e no lugar certo para ser uma benção na vida de alguém.

Sabe o que aprendo com isso? Algumas vezes, estarei em lugares que talvez não sejam tão agradáveis para mim, como de fato já aconteceu. No entanto, convicta de ter a vida dirigida por Deus, poderei ter a certeza que estarei na hora certa e no lugar correto. Deus precisa abençoar alguém por intermédio da minha vida. E, para ser canal de benção para alguém, não é preciso possuir muitos atributos, senão temer a Deus, depender Dele e colocar-se a seu serviço. Aqueça garota que sequer sabemos o nome foi a ponte para levar Naamã a ter uma grande experiência com Deus.Jamais foi esquecida.

Já parou para pensar que pode estar exatamente no lugar onde está, porque Deus quer te usar como uma ponte para abençoar vidas? Quer ser um instrumento de bênção? basta apenas dispor-se sempre a serviço do Pai Foi necessário que aquela garota saísse de Israel e fosse para a Síria como escrava para que um único homem fosse curado e conhecesse o Deus verdadeiro. Seja um abençoador sempre onde quer que esteja.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias