Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Isaías 43:2
 
Houve um período em que tinha quase que diariamente o mesmo sonho: tentava atravessar um rio, nadava, nadava e nunca conseguia chegar. Enfrentava muitas dificuldades e não conseguia chegar onde queria. Houve quem me dissesse que isso indicava que estava passando por dificuldades e frustrações, essa seria a razão do sonho. Bom, não quero entrar nesse mérito, não é meu objetivo aqui interpretar esses sonhos, mas, meditando nessa passagem, percebi que em nossa jornada enfrentamos rios, mares e mais: fogo também.
Interessante, é que Deus, a contraponto de uma teologia infundada e difundida por aí, não promete inexistência de água e fogo no meio da caminhada humana. Pelo contrário, pelo texto "quando você atravessar..." percebo uma certeza de que águas, rios e fogo virão. E águas, rios, sempre indicam muitas dificuldades. Os rios e os mares remetem ao desconhecido, às incertezas, a desafios grandes e tenebrosos. O fogo, diria, é aquilo que de pior pode acontecer. É a prova das provas, a dificuldade maior.
No meio da certeza da vinda das águas e do fogo, há uma certeza bem maior: a de que Deus atravessará conosco seja o que for. As águas virão, mas com a presença de Deus em nossa vida, elas jamais poderão nos afogar; as dificuldades serão vencidas e, no fogo, embora possamos sentir a alta temperatura e ele muito próximo de nós, a ponto de nos tocar ou de termos que atravessá-lo, não ficaremos "chamuscados". Que promessa maravilhosa! Sabe o que isso diz para mim e para você hoje? Não importa o que tenha que enfrentar agor a, Deus está presente, não estamos sozinhos. Vamos levantar a cabeça e enfrentar as águas, os rios e o fogo. Para que ter medo? Deus segura forte na sua e na minha mão.