images

Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.
As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos.

Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplinaDeuteronômio 8:2-5

Quem já não conheceu de perto um deserto? Não me refiro àquela região árida do planeta, mas ao deserto da vida, onde se caminha junto com a provação diariamente. O povo de Deus foi conduzido ao deserto porque, entre outras coisas, precisava tornar-se humilde, obediente e dependente de Deus. Ali, naquele lugar terrível, não poderia sequer comer e beber. Dependia de Deus para prover o alimento e a água e o Senhor dava o suficiente para cada dia. O povo era voltado à satisfação das necessidades físicas e Deus os direcionava a almejar mais que o material, a satisfação e o aperfeiçoamento espirituais.

Foram quarenta anos de deserto e a Bíblia diz que Deus sustentou o seu povo, não deixando que passasse fome, nem sede. As roupas não se gastaram e preservadas foram as sandálias dos pés daqueles homens e mulheres.  Era preciso aquela disciplina. Jeremias diz em lamentações 3 que não é agradável a Deus permitir aflições e tristeza aos homens,  mas é necessário e, durante esse período de prova, disciplina e deserto, Deus está ali bem perto, não deixando desamparado, ainda que tenha a sensação de desamparo. Toda prova, toda disciplina, correção de Deus tem um profundo objetivo:  aperfeiçoamento, maturidade e proximidade com Deus. Tiago diz: considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.Tiago 1:2-4

Posso me lembrar dos desertos pelos quais já passei. Não foi nada fácil, mas admito que foram extremamente necessários. Quando lá estava, sofrendo, muitas vezes não entendia os caminhos e propósitos de Deus e nem porque precisava passar por aquilo. Hoje sei que parte do que já fui transformada, foi realizada "no e por causa" do deserto e algumas vezes Deus me disciplinou para que eu aprendesse algumas coisas fundamentais para a vida cristã. Sou grata a Ele por isso e percebo, ao olhar para trás, que em todo o tempo Ele estava comigo, segurando as minhas mãos, dando forças para continuar a caminhada, sendo paciente diante das minhas murmurações e providenciando tudo que precisava.

Sei que ainda tenho desertos a enfrentar e não vou mentir, sinto até um frio na espinha em pensar nisso, mas confio em Deus e preciso dele. Sei que lá no meio do lugar árido, onde quer que eu esteja, Ele providenciaria um manancial, um refrigério para minha alma e, ao sair, serei uma pessoa bem melhor. Creia, ainda que esteja difícil, Deus não te abandonou ou se esqueceu de você. Ele está bem perto e em breve, você sairá desse lugar para experimentar as bênçãos do Senhor preparadas para sua vida.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:http://app.vc/bencaos_diarias