images

Assim como proclama o Espírito Santo: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como ocorreu na rebelião, durante o tempo da provação no deserto. Hebreus 3.7-8

 

O endurecimento físico do músculo cardíaco é uma doença muito grave e leva à insuficiência cardíaca e até a um derrame cerebral, o que pode ser fatal. Espiritualmente, o endurecimento do coração apresenta também sua gravidade e, por isso, a Palavra de Deus nos alerta para esse perigo.

Ao ter o coração endurecido, não se é mais capaz de ouvir a Deus e muito menos entendê-lo. Perde-se a sensibilidade para as coisas espirituais. O povo de Deus, lá no deserto, quando Moisés o conduzia, endureceu seu coração. Quando faltou água, houve tanta reclamação que foi necessário que Deus ordenasse a Moisés que ferisse a rocha, a fim de sair água para aquele povo do coração duro.

Hoje, não é muito diferente daquela época em que o povo caminhava pelo deserto e não ouvia a voz de Deus, apenas reclamava. Existem muitas coisas que podem contribuir para o endurecimento do coração entre elas, ingratidão, ódio, orgulho, mentiras, soberba e tantos outros pecados. O povo de Israel foi tremendamente ingrato e murmurador e isso o impediu de ouvir a voz de Deus e perceber o quanto Deus o acompanhava e dirigia naquele deserto.

É preciso ter muito cuidado e estar sempre atento para afastar da nossa vida tudo que possa nos tornar endurecidos a ponto de perdermos a sensibilidade espiritual. Deus sempre se comunicará conosco por meio do nosso espírito, de nossa consciência e até mesmo de alguém usado por Ele. Pode acontecer de Deus estar tentando nos mostrar algo, nos cercar de todas as formas e não ouvirmos a sua voz ou, se a ouvirmos, preferimos resistir e agir à nossa maneira.

Há momentos em que Deus usa pessoas que nos trazem sua Palavra; usa a nossa consciência que fica martelando sobre algo e deixamos de lado, sonhos e etc; Certa vez, eu estava obstinada em relação a uma escolha até que Deus usou uma amiga minha que sonhou que eu estava em perigo. Ela sequer sabia do que eu estava passando ou a escolha que queria fazer, mas Deus a usou e eu, que estava tão teimosa, parei para pensar e refletir e creio, ao desistir do que estava querendo fazer, grande sofrimento foi evitado em minha vida.

Peça a Deus hoje que não permita que seu coração seja endurecido a ponto de não escutá-lo. Que jamais ocorra de Ele estar tentando se comunicar com você, trazer-lhe uma direção, um alerta, um consolo e você não o estar ouvindo. Isso só lhe trará sofrimento e adiará as bênçãos que Ele tem para sua vida. Fique atento, examine-se agora. Cuidado. Deus pode estar falando e você não estar ouvindo.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:  http://app.vc/bencaos_diarias