12 março 2015

PARA QUE SERVE A BOCA?

 

"As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração" (Salmo 89.1).

Ninguém fala por acaso. Segundo o Senhor Jesus, o homem fala do que está cheio o coração (Lucas 6.45).
 
É possível conhecer as pessoas a partir do que elas falam. Quem reclama da vida, culpa os outros pelos seus insucessos e fala da vida alheia mostra o conteúdo do seu coração. O mesmo ocorre com quem é positivo: está sempre alegre, vivendo acima dos problemas e dos ataques dos invejosos. Essas pessoas fazem amigos por onde passam. Todos gostam de estar do lado de quem é simpático e feliz, não é verdade?
O nosso problema hoje não é o diabo – pois ele foi derrotado por Jesus –, mas a nossa boca. Ela tem o poder de nos edificar ou de nos destruir (Provérbios 18.21). Se alimentarmos o nosso coração com a Palavra de Deus, teremos uma boca saudável. Se o nutrimos com ressentimentos, mágoas, ódio e demais pecados, teremos uma confissão negativa, improdutiva, a qual machucará muita gente. Somos invariavelmente o que falamos, por isso, a boca deve ser usada somente para abençoar, tanto a nós quanto outras pessoas. Quando a usamos para o bem, plantamos sementes que, certamente, darão bons e preciosos frutos, os quais nos ajudarão muito. Por outro lado, podemos estar certos de que, se a utilizarmos para difamar o próximo, prejudicar quem quer que seja, enfim, fazer o mal, formaremos parceria com o inimigo e amargaremos o fruto dessa insensatez (Tiago 3.7-12).
O salmista deu uma dica para ter uma boca abençoada, afirmando que a usava como instrumento de adoração a Deus, cantando as benignidades dEle. É bom dedicá-la ao louvor do Senhor, pois, assim, nós a doutrinamos para falar coisas boas. O louvor deve acontecer por causa de Cristo, daquilo que Ele nos ensina, faz por nós ou por outros indivíduos, assim, nós Lhe agradamos e edificamos o nosso coração. Se não temos motivos para glorificá-lO por algo que nos foi feito – embora sempre tenhamos –, devemos fazer isso por aquilo que foi realizado em favor de alguém.
A mulher sábia representa quaisquer filhos do Altíssimo, os quais devem usar a boca somente para construir. Quem a utiliza para destruir é estúpido. A lição é fácil de ser aprendida, mais ainda de ser praticada. Ao atendermos ao ensino do Santo Espírito, tornamo-nos vencedores. O que nos levará à vitória é o que sair dos nossos lábios.
Use sua boca para manifestar a fidelidade de Deus, o qual cumpre todas as Suas promessas (Lucas 1.37). Quem dá a Ele o verdadeiro louvor é aceito como fiel testemunha. Já a pessoa que não cumpre a Palavra, mas A exalta como verdadeira, está mentindo. É preciso viver as promessas de Deus e usufruir delas, para glorificá-lO de geração em geração. 
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário