19 abril 2014

CELEBRANDO OS PROPÓSITOS DA PÁSCOA

Ex. 12: 1-20.
“Esta é a Páscoa do SENHOR.” - Ex. 12:11b.

• INTRODUÇÃO:- Vamos relembrar hoje uma história muito antiga, que embora seja de fato muito antiga, não está ultrapassada e não pode ser esquecida, porque ela nos conta o sentido da verdadeira páscoa cristã, que nada tem haver com coelho, chocolate, ovos e coisas comerciais.
O que é a páscoa?
- A Páscoa Cristã é...
PROMESSA: (v. 5)
“O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.”
- A PROMESSA se cumpriu! Jesus Cristo é nossa páscoa, Ele é o Cordeiro de Deus, fruto de uma antiga profecia de Deus para nós feita ainda no AT que se cumpriu com a vinda de Jesus Cristo ao nosso mundo.
- Esta promessa foi feita pelos patriarcas, reafirmada e proclamada pelos profetas e constatada pelos discípulos.
“Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas.”- Rm. 15:8
- Você acredita que a páscoa é o cumprimento da promessa de Deus para sua vida?
- A páscoa trás para nós o propósito do discipulado.

ALIANÇA: (v. 6)
“Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.”
- A ALIANÇA se realizou! Deus ofereceu uma aliança a nação de Israel e a todos que aceitaram receberam a vida, o livramento da morte e do juízo de Deus que foi decretado aos pagãos egípcios.
- Mesmo no Egito, a nação de Israel estava protegida pela aliança com Deus, mesmo neste mundo tão mal e cruel, se você tem uma aliança com Deus, por meio de Jesus, sua vida será protegida.
“Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.” Mc. 14:24
- Você acredita que a páscoa é uma aliança de Deus, marcada com sangue, em você?
- A páscoa trás para nós o propósito da comunhão.

SALVAÇÃO: (vs. 12-13)
“Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR!... O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.”
- A SALVAÇÃO chegou! A páscoa foi o livramento de Deus para todos que creram na sua mensagem de libertação, todos que obedeceram, receberam a grande salvação do Senhor.
“Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” - Hb. 9: 28
- Você acredita que páscoa é salvação, é a mensagem de salvação de Jesus Cristo para sua vida?
- A páscoa trás para nós o propósito de missões.

COMUNHÃO: (v. 14)
- NOSSA COMUNHÃO foi restabelecida.
- Pelo pecado nossa comunhão com Deus foi quebrada, todavia com a páscoa esta comunhão foi refeita, por isso páscoa é um memorial de fé, para nos relembrar que Deus reatou novamente as correntes para termos acesso direto a Ele, estamos livres do pecado, por isso somos sua igreja, um povo especial unidos pela Koynonia cristã.
“Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.” - Fm. 1:16
- Você acredita que a páscoa é o elo de nossa comunhão cristã uns com os outros pelo sangue de Cristo?
- Nossa comunhão não vem do conhecimento, e sim da nossa fé, da nossa doutrina cristã.
- Reafirmamos que a páscoa trás para nós o propósito da comunhão.

OBEDIÊNCIA: (vs. 15 e 16)
“Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel....Convoquem uma reunião santa no primeiro dia e outra no sétimo. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. É só o que poderão fazer.”
- A OBEDIÊNCIA é um claro sinal da nossa fé. Durante 7 dias comam pão sem fermento, façam uma grande assembléia santa e não façam nenhum trabalho, exceto a preparação da comida, todos reunidos em torno da obediência.
- Como hoje estamos todos reunidos em torna na mensagem do túmulo vazio, das boas novas de salvação para o mundo, em torno de dizer que JESUS VIVO ESTÁ!
“Asseguro-lhes que, se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte”. Jo. 8:51
- A páscoa trás para nós o propósito de adoração.

AVIVAMENTO: (v. 17)
“Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações.”
- O AVIVAMENTO chegou! Preparem a grande festa, e lembre-se não tem hora nem dia para acabar, porque Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, venceu a morte, o povo está liberto do cativeiro do Pecado, nossa páscoa é festa, é redenção, é avivamento, é alegria!
“Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.” - II Co. 9: 13
- “Você não pode servir a Deus, se não servir as pessoas”
- A páscoa trás para nós o propósito de ministério (servir).

• Conclusão:
- Nossa páscoa não é um evento passageiro no calendário, é muito mais
- ALEGRE-SE! NOSSA PÁSCOA É...
PROMESSA
ALIANÇA
SALVAÇÃO
COMUNHÃO
OBEDIÊNCIA
AVIVAMENTO!
AUTOR: Pr. Luiz Sanches
http://esbocosdesermoes.blogspot.com.br/search?q=p%C3%A1scoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário