18 outubro 2013

A CAPA DO CEGO DE JERICÓ

  



Texto: Marcos 10: 50- " E ele , lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus."


Introdução:

Há dois detalhes sobre o cego de Jericó que  encontramos no evangelho de Marcos que não encontramos nos evangelhos Mateus e Lucas que também faz a mesma narrativa sobre a  vida de um homem que era cego.

Quais são esses dois detalhes?

 O Primeiro detalhe fala que o cego de Jericó era chamado de Bartimeu e o Segundo detalhe que ele possuía uma capa.


Desenvolvimento:

Esses detalhes que encontramos na Palavra de Deus não é por acaso. Tudo que está na Palavra através da revelação do Espírito Santo traz um ensino para a nossa vida espiritual. 
Ø  " E ele..."

O cego de Jericó mostra a situação do Homem que não enxerga as coisas espirituais, porque não teve a experiência de Salvação com Jesus que é a luz da vida.

Bartimeu não é nome próprio. Bartimeu significa "filho de Timeu". Ele não era conhecido pelo o seu nome de nascimento, mas sim como o cego que era filho de Timeu. No capítulo 10 no verso 46 identifica o nome do seu pai que era Timeu.

Para o cego não ser chamado pelo o seu nome e ser conhecido pela a sua deficiência. Trazia ao seu coração tristeza, angústia. Ele sofria discriminação, rejeição e desprezo.

O Senhor Jesus sempre tratou todas as pessoas da mesma forma com amor. Sempre o Senhor Jesus valorizava e chamava as pessoas pelo nome ou em alguns caso usava  um termo carinhoso que demonstrava  afeição que era filho( a ), amigo(a). Totalmente oposto da multidão que só enxergava os defeitos e não as virtudes das pessoas.


Ø  "lançando de si a sua capa..."

O Império Romano sempre foi muito organizado para que uma pessoa pudesse mendigar é necessário que  tivesse uma autorização do império.
 Essa autorização era através de uma capa que era entregue  que estava escrito por trás da mesma em latim " este homem é um miserável, mendigo, vive de esmola". Dessa forma havia identificação que aquela pessoa era pedia esmolas.

 O que representava a capa para o cego de Jericó:

1-    Identificação que era mendigo;

Para o cego era uma vida de humilhação, angústia, tristeza viver dessa forma e sendo identificado dessa maneira.

2-    Dependência;

Ele dependia dela para sobreviver, ou seja, mendigar.

3-    Proteção.

Com essa capa ele se protegia do frio, chuva, poeira entre outras coisas.

Aplicação profética de deixar a capa:

1-    Deixar a velha vida que  para atrás. O cego não ia precisar mais daquela capa, não era necessário pedir esmolas. Somos novas criaturas em Cristo Jesus. E sem essa capa ele não seria identificado como mendigo. A nossa identificação é que somos povo do Senhor redimidos para herdar uma vida eterna.

2-    Somos totalmente dependentes do Senhor e temos a certeza que o Senhor vai prover todas as coisas. Antes o cego vive de esmolas dependia dos homens agora ele dependia exclusivamente da graça de Deus.

3-    A verdadeira proteção encontramos no Senhor Jesus. Os dias são maus, difíceis mas o Senhor nos aguardará de todo mau e  somos verdadeiramente protegidos.

Ø  "levantou-se..."

Somente o Senhor através da sua Palavra pode levantar ao homem, tirando do comodismo da vida espiritual e colocando na posição de pé espiritualmente.

Ø  e foi ter com Jesus."

A salvação é um encontro pessoal com o Senhor Jesus. E esse encontro mudou totalmente a vida do cego da mesma forma aconteceu conosco.

Conclusão:

A capa que o mundo oferece ao homem não consegue satisfazê-lo completamente, pelo contrário traz angústia, tristeza, decepção e morte.

Hoje o Senhor deseja que você tome a mesma decisão do cego de Jericó, deixe a capa ( a velha vida) e o Senhor te concederá uma vida nova, cheia de alegria, paz,segurança e principalmente vida eterna.


Josenilson Félix


ACESSE GRUPO E PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/groups/bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/

 

2 comentários: