28 agosto 2013

A torrente das águas purificadoras (Ezequiel 47:1-12)



A Palavra do Senhor em Ezequiel 47:1-12, nos ensina muitas coisas que podem servir de orientação para as nossas vidas.

O Profeta Ezequiel foi um grande homem na presença do Senhor, mesmo vivendo numa época muito difícil onde fora levado cativo para uma terra estranha ele permaneceu firme e com sua sua fé inabalável.

E por causa desta comunhão com o Senhor, ele teve muitas experiências com Deus e recebeu revelações da parte do Senhor, e de todos os profetas da Bíblia poucos tiveram tanta comunhão com o Espírito Santo como este servo.

Neste texto o profeta Ezequiel teve uma visão sublime de Deus, onde lhe é mostrado um Templo, e logo na entrada Deus lhe mostra que debaixo do umbral saia uma corrente de água, e meditando nesta passagem o Espírito Santo me leva a crer que estas águas estão disponíveis para as nossa vidas hoje, as aguas neste texto fala fortemente sobre purificação, restauração e cura.

Todos nós precisamos ser transformado pelo Senhor, deixar o velho homem, a velha natureza.

 Nesta passagem Senhor o fez andar pelo Templo, como vemos nos versos 1 e 2 e em todo lugar que ele olhava as águas fluíam da entrada até o altar e quando saia para fora formava um grande rio que purificava tudo por onde passava.

Hoje quando vamos para a casa do Senhor estas águas fluem da mesma maneira, espiritualmente falando, assim que entramos pela porta do Templo estas águas começam a fluir, quando olhamos para o altar as águas continuam fluindo, e em todas as direções que olhamos vemos Deus trabalhando na vida de muitos, os milagres vão acontecendo, vidas são salvas, vemos Deus agindo de uma forma poderosa, a unção de Deus é derramada na congregação e vidas são curadas, libertas e purificadas pela presença de Deus naquele lugar, mas tem mais.

Quando há um encontro real com o Senhor Jesus, mesmo quando vamos para os nossos lares, estas águas purificadoras nos acompanham e vai curando, transformando tudo ao nosso redor, por isso temos que nos alegrar como diz o Salmista: Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor ( Salmo 122:1).

E há uma promessa na Palavra do Senhor dita pelo próprio Jesus que diz: Quem crê em mim como diz as Escrituras, rios de agua viva correrão do seu ventre ( João 7:38 )...  Preste atenção no detalhe que o Senhor diz água viva e não águas vivas, sabe porque? Porque Ele representa esta água viva, na pessoa bendita do Espírito Santo que habita em nós. Então creia nesta promessa, e tome posse da Palavra.

No verso 3, o Senhor envia um anjo com um cordel de medir em sua mão e o Profeta pode presenciar algo grandioso, ele começou a caminhar e se aprofundar no rio que fluía do Templo do Senhor, como vemos abaixo houve algumas etapas:

a) Caminhou 450 metros "...águas que me davam pelos artelhos", v. 3.
 E o Espírito Santo me mostra que hoje simbolicamente falando é da mesma maneira, quando começamos a andar com Senhor, entramos neste rio, e estas águas nos artelhos simboliza o início da caminhada Cristã, aceitamos a Jesus e esta sede de Deus começa a aumentar e queremos mais, e nos aprofundamos mais em Deus ai partimos para o próximo passo.

b) Caminhou mais 450 metros "...águas que me davam pelos joelhos", v. 4. 
 Joelho representa claramente a oração, quando descobrimos que o Senhor é uma fonte que jorra para vida eterna, oramos, buscamos, clamamos, nos prostramos e dobramos os nossos joelhos e buscamos ao Senhor, e as nossa orações são respondidas, porque o Senhor nos enche com o Espírito Santo, só que queremos mais, esta vontade nunca pode acabar, afinal Jesus é uma fonte, precisamos partir para o próximo passo.
c) Caminhou mais 450 metros "...águas que me davam pelos lombos", v. 4.
O Profeta caminhou mais um pouco e as águas chegou até a sua cintura, que representa o serviço, a vontade de servir ao Senhor, de ser útil para sua obra, de ser um vaso de honra na casa do Senhor, de proclamar a Palavra, de ganhar almas, pois vale mais uma vida do que o mundo inteiro, é o momento de usar os Dons Espirituais que o Senhor já nos deu, momento de ajuntar tesouros nos céus, só que não podemos parar, temos que permanecer no primeiro amor, precisamos que a obra do Senhor seja avivada, então partimos para o próximo passo.
d) caminhou mais 450 metros "... e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau", v. 5.
Neste ponto o profeta chegou no limite, agora ele só podia atravessar a nado, esta parte do texto representa a plenitude, o momento que podemos falar como o Apóstolo Paulo em Gálatas 2:20 " Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mais Cristo vive em mim". Momento em que a nossa entrega é total, totalmente rendidos ao Senhor, onde nos tornamos um vaso de barro para que a glória seja toda do Senhor, onde diminuímos para que Ele cresça mais e mais, glória a Deus.
Mas quando o Profeta volta para margem ele nota que tudo foi transformado por aquele rio, até mesmo o mar morto, que é o lugar mais baixo da terra, e um dos lugares mais sem vida também, onde a concentração de sal é 10 vezes maior que nos outros mares, onde os peixes morrem instantaneamente quando caiem nele, "teve vida em abundância", havia árvores com frutos e cheio de folhas, peixes em abundância, Deus não esqueceu até mesmo do sal que representa o sabor, o sabor de viver na presença do Senhor.

Assim será na sua vida também, creia, entre neste rio, se aprofunde nele, deixe o Senhor te conduzir para uma vida de vitórias.

Jesus te ama

Ev. Nei

16 comentários:

  1. AMEM PASTOR AMEI MUITO SEU ESBOÇO SOBRE ESTAS ÁGUAS DEUS ABENÇÕE A SUA VIDA E SUA FAMILIA ABUNDANTEMENTE. Pr.celia tabernaculo.d.avivamento@gmail.com fátima portugal

    ResponderExcluir
  2. boa noite quero agradeçer pelo seu esboço pois me ajudou muito tenho certeza q vc foi usado por Deus.. tenho passado por muitas tribulações nesses últimos anos, depois de uma oração q fiz esta noite o senhor me deu esta passagem e através das suas palavras pude entender obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor é assim: Ele responde nossas orações segundo a Sua vontade!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. O Senhor deseja que os seus filhos ousem a experimentar águas mais profundas! Ousar ir mais adiante mesmo quando não estamos vendo o solo em que pisamos... Ele quer somente que avancemos confiantes em seu poder... Ele nos guia às àguas profundas... não estamos sozinhos, por isso nada temeremos!

    Obrigado por ter compartilhado sua reflexão conosco Renato!

    ResponderExcluir
  4. Bênção de Deus.estou meditando sobre as águas purificadoras para ministrar segundo a graça que Deus me conceder.
    Obrigado pr pelo esboço muito forte.

    ResponderExcluir
  5. na minha biblia diz clarament 500 metros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz amado!

      1 côvado equivale a 45 cm, na bíblia com tradução tradicional informa que a medida foi de 1000 côvados.
      convertendo para metros da um total de 450 m.

      vale ressaltar que algumas traduções consideram 1 côvado como 50 cm, quando converte para metros da um total de 500 m.

      1 côvado pode ser medido do cotovelo a ponta dos dedos.

      Que Deus te abençoe!!

      Excluir
    2. A paz amado!

      1 côvado equivale a 45 cm, na bíblia com tradução tradicional informa que a medida foi de 1000 côvados.
      convertendo para metros da um total de 450 m.

      vale ressaltar que algumas traduções consideram 1 côvado como 50 cm, quando converte para metros da um total de 500 m.

      1 côvado pode ser medido do cotovelo a ponta dos dedos.

      Que Deus te abençoe!!

      Excluir
  6. Deus abençoe grandemente sua vida e seu ministério.Impressionante como o Espírito Santo revela de forma especial.

    ResponderExcluir
  7. muito forte este estudo eu nao tinha lido estou estudando ele

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ! Que Deus continue te abençoando! ótima Reflexão!.

    ResponderExcluir
  9. Tenho que discordar num ponto: Templo. O amado associa o templo de Ezequiel ao templo de nossos dias, quando nós é que somos o templo: Rios de água viva fluem do crente (fiel, salvo em Jesus, cristão), conforme Jesus declarou. Temos que começar no altar de nossa casa e levar nossa consagração ao templo onde juntamente com outras brasas (irmãos) adoraremos como um só. Fiquem na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Palavra de Deus é viva, fala de muitas maneiras no mesmo versículo. Deus é quem dá a revelação, se assim não fosse seria
      como um livro comum.

      Excluir
  10. O problema atual é que muitos vão ao templo somente para receber algo de Deus, quando deveriam levar sua adoração, sua vida como oferta ao Senhor. As bênçãos certamente virão.

    ResponderExcluir