08 março 2013

O nome de Jesus no Velho Testamento

  

Quando lidava com meus irmãos judeus no Canadá, Estados Unidos, Argentina e Uruguai, durante  muitos anos no passado, tive uma grande dificuldade que foi esta: Meu povo judeu sempre me lançava esta pergunta desafiadora: "Se Jesus é o nosso Messias, e todo o Velho testamento é a respeito d'Ele, por que o Seu nome jamais foi mencionado nele ao menos uma vez?"

Jamais pude respondê-la satisfatoriamente de acordo com o seu modo de pensar, e admito que muitas vezes me punha a pensar por que o Seu nome realmente não se encontrava escrito na Velha Bíblia. Oh! sim, eu poderia lhes mostrar Seus títulos divinos em Isaías 7:14; 9:6; Jeremias 23:5-6; etc. E até o nome MESSIAS (Cristo) em diversas passagens, mas o nome hebraico que se igualasse a Jesus, eu não podia lhes mostrar. Até que um dia, o Espírito Santo me abriu os olhos, e eu não pude me conter. Ali estava o próprio nome JESUS no Velho Testamento cerca de 100 vezes desde o Gênesis até o Habacuque! Sim, a palavra exata - o próprio NOME que o anjo Gabriel usou em Lucas 1:31 quando contou à Maria sobre o Filho que ela teria.

"Onde encontramos este NOME?" vocês perguntarão. Ei-lo, meus amados: Toda vez em que o Velho Testamento usa a palavra SALVAÇÃO (especialmente com o sufixo hebreu significando "meu", "teu", "seu"), com muito poucas exceções (quando a palavra é impessoal), é exata e absolutamente a mesma palavra YESHUA (Jesus) usada em Mateus 1:21. Lembremo-nos de que o anjo que falou à Maria e o anjo que falou a José em seu sonho, não falou em inglês, latim ou grego, mas em hebraico; e nem Maria nem José foram tardos em perceber o significado do NOME deste Filho divino e relacionamento com Seu caráter e Sua obra de salvação. Pois no Velho Testamento, todos os personagens importantes tinham nomes com significado específico e especial.

Como por exemplo, em Gênesis 5:29, Lameque chamou seu filho de "Conforto (Noé), dizendo: Este nos consolará de nossos trabalhos, e das fadigas de nossas mãos". Em Gênesis 10:25, Eber chama seu primogênito de "Divisão (Peleque), por quanto em seus dias se repartiu a terra". O mesmo aconteceu com Abraão, Isaque, Jacó (que foi mudado para Israel - Príncipe de Deus), e todos os filhos de Jacó (Veja Gênesis capítulos 29:32). Em Êxodo 2:10, a filha de Faraó chamou a criancinha salva do Nilo de "Arrancado (Moisés), e disse: Porque das águas o tirei". E assim poderíamos continuar mostrando o profundo significado dos nomes hebraicos.

Portanto, quando o anjo falou à José, marido de Maria e mãe de nosso Senhor, foi isto o que realmente disse e que José realmente entendeu: "Ela dará a luz a um Filho, lhe porás o nome de YESHUA (SALVAÇÃO), porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles". Este texto foi  poderosamente apresentado a minha alma logo depois que me converti, há cerca de 24 anos atrás, que percebi todo o plano do Velho Testamento naquele  único NOME inefável e bendito.

Portanto, vamos prosseguir explicando claramente o nome hebraico YESHUA (em grego, Iesus; em português, Jesus) no Velho Testamento.

Quando o grande patriarca Jacó estava se preparando para partir deste mundo, ele abençoou os seus filhos através do Espírito Santo e profeticamente pedisse suas futuras experiências naquelas bênçãos. No versículo 18 de Gênesis 49, ele exclamou: "A tua salvação espero, óh Senhor". O que realmente estava dizendo era o seguinte: " O teu Yeshua (Jesus) espero, óh Senhor", ou: No teu Yeshua (Jesus) confio óh Senhor!" Isto faz muito mais sentido.

É claro que Yeshua (Jesus) era Aquele em quem Jacó estava confiando para transportá-lo seguramente através das águas geladas do rio da morte. Jacó era um homem salvo, e não esperou o momento de sua morte para começar a confiar no Senhor. Ele apenas fez Deus se lembrar que estava confiando no Seu Yeshua (Jesus - Salvação) e ao mesmo tempo confortava a sua alma.

No Salmo 9:14 Davi exclama: "E me regozije da tua salvação!"  O que realmente estava dizendo era: "E me regozije no teu Yeshua (Jesus)".

Em Salmo 91:14-16, Deus diz: "Porque a mim se apegou com amor, e Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo (acima das circunstâncias), porque conhece o meu nome. Ele me invocará, eu lhe responderei, na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei, e o glorificarei, saciá-lo-ei com longevidade (vida eterna) e lhe mostrarei o meu Yeshua (Jesus - Salvação)". Está claro, a promessa se realizou em Apocalipse 22:3-4: "Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o Trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a SUA face".


Em Isaías 12:2-3, temos algo maravilhoso. Aqui, SALVAÇÃO foi mencionada três vezes. O leitor será muito abençoado lendo estes gloriosos versículos em sua Bíblia, mas permita-me mostrá-los como realmente estão no original hebraico com Jesus incorporado e personificado na palavra SALVAÇÃO. "Eis que poderoso (ou, Deus, o  poderoso) é o meu Yeshua (Jesus - em sua existência eterna e pré encarnada), confiarei e não temerei, pois JEOVÁ-JIRÉ é a minha Força e o meu Cântico; Ele também se tornou o meu Yeshua (Jesus), e "o VERBO se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14 - Jesus encarnado). Portanto, com alegria tirareis águas das fontes do Yeshua (Jesus crucificado - águas de salvação fluindo do Calvário )".

Algo muito interessante aconteceu em St. Louis. Eu visitava o lar de nossos amigos, o irmão Charles Siegelman e esposa, estando presente um outro judeu. É claro que a conversa centralizou-se n'Ele, que é o centro de todas as coisas - Jesus. Este bom irmão judeu se opunha às reivindicações de Cristo no Velho Testamento verbalmente, e ainda que de maneira amistosa, com bastante violência. Sua arma mais ofensiva, ele pensava, era atacar-me e aos outros, com o bem conhecido desafio: "Vocês não podem encontrar o nome de Jesus no Velho Testamento".
Eu não lhe respondi diretamente, mas pedi que traduzisse para nós Isaías 62:11 de minha Bíblia hebraica. Sendo um mestre do hebreu, ele o fez com toda a facilidade, rápida e corretamente e eis aqui, como ele traduziu o texto literalmente: "Eis que Jeová fez ouvir até as extremidades da Terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Yeshua (Jesus); vem com Ele a sua recompensa, e diante d'Ele, o seu trabalho". Percebendo o que fizera, e como eu o tinha usado, ele ficou escarlate, e praticamente gritou: "Não! Não! Você me fez ler teu Yeshua (Jesus), Sr. Glass! O senhor me enganou !" Eu respondi: Não, eu não o enganei, eu apenas lhe pedi que lesse a palavra de Deus. O senhor não vê que a Salvação aqui é uma Pessoa e não uma coisa, nem um acontecimento? " ELE vem; SUA recompensa e SEU trabalho". Então ele voltou-se freneticamente para o seu Velho Testamento, dizendo: "Tenho certeza de que o meu é diferente do seu". E quando ele encontrou a passagem, ele simplesmente murchou como um balão furado: seu Velho Testamento era naturalmente idêntico ao meu. Tudo que conseguiu encontrar como escapatória para não admitir sua derrota foi negar a divina inspiração do livro de Isaías.

Voltando-se então para Habacuque, temos uma demonstração maior ainda do NOME "Jesus" no Velho Testamento, pois aí temos os dois, o nome e também o título do Salvador. Em 3:13, temos literalmente do original hebraico. "Tu sais com o Yesha (variante de YESHUA - Jesus) do (ou para) teu povo; com YESHUA, teu MESSIAS (teu ungido, isto é, com Jesus, teu Cristo) feres o telhado da casa do perverso (satanás). Eis aí! o próprio NOME dado ao nosso Senhor no Novo Testamento - JESUS CRISTO! Portanto, não permita que alguém  - judeu ou gentio - diga-lhe que o nome de Jesus não se encontra no Velho Testamento.

E assim, quando o idoso Simeão foi ao Templo, levado ali pelo Espírito Santo, tomou o menino Jesus nos seus braços ele disse: "Agora, Senhor, despedes em  paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos já viram o teu YESHUA (Jesus)". Lucas 2:29-30, está claro: Além de seus olhos verem a Salvação de Deus, o YESHUA (Jesus) de Deus, ele o sentia e o tocava enquanto o seu coração de crente pulsava com alegria e certeza, sentindo o pulsar amoroso do coração de Deus que pulsava no coração do santo menino Jesus.

"E chamarás o seu nome SALVAÇÃO (YESHUA - Jesus); pois Ele salvará o seu povo dos pecados dele!"

             Arthur E. Glass 

Nenhum comentário:

Postar um comentário