05 setembro 2012

COMO OUVIR DEUS FALAR?


Texto: Lucas 8:4-15

INTRODUÇÃO:

 Uma das reivindicações básicas do Cristianismo  é que Deus fala com as pessoas. Através de toda a Bíblia encontramos a frase "E disse Deus...".  Rapidamente você percebe a idéia de que Deus realmente fala às pessoas. Deus deseja ter um relacionamento com você. Ele quer ter um relacionamento com você. Porém, não há relacionamento sem comunicação. Deus quer falar conosco.
Esta noite vamos falar sobre: “Aprendendo a ouvir a voz de Deus.” Nada é mais importante do que você entender o que Deus deseja falar com você e que realmente você pode ouvi-Lo.  Jesus disse aqui”: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Lucas 8.8)    Prepare seu ouvido!
Há vezes quando Deus fala comigo e eu sei exatamente quem é que está colocando aquela idéia em minha mente. Eu sei de onde aquela impressão está vindo.  O que faz a diferença? A diferença é atitude.

ILUSTRAÇÃO:

Às vezes quando atentemos o telefone celular a ligação não está clara, tem muito chiado, porém, se você dá uns passos para o lado o sinal melhora, a ligação fica clara. Nesta parábola Jesus ensina que há quatro tipos de atitudes que podemos ter ao ouvir sua Palavra, e essas atitudes determinarão se vamos entender ou não aquilo que foi dito.
Então, Ele diz: Havia um fazendeiro que saiu para semear e na medida em que ele saiu lançando a semente, sua semente se espalhou por quatro diferentes tipos de solo.
Naqueles dias, o fazendeiro tinha na cintura uma sacola cheia de sementes e, na medida em que ele andava pelo do campo, ele jogava as sementes, espalhando-as. Obviamente algumas sementes caiam em solos bons e outras não.
Tema: Se queremos ouvir Deus falando precisamos desenvolver uma atitude correta.
Tese: Quatro maneiras de ouvirmos a voz de Deus:
A primeira maneira de ouvirmos a voz de Deus é...

1. ESTAR DESEJOSO DE OUVIR A VOZ DE DEUS

a.    Eu tenho que querer ouvir de Deus, ser desejoso, ser receptivo. Eu tenho que estar pronto e desejando ouvir Deus.
b.    Este é o primeiro tipo de solo.(Luc. 8:5) e (Luc. 8:12).
i.    Em todos os campos existia o lugar por onde o fazendeiro anda (o caminho). Na medida em que ele lançou as sementes, algumas delas caíram no caminho.
ii.    Existem características desse caminho que impedia a semente de germinar:
(1)    Era um solo endurecido por causa do tráfego constante de pessoas que passavam por ele e por isso não era fértil.
(2)    Existem pessoas assim, elas não estão abertas nem mesmo para a possibilidade de que Deus possa lhes falar.
(3)    Deus quer falar conosco, mas Ele não tem uma chance porque nossas mentes estão fechadas, nossos corações endurecidos.
c.    Infelizmente algumas mentes estão fechadas para Deus, por isso, eu quero algumas atitudes que causam  uma mente fechada?
i.    Orgulho - O orgulho nos leva a ter uma mente fechada. Quando eu penso: Eu não preciso de Deus. Eu não preciso ouvir a Deus. Eu posso tomar esta decisão por mim mesmo.
ii.    Medo - Algumas vezes nós estamos com medo do que Deus vai nos dizer. E se eu orar ou abrir a minha mente para Deus e Ele me disser alguma coisa que eu não queira fazer?
iii.    Ressentimento - Todas as vezes que somos feridos e mantemos as lembranças dolorosas, isto faz com que fechemos nossas mentes para Deus.
A segunda maneira de ouvirmos a voz de Deus é...

2.  DEVEMOS ESTAR ATENTOS PARA O QUE É FALADO.

a.    Uma das razões porque não conseguimos ouvir a voz de Deus é porque sempre estamos com pressa. Os paulistanos vivem com pressa. Nós estamos numa sociedade apressada que está sempre correndo.
b.    Este é o segundo tipo de solo (Lucas 8:6) e (Lucas 8:13)
i.    Da mesma maneira que o solo endurecido representa a mente fechada, o solo rochoso representa a mente distraída.
ii.    Algumas vezes nós ouvimos a voz de Deus e até nos sentimos tocados e pensamos:  Vou fazer isso ou aquilo!.  Mas aquela decisão fica apenas no entusiasmo,  não dura.
iii.    Logo algo mais interessante aparece e nos esquecemos da decisão tomada. Nunca permitimos que a decisão tomada se aprofunde  em nossos corações.
iv.    Eu já pastoreio essa igreja a oito anos e tive a oportunidade de ver pessoas que tem começam a vida cristã de maneira impressionante. Estão entusiasmadas e cheias de alegria. Hoje você não as encontra em lugar algum.
c.    Deus não pode falar com você à menos que você diminua o ritmo.
A terceira maneira de ouvirmos a voz de Deus é...

3.    ELIMINAR AS PREOCUPAÇÕES

a.    Muitas vezes perdemos a oportunidade de ouvir a voz de Deus porque nossas mentes estão inundadas de outros pensamentos. Nossas mentes estão cheias de preocupações da vida diária, cheias de preocupações, cheias de planos, cheias de ambições e etc.
b.    Muitas vezes Deus tem desejado falar com você e o que Ele recebe é um sinal de ocupado.  Nem a mensagem para deixar uma mensagem na caixa de mensagens Ele ouve.
c.    Este é o terceiro tipo de solo (Lucas 8:7) e (Lucas 8:14)
i.    O solo com espinhos representa uma mente preocupada. A semente brota e cresce, mas é sufocada pelos espinhos antes que possa produzir fruto.
ii.    Jesus diz que as distrações são como um tipo de espinhos. Ele nos dá três exemplos.
(1)    Primeiro, as preocupações podem desviar você de ouvir Deus falar.
(2)    Segundo, as Riquezas podem ser espinhos em sua vida. Você pode estar tão ocupado ganhando dinheiro que você não tem tempo para Deus.
(3)    Terceiro,  os prazeres. Não há nada de errado com os prazeres. Deus quer que você aproveite a vida, mas precisamos ficar atentos para não nos envolvermos apenas com os prazeres a tal ponto de nos esquecermos de Deus.
iii.    Há muitos tipos de espinhos diferentes. Você pode fazer a sua própria lista de coisas que tendem a deixar Deus de fora de sua vida.
iv.    Um espinho é qualquer coisa que me distrai, prejudicando meu tempo com Deus.
a quarta maneira de ouvirmos a voz de Deus é...

4.  ESTEJA PRONTO PARA COOPERAR COM O QUE DEUS DIZ

a.    A maior parte de nós quer que Deus nos  fale e depois iremos decidir se vamos ou não obedecer.
b.    O  quarto tipo de solo representa um coração desejoso de fazer o que quer. (v.15)
c.    Se você quer aprender a ouvir a voz de Deus você precisa: ter o desejo de ouvir, estar atento ao que Ele falar, encontrar tempo para ouvir Deus, eliminar as distrações e por fim, cooperar com o que Ele diz.
d.    Por isso quero dar três características da vida de uma pessoa que vai ouvir Deus falando.
i.    Disponibilidade - Marcos 1:32-34, relata que ao final da tarde vieram a Jesus:  “todos”os enfermos da cidade (note que ele estava em Cafarnaum a cidade mais importante de toda província da Galiléia, não podemos nem imaginar o número de enfermos). também diz o texto que toda cidade veio se reunir à porta de onde estava Jesus.
ii.    Disposição  - Uma das razões pelas quais Jesus era a pessoa que melhor ouvia a voz de Deus era porque Ele estava disposto a agradar a Deus e não a ele mesmo (João 5:30)
iii.    Humildade - Esta é uma virtude divina, a Bíblia em (Salmo 138:6)

5. CONCLUINDO ESTA MENSAGEM EU PERGUNTO:

a.    Você gostaria de fazer com que sua vida valha a pena?  Você gostaria de ter uma vida produtiva, realizada, satisfatória?  Pratique o que a Palavra de Deus manda.
b.    Temos estudado durante estes domingos “Como Ouvir a Voz de Deus” e vimos nesta parábola que existem quatro atitudes mentais que nos impedem de ouvir com clareza o que Deus está dizendo, será que uma delas representa a sua?
c.    Será que um destes solos representa a sua vida?
i.    Você tem um coração muito endurecido para ouvir a voz Deus?
ii.    Você anda tão distraído que não consegue ouvir a voz de Deus?
iii.    Você tem se preocupado com tantas coisas que não tem tempo para ouvir a Deus?
iv.    Ou será que você já está pronto para cooperar com o que Deus disser?
d.    O que você vai fazer como resultado da mensagem de hoje?
i.    A Bíblia diz: "Sede praticantes da palavra e não somente ouvintes." No momento em que você sai por aquela porta, há um pequeno pássaro que vai tentar roubar a semente do que foi semeada em sua mente,  esse pássaro é o Diabo.
ii.    Faça uma coisa como resultado da mensagem de hoje, do contrário esta mensagem e o tempo que você passou assentado nestes bancos  terá sido inútil.

Autor: Pr Sergio R. Moura, pastor titular da Igreja Batista Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário