12 setembro 2012

Até aqui o Senhor nos ajudou"




Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mizpá e Sem; deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o SENHOR nos ajudou" – I Sm 7.12


Meus amados, meditando nessa palavra, verifiquei alguns aspectos que o povo de Israel passou nesse momento da sua história.

Era uma época que o povo de Israel estava afastado de seu Deus, acumulava duas derrotas para os Filisteus (1 Sam 4:1-2 e 1 Sam 4: 10,11), ou seja, na primeira derrota morreu cerca de quatro mil homens e na segunda derrota trinta mil homens e o afastamento da Arca da Aliança tomada pelos inimigos de Israel.

Quando amamos o mundo, decidimos nos afastar do Senhor, acumulamos derrotas em nossas vidas, erguemos altares a outros deuses como amor ao dinheiro e aos prazeres do mundo esquecendo os princípios bíblicos que um dia foi ativado em nossas vidas. Corremos atrás do vento!

Quando caiu a ficha desse povo, e também por medo de novas derrotas, o povo de Israel guiado por um sacerdote reto e justo, temente a Deus que ouvia a voz do Senhor, que pagava o preço para obter santidade perante Deus, o povo arrependeu-se, destruiu suas imagens e adoraram ao Senhor. Meus irmãos precisamos ter a consciência de adorar somente a Deus, buscando-O em Espírito e verdade para que recebamos a nossa porção e possamos participar do mover que Ele tem para nossas vidas. Para isso precisamos voltar nossos olhos para o autor e consumador da fé, buscando um compromisso verdadeiro com Jesus e seu Evangelho sendo testemunhas por onde passarmos, sal e luz resplandecente na vida também de outras pessoas sedentas por Cristo.

Samuel disse: "Até aqui nos ajudou o Senhor", não disse o Senhor fez tudo por nós até aqui, e sim "ajudou", ou seja, precisamos fazer a nossa parte de busca e adoração, pois se estivermos tratando-O sem compromisso como vamos querer que Ele tenha compromisso conosco, e orarmos pedindo pela sua ajuda? Se colocarmos outras coisas em primeiro lugar, como vamos querer que Ele nos coloque em primeiro lugar, pois o Senhor é justo e não pode ir contra a sua palavra ( " Mas buscai primeiro  o seu Reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" – Mateus 6:33).

Houve também uma união do povo que adorou e jejuou em sinal de arrependimento (1 Sam 7: 6), precisamos ter a idéia que somos o Corpo de Cristo e assim somos mais fortes ,pois sozinhos sem congregar, sem estar em comunhão somos apenas um membro desligado do resto do corpo, precisamos cuidar também com a acepção de pessoas. Os Filisteus quando souberam dessa união se levantaram contra o povo (1 Sam 7:7), onde  experimentaram a poderosa glória de Deus contra suas vidas, onde ficaram em tremenda confusão e medo sendo derrotados pelos Israelitas.

Quando nos rendemos ao Senhor, Ele guerreia por nós, Deus não nos abandona pois é fiel e Justo, nós que muitas vezes pelas ofertas que o mundo nos propõe que trocamos Deus por estas coisas.

Deus te abençoe.

Luciano Hunter Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário