25 agosto 2012

NÃO HÁ FANTASIAS NA BÍBLIA!


NÃO HÁ FANTASIAS NA BÍBLIA!
Cada vez que leio a Bíblia, mais eu amo as suas histórias. Isso porque a Bíblia não é um livro de fantasias ou de contos de fadas, mas um livro que conta histórias fantásticas de homens e mulheres, como nós, que passaram por diversas situações através das quais aprenderam a cada dia como confiar mais no Senhor.

Sim, a Bíblia é maravilhosa porque não esconde os defeitos dos seus personagens, como no caso de Davi, que apesar de ser um homem segundo o coração de Deus, também fez coisas que desagradaram e entristeceram ao Senhor.

Lembra-se do apóstolo Pedro sendo recebendo o Espírito Santo no dia de Pentecostes? (Atos 2). Quando lemos todo o capítulo vemos como o Senhor começou a transformar o coração daquele rude pescador que negou o Senhor três vezes. Veja a sua primeira pregação depois de ser revestido do poder e os resultados disso.

Mas, você acha que uma vez revestido do poder, Pedro não tinha mais defeitos? Engana-se! Leia o capítulo dez do mesmo livro de Atos e verá quantos preconceitos Pedro ainda tinha.

"Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor, porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum."
Atos 10:13-16

A lição fica clara em todo o capítulo. Pedro ainda considerava os gentios indignos de receber a mensagem da Salvação e o Senhor teve que lidar com o coração deste discípulo.

Mas, se você acha que ele aprendeu tudo o que precisava com esta experiência, engana-se novamente. Veja o que diz o apóstolo Paulo na carta aos Gálatas:

"Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém chegaram afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão."
Gálatas 2:11-12

Percebeu o comportamento hipócrita do apóstolo Pedro? Ele foi um dos principais líderes da Igreja, mas a Bíblia não escondeu seus defeitos e fraquezas.

Agora leia Atos 27:1-44 que narra a história de Paulo sendo conduzido para Roma para ser julgado por César.

Repare quão dura foi a viagem para o apóstolo Paulo, e mesmo depois de o anjo do Senhor aparecer-lhe e garantir-lhe que ele chegaria a Roma, as coisas não aconteceram de forma espetacular.

"Quanto aos demais, que se salvassem uns em tábuas, e outros em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra."
Atos 27:44

Deus não fez cessar a tempestade e nem acalmou os ventos. Eles foram salvos, mas tiveram de nadar para conseguir salvar a própria vida. Nada de espetacular aconteceu!

E esse mesmo apóstolo Paulo já havia dito anteriormente aos cristãos de Corinto:

"Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida."
2 Coríntios 1:8

Reparou bem: O próprio apóstolo Paulo disse que teve momentos tão difíceis na sua caminhada que ele chegou a sentir-se desesperado.

Essa é a realidade da vida cristã que a Bíblia nos mostra e não uma "aventura fantástica sem problemas ou dificuldades" como muitos dizem que é a vida cristã.

Esses exemplos de homens que precisavam "morrer todos os dias para si mesmos" foram deixados para que nós possamos perceber o quanto precisamos da Graça de Deus atuando em nossa vida diariamente.

Essas histórias de vitórias e derrotas, de angústias e livramentos foram deixadas para que nós possamos aprender como é viver a vida confiando no Senhor em cada momento.

Reflita bem!

Deus te abençoe!

Sérgio Müller

2 comentários:

  1. Torre de Babel, cobra falando, jumenta discutindo com seu dono, pão caindo do céu, homem caminhando sobre as águas, 2 pães e 5 peixes alimenta uma multidão, a criação do homem, transformação em estatua de sal, depois de 4 dias homem ressuscita, mar se abrindo, a história da arca, etc....etc....etc....

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, é só minha visão sobre a biblia!!

    ResponderExcluir