12 julho 2012

Reavivados por Sua Palavra-



De: vania pereira

Reavivados por Sua Palavra-
 



Leitura Diária- Êxodo 34
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em:http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/34 

Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 34

A confecção do bezerro de ouro e a orgia que se seguiu entristeceram a Deus. O pecado do povo foi tão grave que Ele não queria mais acompanhar o povo de forma visível.

Moisés suplicou que Deus não abandonasse Israel, e este lhe respondeu dizendo: "farei o que me pede, acompanharei o povo".

Então o lider de Israel pediu corajosamente uma coisa a mais: "Peço-te que me mostres a tua glória". Moisés sentiu que precisava dessa intimidade com o Senhor a fim de desempenhar bem a missão que tinha pela frente. A resposta de Deus a Moisés foi: "você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver".

A oportunidade de Deus atender ao pedido de seu amigo surgiu logo em seguida, quando Deus lhe pediu para lavrar duas outras tábuas de pedra e subir o monte Horebe.

Lá em cima do monte, Deus permitiu que Moisés o visse pelas costas. Passou diante de Moisés, proclamando:
" Senhor , Senhor ,
Deus compassivo e misericordioso,
paciente, cheio de amor e de fidelidade,
que mantém o seu amor a milhares
e perdoa a maldade,
a rebelião e o pecado.

Contudo, não deixa de punir o culpado;
castiga os filhos e os netos
pelo pecado de seus pais,
até a terceira e a quarta gerações".

Imediatamente Moisés prostrou-se, rosto em terra, e o adorou, dizendo: "Senhor, se de fato me aceitas com agrado, que o Senhor nos acompanhe. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança" (Êx 33:6-9).

Deus atendeu aos pedidos de Moisés. Aceitou continuar com os filhos de Israel e prometeu fazer maravilhas a favor deles. Apenas alertou-os para a importância de obedecerem as leis do concerto dadas no monte.

"Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor" (Êx 33:29).

Quando você passa tempo na presença do Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade algo muda dentro de você. Em maior ou menor grau, seu rosto passa a ter um brilho diferente.

Suba o monte e tenha hoje um encontro especial com o Senhor!/Jobson Santos/

Ações de GraçaSalmo 30
"Eu te exaltarei, ó Senhor, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. 2: Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. 3: Senhor, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura."
I – A Promessa de Davi
Quando se dirige a Deus, ele promete: "Eu Te exaltarei, ó Senhor!" Este é um salmo de exaltação a Deus. Mas o que significa "exaltar"? Significa enaltecer, engrandecer, colocar num pedestal de glória. Este era o seu alvo: exaltar a Deus.
Algumas pessoas se exaltam a si mesmas; elas gostam de se colocar em evidência. Quando falamos mal dos outros, quando chamamos a atenção para as nossas virtudes, quando somos egoístas, ou quando somos orgulhosos e humilhamos os outros, quando gritamos para os filhos, ou para o marido, ou para a esposa, estamos nos exaltando a nós mesmos. Mas naturalmente, isto só afasta as outras pessoas, e não estamos procedendo corretamente.
Mas como podemos exaltar a Deus?
1) Cantando hinos de louvor. Os cristãos gostam de cantar os louvores de Deus em hinos que exaltam o amor, o poder e os atributos de Deus. Quando cantamos que "Deus é amor", exaltamos ao Senhor como a nenhum outro. Quando cantamos que Deus é Todo-Poderoso, nós o exaltamos de uma forma singular. Quando cantamos que Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, imortal, invencível, eterno, imutável, onisciente, nós o exaltamos como de fato Ele é o Supremo Deus do Universo.
2) Pregando o evangelho, exaltamos a Deus. Desde os primórdios, quando Adão e Eva pecaram, o Evangelho está sendo pregado.  Quando Abraão foi chamado, o Evangelho foi pregado. Israel foi para o Egito, e lá foi também pregado o Evangelho da graça divina estendida aos pecadores. Salomão e todos os reis de Israel receberam a incumbência de exaltar a Deus através da pregação do Evangelho. Desse modo, as nações conheceriam ao Deus Jeová. Davi exaltava a Deus pregando o Evangelho da graça a todos os povos. Disse ele: "Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor." (Sl 2:10-11). Hoje, também, como cristãos, pregamos o Evangelho a todo o mundo e exaltamos a Deus através desse método. Somente pela exaltação de Deus ao mundo, este Evangelho chegará até os confins da terra.
3) Vivendo a verdade, também exaltamos a Deus. Não basta conhecer a verdade. Não basta pregar o Evangelho. Temos o dever sagrado de viver a verdade. Porque, não viver a verdade é ser incoerente; é ser hipócrita. Não viver a verdade evangélica é pregar uma coisa e praticar outra, o que seria contrário à própria verdade. Seria viver uma mentira. Mas quando nós vivemos os princípios revelados na verdade divina, nós exaltamos Aquele que disse ser Ele mesmo a Verdade em Pessoa: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14:6). O grande problema de nosso tempo é que muitos estão professando o cristianismo, mas vivendo independentemente de Cristo. Não vivem a verdade pregada por Seu Salvador. Aqueles que a vivem, O exaltam, e atraem os próprios anjos que se agradam de estar em sua presença e ao seu lado.
4) Reconhecendo as Obras de Deus. Também exaltamos a Deus desse modo. As Suas obras são dignas do Seu Autor. Em meio à Natureza, contemplando as maravilhas do mar, as grandezas dos céus, os animais em sua variedade imensa, nós podemos exaltar ao Criador. Com efeito, o mar, a terra e os céus – todos em uníssono exaltam o Seu Criador. Muitos ateus já reconheceram que as obras vistas da Natureza proclamam silenciosamente, mas não menos convincentes, que há um poderoso Deus que deve ser reconhecido e exaltado.
5) Colocando a Deus em 1° Lugar, dando-Lhe a preferência. Se nós O ouvirmos quando nos fala, se nós obedecermos quando nos ordena, se nós O buscarmos na nossa infância e juventude e nas primeiras horas do dia, estaremos colocando a Deus em 1º lugar e exaltando Aquele que deve ter a primazia em nossa vida. /Créditos:Pr. Roberto Biagini/
A Palestra completa sobre o salmo 30 com o Pr. Roberto Biagini está no blog adernejornadas.blogspot.com.br, também temos publicados outros cometários dos salmos de 1 ao 19 ,27,30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário