23 julho 2012

Lágrimas


Lágrimas

"E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos." (Lucas 7:44 ARA)
Eu sou meio chorão, para dizer o mínimo. Choro no meu particular, na frente da minha família e também em público. Ministrando a Palavra então, às vezes, é um verdadeiro aguaceiro. Mas essa mulher aqui narrada me ganha de longe. Imagine o tanto que precisa de lágrimas para lavar os pés de um homem adulto.
Esse texto me falou profundamente num dia em que ao chegar de um Encontro Face a Face com Deus, vejo 3 irmãs de cabelo raspado, em sinal de dedicação ao Senhor. Elas deixaram bem claro que Deus falou com elas sobre isso e ninguém deveria imitá-las. Mas eu lembro do cabelão que havia antes e me espanto. Para mulheres esse aspecto de vaidade e aparência é mais importante que para os homens, usualmente. Essa mulher sujou seus cabelos limpando os pés do mestre. Muita lágrima e certamente cabelos longos.
O que mais me fala profundamente neste texto é que esta mulher usou o que tinha ao seu alcance. Ela não comprou nada, talvez nem tivesse dinheiro para isso. Não foi um perfume caro, não foi uma roupa elegante, não foi um presente inesquecível. Foi um ato inesquecível, veja que estamos aqui 2.000 anos depois ainda comentando. Eu não sei se vão se lembrar de mim 2 anos depois que eu morrer, imagine.
Se esta mulher tinha lágrimas suficientes para lavar os pés do Senhor Jesus de Nazaré, nós deveríamos ter algo pra oferecer. Talvez não sejam lágrimas nem cabelos, mas lavar os pés fala de servir, de se humilhar, se rebaixar. Eu tenho 100% de certeza que todos nós podemos vivenciar isso em nossa realidade cotidiana de alguma forma. Não bastasse, Jesus nos ensinou que podemos servi-lo através dos pobres, presos, abandonados.
Vamos aprender com essa mulher o que pudermos, pois sua memória permanece. Vamos usar o que temos?
"Senhor, Tu não tens interesse em nada que eu possa oferecer, pois tudo já é Teu. Mas eu quero oferecer o que voluntariamente eu poderia negar - meu tempo, meu esforço e se for preciso, lágrimas e cabelos. Ensina-me a te servir."
Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário