13 junho 2012

Bons frutos

"Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi
procurar nela fruto, não o achando. E disse ao vinhateiro: Eis que há
três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a;
por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele,
disse-lhe: Senhor, deixa-a a este ano, até que eu a escave e a
esterque; E, se der fruto, ficará, e, se não, depois a mandarás
cortar" ( Lc 13:6 -9)
Graça e paz irmãos, passei quase toda a minha vida na cidade onde
moro, desde quando era criança até a fase adulta. De vez enquanto meu
pai e minha mãe em seus raros momentos da folga de meu pai visitavam
uma tia que morava aproximadamente 20 km da minha casa em cachoeira do
Sul. Quando me deparava com o lugar que ela morava, o sitio, os meus
olhos se colocavam direto no arvoredo onde existiam diversas árvores
frutíferas, mas nem sempre era só alegria, havia arvores que não
tinham frutos e logo vinha a decepção e a expectativa frustrada.
Jesus nessa parábola demonstra aos judeus que eles estavam em igual
condição com as outras pessoas no que se referia à salvação, pois não
era por serem descendentes de Abraão que já estariam salvos, ou seja,
muitos acreditavam que a salvação vinha por herança e por serem
judeus. Mas não somos salvos por sermos boas pessoas ou por termos uma
boa condição social, por ser filho do fulano de tal e sim pela nossa
fé! (Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de
vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie. – Efésios
2:8.).
 Nessa parábola o homem é Deus, o vinhateiro é Jesus e a figueira
somos todos nós. Deus nos dá a vida, nos coloca em lugar de destaque,
derrama sobre nós bênçãos e dons e nos ensina como usá-los nos dando
livre arbítrio se vamos fazer ou não. Mas o senhor também adverte que
a arvore que não produz frutos e ocupa a terra inutilmente deve ser
ceifada.
 Irmãos precisamos ter essa consciência do que o está sendo bom para
nós deve ser bom para outras pessoas, por isso não podemos perder a
oportunidade de falar das coisas de Deus e verificarmos vidas
transformadas, mas para isso precisamos viver o que falamos e pregamos
para que possamos dar frutos no Reino. Pode uma arvore produzir bons e
maus frutos, ou produzir laranjas e bananas no mesmo pé? (Mt. 7:17
Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz
frutos maus). Também não podemos produzir frutos pela metade, você já
viu um pé de manga dar somente meia manga? Não podemos ser Cristãos
que em certo dia produzimos frutos dignos e em outros tratamos a obra
com displicência, até mesmo descrentes nas coisas de Deus, ou seja, um
pezinho no mundo e outro na Igreja dando até mesmo maus testemunhos.
(O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio - Pr
11:30 ). O Vinhateiro da parábola pede um tempo para tratar a videira,
aterrá-la, adubá-la, ser cuidada, dar toda a condição para que ela dê
definitivamente o bom fruto. Hoje somos ensinados na palavra, temos
Bíblias e estudos a vontade onde podem abrir e consultá-las em
qualquer lugar como manuais para nossa vida, somos rodeados de irmãos
que pregam a palavra em cultos e células e por fim temos o auxílio 24
horas do Espírito Santo de Deus que habita em nós servindo de
termômetro sinalizando quando vamos fazer algo que não agrada Deus.
Que tipo de arvore temos sido?Lembrem-se aquele que muito é dado,
muito é cobrado! Se Deus te deu conhecimento, uma palavra, repassa
para teu irmão. Temos toda a condição de dar bons frutos em nossas
vidas!
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei,
para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que
tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" ( Jo 15:16
).
Que Deus esteja te abençoando nessa caminhada com Deus e que estejamos
com os olhos voltados para o alvo que é o Senhor Jesus Cristo.

Luciano Hunter Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário