10 abril 2012

DEUS OPERA NO HOMEM


DEUS OPERA NO HOMEM 

"Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.... Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.... com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.....Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.... tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento....Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7. 15 – 25" 


Esta passagem configura duas grandes lições que o homem tem que aprender na vida cristã. Às vezes, é preciso muito tempo para aprender a primeira lição: a de que o homem não pode fazer nada sem Deus. E muitos são os que aprendem a primeira lição, mas não conseguem passar para a segunda – a que diz que o que é impossível a ele é possível a Deus. Bem-aventurado é o homem que consegue aprender as duas lições! Porque representam marcos fundamental na vida cristã.

O Homem Não Pode

A primeira etapa é aquela em que o homem tenta dar tudo de si e falha, torna a tentar com o maior esforço e falha novamente, esforça-se mais ainda e mais uma vez falha. Tanto esforço perdido, porque ele ainda não aprendeu a lição. Por sua própria força, o homem não consegue servir a Deus. Pedro levou três anos estudando na escola de Cristo e nunca aprendeu que isso é impossível, até que negou o Senhor, saiu e chorou amargamente. E aí, aprendeu.


Logo que se converte à vida cristã, a pessoa não faz ideia dessa verdade. Converteu-se, sente a alegria de ter Jesus no coração, começa a correr a corrida e a combater o combate. Está certa de que pode vencer, pois é devotada, honesta e crê que Deus a ajudará. Mesmo assim, logo falha onde menos esperava e o pecado vence a batalha. Está desapontada, mas pensa: "Não fui prudente o bastante. Não levei minhas resoluções a ferro e fogo". E mais uma vez se dispõe, novamente ora e novamente fracassa.

Aí pensa: "Não sou uma pessoa redimida? Não tenho a vida de Deus dentro de mim?"

 Milhares de cristãos chegam a esse ponto do "não posso".  Muitos cristãos estão vivendo uma vida pobre, uma vida de fracasso e pecado, em vez de descansar na vitória, porque começaram a dizer: "não posso, é impossível". Farão tudo que podem, mas sem esperar ir muito longe.

Agradeça a Deus pela divina lição que nos mostra que somos incapazes!

Você pode permanecer absolutamente rendido a Deus em todos os momentos de sua vida, em casa, no trabalho, no meio das provas e tentações. Se você sentiu que não consegue vencer por si mesmo, está no caminho certo. Aceite essa posição e a mantenha diante de Deus. Você pode dizer: "O desejo e a alegria do meu coração, Deus, é entregar-me totalmente, mas eu não consigo, não tenho poder para efetuar esse desejo". Submeta-se, aprenda que quando você está totalmente fraco, aí é que Deus efetua não apenas o querer, mas o realizar.

Deus Pode

Agora começa a segunda lição. "As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus." Lucas 18.27 


Muitas pessoas que aprendem a lição de que não podem, entram em desespero e desistem. Vive uma vida cristã frustrada, sem alegria, sem luta e sem vitória. E por quê? Porque não se humilham o bastante para aprender esta outra lição: com Deus, todas as coisas são possíveis.

Sua vida cristã tem de ser uma prova permanente de que Deus realiza os impossíveis. Sua vida cristã deve ser uma série de impossibilidades que se tornaram possíveis e reais pelo poder onipotente de Deus. É disso que o cristão precisa. Ele tem um Deus onipotente a quem adora, mas precisa aprender que não basta apenas um pouco do poder de Deus, porém da sua total onipotência para manter-se no caminho certo e ter uma vida cristã.

O apóstolo Paulo diz: "Estive entre vós cheio de fraqueza, receio e temor; minha palavra e minha pregação nada tinham de persuasiva linguagem da sabedoria, mas eram uma demonstração de Espírito e de poder..." (1Co 2.3,4). Do ponto de vista humano, era fraqueza, na perspectiva divina, onipotência divina. E isso é verdade para qualquer vida dedicada a Deus.

A causa da fraqueza de sua vida cristã provém do fato de você querer vivê-la parcialmente e deixar Deus apenas ajudá-lo. E não pode ser assim. Você precisa tornar-se totalmente dependente e deixar Deus agir. Ele agirá gloriosamente. É disso que precisamos se de fato queremos ser obreiros de Deus.

Mesmo assim, alguns de nós queremos apenas uma pequena ajuda de Deus, enquanto fazemos o máximo esforço, em vez de compreendermos o que Deus quer, e dizermos: "Não posso fazer nada. Deus pode e fará tudo".

Deus Opera no Homem

Creia que Ele poderá transformá-lo em alguém totalmente rendido a Ele. Ele tem poderes para fazê-lo levantar da cama a cada dia da semana com este pensamento abençoado: "Estou entregue a Deus. Ele está cuidando de minha vida."

Alguns estão cansados de pensar em santificação. Você ora, suspira e clama por isso e, mesmo assim, parece tão distante. Você tem plena consciência de quão longe está da santidade e da humildade de Jesus. Caros irmãos, a única doutrina de santificação que está na Escritura e é real e efetiva é: "As coisas que são impossíveis ao homem são possíveis a Deus". Deus pode santificar os homens. Por seu poder infinito e santificante, Deus pode guardá-los todo o tempo.

Nosso coração precisa ser cheio da vida que vem do alto – da fonte do amor interminável – para que flua o tempo inteiro. É natural que amemos nosso semelhante, Este é o estado em que quanto mais uma pessoa me odeia e me insulta, quanto mais se torna impossível amá-la, mais eu a amo; em que quanto maiores forem os obstáculos, quanto mais me cercarem o ódio e a ingratidão, mais o amor triunfa em mim. Enquanto eu não chegar lá, não direi "é impossível ao homem". Mas se você for levado a dizer "Essa mensagem fala de um amor totalmente além de minha capacidade. É totalmente impossível." Então poderemos ir a Deus e dizer "A ti é possível".

Muitos clamam por um grande reavivamento. Esta é a oração de meu coração: "Que Deus renove seu povo!"  Deixemos que nossos corações deem glória a Deus, o Todo-Poderoso, que faz muito além do que ousamos pedir ou pensar.

As coisas impossíveis ao homem são possíveis a Deus. Lembre-se: Cristo está no trono; Cristo é o mais forte; Cristo já venceu. Espere em Deus. As palavras "as coisas impossíveis ao homem" trazem desânimo; mas logo em seguida, as palavras "são possíveis a Deus" nos levantam. Fique ligado em Deus. Adore-o e confie Nele como Todo-Poderoso, não somente em favor de sua vida, mas em favor de todos os que estão sob sua influência. Você terá sua fé fortalecida, dando graças a Deus por contar com Ele, que prometeu e está apto a cumprir. /


Nenhum comentário:

Postar um comentário