22 fevereiro 2012

A Raiz de Rejeição - Ajudando Alguém com Raiz de Rejeição 16/02/2012

*Ajudando Alguém com Raiz de Rejeição***
Se você é casado ou conhece alguém, tem um filho ou trabalha com alguém
que tem raiz de rejeição, como pode ajudá-lo a encontrar a liberdade?
Quando você ama a Deus, quer ajudar outros a sair da escravidão da raiz
de rejeição. O que você pode fazer?
Certamente você não pode gastar toda sua vida apenas andando nas pontas
dos pés para não machucá-los, porque isso o colocaria em escravidão. Mas
você pode exortá-los, edificá-los e encorajá-los. Quando eles fizerem
algo bom, não ignore isso. Elogie-os, porque eles precisam de bastante
encorajamento. Se fazem algo quase totalmente certo (com algum pequeno
erro), não destaque o que fizeram de errado e nem ignore o que fizeram
corretamente. À medida que você continua a encorajá-los, descobrirá que
após um tempo eles não precisarão disso tão freqüentemente. Se você tem
autoridade sobre essa pessoa e tem de corrigi-la, use Gálatas 6.1 como
orientação:
/Irmãos, se alguém é surpreendido numa conduta incorreta ou pecado de
algum tipo, vocês que são espirituais [que são responsivos e controlados
pelo Espírito] devem corri­gi-lo, restaurá-lo e reintegrá-lo, sem
qualquer senso de su­perioridade e com toda a mansidão, permanecendo
atentos a si mesmos, para que vocês também não sejam tentados./
Não corrija com ar de superioridade, faça-o com gen­tileza e humildade.
Porque Deus tem me dado uma per­sonalidade forte, me expresso de maneira
bastante direta. Mas tenho aprendido a ser dócil, gentil e amável com
pessoas que se assustam com meu tipo de personalidade. Porque estou numa
posição de autoridade na maior parte do tempo, algumas vezes tenho de
corrigir pessoas. Quando o faço, geralmente lhes conto sobre algo que
fiz de errado e como pude superar isso. Todos nós fazemos coisas
erradas, e essa pessoa a quem dirijo precisa saber que não é um caso
isolado. Eu lhe digo: "Você é grande, você é uma pessoa maravilhosa. Não
quero isso a machuque e a faça pensar que você não é boa".
Veja, não podemos deixar de corrigir as pessoas sim­plesmente porque
elas têm uma raiz de rejeição. Mas podemos abordá-las com amor e
atentarmos para nunca nos aproveitarmos delas por causa de suas
fraquezas. Manter o equilíbrio é muito importante, e Deus tem todas as
respostas.
Outra coisa que você pode fazer para essas pessoas com raiz de rejeição
é ajudá-las a tomar suas próprias decisões e respeitar as opiniões
delas, mesmo que não sejam como as suas. Você pode ajudá-las a ouvir a Deus.
A pessoa com esse tipo de problema tende a vir a você cada vez que
estiver por perto e perguntar: "O que acha que devo fazer"? Diga-lhe:
"Bem, penso que você deve ouvir a Deus; creio que você pode ouvi-Lo"!
Se ela perguntar novamente o que você pensa que deveria fazer, então
diga: "Bem, você me dirá o que pensa que Deus está dizendo, e então lhe
direi o que penso"! Se ela disser "Bem, eu penso que Deus está dizendo
isso... e isso... e isso", na maior parte das vezes esse será o caminho
certo para elas. Pode não ser exatamente o que você faria, mas você pode
encorajá-la e dizer: "Bem, provavelmente, eu não faria dessa forma, mas
penso que é bom para você! Você é uma pessoa que pode ouvir a Deus e ser
dirigida por Ele"!
Veja, há muitas formas de ajudar a pessoa que tem uma raiz de rejeição.
Deus o guiará pelo Seu Espírito se seu desejo é ajudar.
Resistindo à Tentação de Ser um Controlador
Não poderia terminar este livro sem dizer algumas coisas para aqueles
que podem estar tentando controlar alguém. Por que as pessoas tentam
controlar as outras? Medo de ser ferido é uma razão. Fui ferida tantas
vezes em minha vida que imaginava que se estivesse no controle de tudo o
que acontecesse ninguém poderia me machucar. Realmente operei em ambos
os lados desse problema. Por causa do medo da rejeição, freqüentemente
permitia que outros me controlassem. E por causa do medo de ser ferida
eu tentava controlá-los. Vivia atrapalhada e confusa, e somente a graça
e a misericórdia de Deus e o poder e instrução da Sua Palavra puderam me
libertar.
E fácil desejar ser livre de permitir que outros nos con­trolem. Mas é
um pouco mais difícil desistir de controlar outras pessoas se você caiu
nessa armadilha. Pessoas que são controladoras e manipuladoras são
problemáticas e inseguras. Elas podem parecer ser fortes, mas realmente
vivem com grande temor. Pessoas que são realmente fortes são capazes de
deixar outros serem livres. Creio que muitos controladores são tão
inseguros sobre si mesmos e suas decisões que se sentem melhores quando
conseguem que todos façam a mesma coisa que eles fazem.
Além de o medo e de a insegurança serem a raiz do controle, também
devemos saber que diabo busca trabalhar por meio de pessoas com
personalidade forte. Pode não haver nada errado com essas pessoas,
exceto que elas nasceram para liderar e ter personalidade forte. Elas
são dotadas para manter as coisas funcionando na direção certa, motivar
e levar as pessoas a prosseguir. Isso é ótimo, exceto que Satanás se
deleita em nos enganar e tomar as maiores habilidades que Deus nos dá
para tentar usá-las contra nós e contra outras pessoas. Ele tenta nos
tirar do equilíbrio.
Não somente tive problemas por ser abusada, mas também por ter uma
personalidade muito forte. Deus me ungiu para a liderança, contudo tive
de aprender a diferença entre liderança, controle e manipulação. Tive de
aprender a guiar as pessoas ao lugar onde Deus queria que fossem e onde
elas desejassem ir, e não onde "eu" queria que fossem ou fizessem aquilo
que "eu" queria que fizessem. A maior parte dos meus problemas vinha do
medo e da insegurança em minha vida por causa do abuso e da rejeição,
mas parte disso também vinha da minha própria personalidade.
Controlar pessoas e tudo mais pode apenas ser um hábito ruim que precisa
ser confrontado e quebrado. Seja qual for o caso, esse hábito precisa
ser tratado. Não é a vontade de üeus que as pessoas se controlem! Tive
de aprender que isso era pecado e que de forma alguma agradava a Deus
que eu controlasse e manipulasse os outros ou os coagisse a fazer as
coisas do meu modo.
Se você tem caído em armadilha por permitir que esses espíritos
controladores operem na sua vida, encorajo-o a começar imediatamente a
libertar as pessoas e a resistir à tentação que esses espíritos trazem.
Quando uma pessoa foi controlada ou é uma controladora, os espíritos
envolvidos entrarão em batalha; mas seu desejo para operar na santidade
e nos caminhos de Deus prevalecerá. Resista ao diabo com a Palavra, o
Nome e o Sangue de Jesus. A Palavra de Deus tem poder em si mesma, e é
uma espada de dois gumes com a qual combatemos o inimigo. O Nome de
Jesus tem todo o poder investido nEle. No Nome dEle, oramos e fazemos
nossa petição a Deus, o Pai, e firmemente resistimos ao inimigo. Há
poder no sangue do Cordeiro. Pela fé, podemos aplicá-lo em nosso favor e
nas situações que enfrentamos, e experimentaremos libertação. Apocalipse
12.11 diz: ... /e eles o venceram (derrotaram) por meio do sangue do
Cordeiro e através do pronunciamento do seu testemunho.../
Você não foi criado para ser controlado ou ser um controlador. Ambos
trazem miséria. Não somente uma pessoa está em escravidão quando permite
que outros a controlem, mas também quando necessita estar no controle.
Controlar a vida de outras pessoas é um trabalho árduo. Sinto que tenho
muito a fazer para cooperar com Deus com relação ao meu envolvimento com
outras pessoas. Não quero interferir na vida de ninguém, não quero me
intrometer nas coisas dos outros. Tenho o suficiente para me preocupar
comigo mesma.
Se algumas dessas áreas estão fora de equilíbrio em sua vida, precisam
ser reconciliadas. Isso significa traze-las de volta ao lugar em que
deveriam estar antes que o engano de Satanás entrasse em cena. Um grande
versículo das Escrituras que gostaria de deixar com você é Colossenses
1.20:... /e Deus propôs que por meio (pelo serviço e intervenção) dele
[o Filho] todas as coisas fossem completamente reconciliadas consigo
mesmo, seja na terra ou no céu, para através Dele (Jesus), [o Pai] fazer
a paz por meio do sangue da Sua cruz./
Todas as áreas de sua vida que estão fora de ordem podem ser
reconciliadas por intermédio de Jesus Cristo e da obra que Ele realizou
na cruz. Comece a crer nisso! Não aceite a escravidão, mas determine-se
a ser livre!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário