08 janeiro 2012

Plano de estudo diário da Bíblia

 
Quando um novo ano se inicia, muitos lançam para si mesmos o desafio de ler a Bíblia em um ano – o famoso ano bíblico.
Se eu puder tomar como base o número de pessoas que conheço que começaram a fazer o ano bíblico e não concluíram, posso afirmar que cerca de 90% das pessoas que começam a leitura da Bíblia não a concluem. Desde criança, sempre tentei concluir meu ano bíblico, mas chegava em alguns livros e a leitura se tornava "massante" para mim, então, quando percebia, já havia desistido do desafio.
Vejo no ano bíblico um importante estímulo ao conhecimento da Palavra de Deus. Mas, mais do que isso, vejo um importante estímulo a um relacionamento mais íntimo com Deus.
É através da Bíblia que conhecemos a vontade de Deus para nossa vida. Jesus utilizou as palavras das Sagradas escrituras para combater às tentações de Satanás (Lucas 4:3-13). Ele mesmo disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. Jesus é a verdade (João 14:6) e a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). Quantos benefícios pode nos trazer o contato diário com a Palavra de Deus?!
Mas, muito mais do que uma leitura diária superficial da Bíblia, precisamos de um estudo. Cada verso bíblico possui verdades e lições para nossa vida. Deus está, através das páginas da Bíblia, comunicando-Se conosco, transmitindo-nos sua mensagem, revelando-nos Seu querer. Mas muitas vezes a leitura é feita de forma superficial, rápida, entre um e outro pensamento acerca das tarefas do dia, e terminamos a leitura sem ter recebido o alimento que Deus desejava nos fornecer.
Por que não reservar esse ano um tempo especial para estudo da Bíblia? Leia a Bíblia, compare versos que falem de um mesmo assunto, utilize uma concordância bíblica, um dicionário (para palavras que necessitem maior eplicação), o Comentário Bíblico Adventista, consulte os livros do Espírito de Profecia acerca do tema que você está estudando e, principalmente, peça sabedoria e entendimento a Deus antes de abrir Sua Palavra.
Deus deseja moldar-nos! Ele quer transformar nossa vida. Ele se preocupou em deixar mensagens escritar para orientar nossa jornada rumo à eternidade. Que 2012 seja o seu ano de estudo da Palavra de Deus! Que ao final desse ano você possa olhar para trás e perceber com clareza quão grande transformação o estudo da Bíblia provocou em sua vida!
Deus nos abençoe!
__,_._,___