06 janeiro 2012

Rejeição -Percepções Podem não Ser a Realidade - 06/01/2012

 
Percepções Podem não Ser a Realidade
Quantas vezes sofremos de forma insuportável porque alguém não nos deu o que pensávamos que deveria nos dar e realmente, eles não têm percepção daquilo que pensamos de que precisamos?
Sua percepção é como você vê as coisas. Quero dizer novamente que, muitas vezes, você sente que alguém o está rejeitando quando, na verdade, não está. Algumas vezes, você sofre muito simplesmente por causa de uma imaginação fértil.
Até poucos anos atrás, Dave e eu discutíamos muito, porque às vezes ele não concordava totalmente comigo, e ao concordar comigo, ele estaria dizendo que eu estava certa, e isso me mantinha sentindo-me bem. Eu precisava disso porque, quando estava "bem" ou estável, eu me sentia confiante, segura e firme. Se ele não concordasse comigo, eu ficava emocionalmente desnorteada e tinha todo tipo de reações indevidas. Eu não compreendia o motivo. Dave até mesmo me dizia: "Por que você age como se eu a estivesse atacando todas as vezes que não concordo com você? Joyce, tenho o direito de dar minha opinião! De outra forma, não há comunicação! Realmente não estamos nos comunicando se eu somente ouvir oi que você disser e responder. "Sim, querida, sim"! Eu não podia dar uma resposta sensata, já que nem eu mesma compreendia minha reação.
Algumas vezes, Dave e eu conversávamos sobre algo que era importante para nosso relacionamento, e eu pre­cisava considerar sua opinião. Mas eu realmente não queria discutir... somente queria ouvi-lo dizer: "Sim, você está certa"! Todos nós estamos conscientes de que isso não é comunicação. Isso é manipulação e controle. Como resultado do meu comportamento, ele perdeu o interesse em conversar comigo sobre qualquer coisa significativa. Em várias ocasiões, irritada, eu lhe dizia: "Precisamos conversar"!
Ele, finalmente, disse: "Joyce, nós não precisamos conversar! Afinal, você fala e eu ouço"! Era triste, mas eu realmente não sabia por que tínhamos esse problema. Eu amava o Senhor e estava ajudando muitas outras pessoas. Dave e eu tínhamos um grande casamento, mas não conseguíamos nos comunicar de forma bem-sucedi-da. Não tínhamos brigas violentas porque recebemos uma revelação a respeito do assunto, e realmente não queríamos entrar nisso. Mas precisávamos de uma solução. Eu vivia clamando a Deus: "Qual é o problema"? Eu não queria ser rebelde! Eu não queria ficar ofendida! Eu não queria que meus sentimentos fossem feridos! Mas isso foi tudo o que consegui!
Finalmente, Deus me mostrou qual era o problema. Ele disse: "Joyce, cada vez que Dave discorda de sua opinião, você recebe isso como uma rejeição. E, realmente, ele não a está rejeitando. Ele simplesmente não concorda com sua idéia".
Você deve aprender a separar suas opiniões e idéias do seu "eu" real. Apenas porque as pessoas rejeitam sua opinião não significa que elas o rejeitam! Elas podem discordar de você e ainda amá-lo e respeitá-lo como pessoa. Você deve dar às pessoas a oportunidade de discordar, ou não haverá base para um bom relacionamento.
Eu quero dizer que o equilíbrio nessa área é muito im­portante. Algumas pessoas dão sua opinião, muito freqüen-temente, em momentos que não são necessários. Não temos o direito de dar ao mundo inteiro nossa opinião cada vez que abrirmos a boca. Isso também não é bom para rela­cionamentos! O equilíbrio é vital em cada área.
Pessoas com raiz de rejeição geralmente não podem ser confrontadas. Eu não tinha problema de confrontar os outros, mas não suportava ser confrontada. Eu não podia receber aquilo que eu mesma entregava! Eu tinha o dom de expressar a verdade para todos. "Bem, você precisa enfrentar a verdade"!, eu dizia. Mas, se alguém tentasse me dizer que eu podia não ter feito algo certo, eu não conseguia suportar. Eu não sabia como separar o "eu" do meu comportamento. E já que muito do meu valor próprio dependia das minhas realizações, se alguém falasse contra algo que fiz, eu considerava isso como um ataque pessoal. Se todos pensassem que eu estava certa, sentia-me "certa". Meu comportamento em tais áreas me impedia de desenvolver relacionamentos duradouros.
A Bíblia tem muito a dizer sobre correção, especial­mente em Provérbios. As Escrituras nos dizem que um grande sinal de maturidade é a habilidade de aceitar a correção. Exige muito crescimento chegar a esse ponto, mas realmente podemos apreciar a correção quando ver­dadeiramente sabemos quem somos em Cristo. Nem toda a correção que alguém traz pode ser apropriada, mas é sábio ao menos abrir-se para Deus em tal situação.
Amo e respeito meu marido, mas Dave nem sempre está certo! Algumas vezes estou certa, mas ele não me ouve, e deveria fazê-lo! Mas há vezes em que ele está certo e eu deveria ouvi-lo, mas não o faço! Já entrei em muitos problemas porque não lhe dava atenção quando ele estava certo. Deus nos dá outras pessoas em nossa vida que têm uma perspectiva diferente da nossa, porque precisamos uns dos outros. A Bíblia diz em Tiago 3.17 que a verdadeira sabedoria do alto é mansa, desejosa de render-se à razão. Agora, Dave e eu ouvimos de forma melhor um ao outro, beneficiando-nos ao obter melhores resultados.
__,_._,___